Data: 01/10/2010
Fiat 500
Pequeno Notável
Se você não gosta de chamar a atenção no trânsito, fuja dos chamados “fun cars” (carros como o Mini Cooper, o New Beetle e o Fiat 500). É absolutamente impossível passar por despercebido a bordo de um – mesmo que o modelo não tenha nenhum daqueles adesivos bacanas e ainda por cima seja pintado na cor preta, como o 500 (pronuncia-se em italiano: Cinquecento) que avaliamos e que você vê agora nas fotos desta matéria.
Pode apostar, esse “pretinho básico” fez sucesso por onde passou. Durante os 10 dias de avaliação não faltaram elogios do tipo: “Ah, mas ele é lindo!”, “Que gracinha!” e até “Fofinho”! Carro fo-fi-nho??? E, o mais interessante é que as pessoas chegavam já com um sorriso no rosto, como se já me conhecesse ou, pelo menos, me considerasse alguém “super gente boa”.
Exageros à parte, o Fiat 500 realmente tem seu charme, principalmente por conta de suas dimensões compactas (3,55 metros de comprimento por 1,63 m de largura e 1,49 m de altura) e de seu design retrô, inspirado no primeiro 500 lançado em 1957 e que tornou-se um dos maiores ícones do design italiano do Pós-Guerra.
ARSENAL TECNOLÓGICO
Mas de antigo, o 500 comercializado hoje no Brasil (preço a partir de R$ 59.360,00) não tem nada. Pelo contrário. Ele tem tecnologias que ainda não chegaram em muitos modelos, inclusive importados. Destaque para o Hill Holder (dispositivo que auxilia o motorista nas saídas em aclive ou declive), direção elétrica dual drive (com modo Normal e Sport),Blue&MeTM (Bluetooth®, SMS, entrada USB, etc), ar-condicionado digital, entre outros.
Mas a mais importante tecnologia embarcada no Fiat 500 está relacionada à segurança. Só para você ter uma idéia, ele tem níveis de segurança que obedecem às normais europeias mais exigentes (ganhou 5 estrelas no EuroNCAP). Entre os itens oferecidos estão: ASR (sistema de controle da tração), ABS (antitravamento) com ESP (sistema eletrônico de estabilidade), além de sete air bags (dois na frente, doiswindow bags, dois side bags e um knee bag, que evita lesões nos joelhos do motorista).
GRUDADO NO CHÃO
O motor 1.4 16 V Fire a gasolina gera potência de 100 cv e torque de 13,4 kgfm a 4.250 rpm, proporcionando ótimas acelerações e retomadas. O modelo avaliado estava equipado com câmbio mecânico de 6 marchas, mas ainda há opção do câmbio Dualogic® automatizado de 5 marchas. Segundo dados da Fiat, o 500 sai da inércia e atinge os 100 km/h em 10,5 segundos e tem velocidade máxima de 182 km/h.
Mas o que realmente impressiona nesse carrinho é a sua estabilidade. Faz curvas feito gente grande, mérito de uma suspensão bem acertada. E mesmo quanto “abusamos” da velocidade em trechos sinuosos, ele gruda no chão igual chicletes. Enfim, é um carro urbano, mas que faz bonito nas estradas. Só não prolongue muito a viagem, pois o porta-malas é bem compacto: apenas 185 litros!
FICHA TÉCNICA
Motor | 1.4 16V Fire |
Potência | 100 cv |
Torque | 13,4 kgfm |
Câmbio | Manual de 6 velocidades |
Velocidade máxima | 182 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,5 segundos |
Comprimento | 3.546 mm |
Largura | 1.627 mm |
Distância entre-eixos | 2.300 mm |
Peso | 930 kg |
Volume do porta-malas | 185 litros |
Preço | R$ 59.360,00 |