Data: 02/05/2011

Um “verde” no jet set

Por: Licináira Barroso Fotos: Eduardo Lozzi  

Saio do Fusion Hybrid e o manobrista sorrindo assume a condução. “Senhora!”, diz colocando a cabeça para fora da janela, “O carro não quer ligar”. Respondo que já está ligado e que bastava acelerar. Ele, então, pisa incrédulo no acelerador e, para seu total espanto, avança alguns metros. “Esse motor não faz barulho algum! Achei que o carro estava desligado”, justifica para os colegas de trabalho, que já faziam piadinhas da mancada do amigo, mas sem saber exatamente o que havia acontecido.

Os manobristas foram apenas os primeiros a se surpreenderem com o silêncio do Fusion Hybrid. Depois deles vieram os frentistas, motoristas de outros carros, motociclistas, pedestres, vizinhos… Todos ficavam pasmos ao verem aquele sedan enorme se locomover sem fazer um ruído sequer.

Mas, afinal, qual o segredo para toda essa “afonia automotiva”? A resposta está embaixo do capô (um motor elétrico e outro a gasolina) e atrás do banco traseiro (uma bateria de níquel metal de alta capacidade). Sim, trata-se de um sistema full hybrid, ou seja, híbrido total: os dois propulsores trabalham em conjunto, só que, em baixas velocidades e em situações onde não é necessário dispor de muita força apenas o elétrico se mantém ligado. Daí o silêncio absoluto…

O motor a combustão só entra em funcionamento quando o carro ultrapassa os 75 km/h ou em acelerações mais fortes ou ainda quando é preciso recarregar a bateria. A mesma também é alimentada a cada pisada no freio – isso porque os freios são regenerativos e recuperam até 94% da energia gerada no atrito para recarregar a bateria. Além disso, quando se tira o pé do acelerador, a força do freio-motor também é aproveitada para mover o gerador de eletricidade. O resultado na prática é um consumo médio de – pasmem! – 13,1 km/l de gasolina na cidade e estrada.

MOTORES

Desenvolvido especialmente para o Fusion Hybrid, o motor Duratec 2.5 de alumínio a gasolina gera uma potência de 158 cv a 6.000 rpm e tem torque de 184 Nm a 2.250 giros. Com 16 válvulas e comando variável, o propulsor usa o ciclo Atkinson, que mantém a válvula de admissão aberta por mais tempo, reduzindo o volume de ar no pistão. Isso aumenta a eficiência do motor, que é configurado para funcionar na região de trabalho onde é mais eficiente, sem relação direta com as rodas.

Já o motor elétrico tem potência de 107 cv e torque de 225 Nm. A integração dos motores a combustão e elétrico no sistema produz uma potência combinada de 193 cv, que proporciona ao veículo um excelente comportamento. Segundo a Ford, o Fusion Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h (limitada eletronicamente).

O sistema elétrico do Ford Fusion funciona em alta tensão, de 275 V, com ligações protegidas por isolamento e sinalização. Um conversor transforma essa energia em 12 V para alimentação dos faróis, vidros e outros equipamentos. E para a tranquilidade dos usuários do veículo, a garantia que a Ford oferece para a bateria de níquel-metal (que é, na verdade, o coração do sistema) é de 8 anos.

LUXO A BORDO

O Fusion Hybrid interage com o motorista para obter o máximo rendimento do veículo com o painel SmartGauge, composto de duas telas de alta resolução TFT (com contraste maior que o LCD), de 4.3″, em ambos os lados do velocímetro analógico central.

O painel é totalmente configurável e permite selecionar quatro diferentes telas para visualizar as informações desejadas. Nas primeiras telas, ele informa a temperatura do motor, carga da bateria, nível de combustível, consumo instantâneo e eficiência do sistema. As telas seguintes trazem conta-giros, nível de operação elétrica, indicador do freio regenerativo, uso das fontes de potência, consumo de energia dos acessórios e potência do veículo.

No modo EcoGuide, o painel exibe imagens de folhas verdes que se multiplicam na tela, indicando o modo de dirigir mais econômico. Mas não é só isso: o sistema SYNC multimídia ainda permite selecionar uma tela que exibe o fluxo de energia do carro, na forma de um diagrama, para sinalizar o consumo de energia dos motores a combustão e elétrico, da bateria e periféricos. Chique demais!

EQUIPAMENTOS

O Fusion Hybrid vem equipado com ar condicionado elétrico, uma tecnologia inovadora que favorece a eficiência e a economia de combustível. Ao contrário dos sistemas comuns, ele não depende do motor a gasolina para acionar o compressor, por isso não “rouba” potência da tração e pode ser usado mesmo com o veículo desligado.

Outro recurso inovador é o sistema de monitoramento de ponto cego e de tráfego lateral, com sensores que alertam, por meio de uma luz piscante no canto do retrovisor, se há um veículo ou pedestre se aproximando nos chamados pontos cegos, tanto pela lateral como pela traseira. Dessa forma, o motorista tem mais segurança, por exemplo, ao sair de uma vaga de ré ou ao trocar de pista na rua. Além disso, o Fusion Hybrid conta com câmera de ré, com visor na tela de 6″ do console.

Além de todos esses itens já citados, o Fusion Hybrid sai de fábrica equipado com: 7 airbags, teto solar elétrico, abertura das portas por teclas, controle eletrônico de estabilidade Advance-Trac, direção elétrica, piloto automático, sensor de pressão dos pneus, banco do motorista com 10 ajustes elétricos, chave configurável My Key, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, entre outros itens.

Diante de tudo o que o carro oferece em termos de tecnologia e inovação, o preço de R$ 133.900,00 até que não chega a assustar. Chega?

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