Data: 22/10/2014

Linea Absolute Dualogic 2015: agora mais competitivo!

Por: Amintas Vidal

Desde seu lançamento em 2008 o Linea já apresentava muito mais virtudes do que defeitos. Se ele não fez o mesmo sucesso dos seus antecessores, principalmente o Tempra, a culpa foi do seu posicionamento no mercado. Explico: ele foi precificado para concorrer com os sedans médios nacionais – principalmente o Honda Civic e o Toyota Corolla –, mas como ele foi projetado a partir da plataforma modificada do Punto, a sua largura – medida que mais diferencia um compacto de um médio – ainda ficou de um compacto, apesar do seu entre-eixos – medida que garante espaço para as pernas – ter ficado até melhor que a média da concorrência.

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Com o lançamento do modelo 2015 a Fiat aumentou os equipamentos de série sem elevar os preços na mesma proporção tornando seu custo mais próximo ao dos sedans compactos Premium como o Honda City, o Sonic Sedan e o Ford New Fiesta Sedan. Agora, brigando com gente do seu tamanho e preço, o Linea se tornou um competidor de ótimo custo-benefício.

MUDANÇAS BEM VINDAS

O AUTOPISTA recebeu o modelo Absolute para uma avaliação mais apurada em relação ao contato que tivemos com o modelo em seu lançamento no litoral paulista. A chuva durante o evento quase não atrapalhou ao observarmos as poucas mudanças externas. Novos para-choques, nova grade frontal e nova tampa do porta-malas que agora recebe a placa, antes fixada ao para-choque, conferiram mais sofisticação ao sedan. Frisos e barras cromadas, alterações no destaque e posicionamento dos logotipos e as novas rodas em liga leve com aros de 17 polegadas completaram as mudanças.

LINEA2015AutoTeste_materia foto 02 e CAPA

Já o interior que recebeu o mesmo design aplicado ao novo Punto realmente pedia mais tempo para ser curtido. Foi interessante observar que todas as pessoas que andaram conosco espontaneamente elogiavam o carro assim que entravam no mesmo, mas a maioria não comentava nada ao vê-lo por fora.

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

O novo design do painel frontal e das portas tornou seu interior mais moderno e sofisticado, sensação ampliada pelos revestimentos e cores. Mesmo rígidos, os plásticos utilizados nos painéis são texturizados, não apresentam rebarbas e são encaixados com perfeição.

As áreas revestidas em couro sintético bege são acolchoadas e generosas cobrindo toda a parte frontal do painel e praticamente a metade das portas. No encontro do couro com a moldura plástica na parte superior da porta, há uma peça plástica que imita cobre fosco e aumenta o requinte do interior.

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O teto e as colunas “A” e “B” também são revestidas em bege, só que em tom mais claro. O revestimento da coluna “C” e todo o restante do carro está na cor grafite escuro, quase preto.  O volante e os bancos são revestidos em couro, também neste tom, sendo que os bancos apresentam costuras com linha clara e perfurações nos encostos e assentos.

Além da alavanca e do painel do câmbio Dualogic que já tinham acabamento em “black piano”, as maçanetas agora são em cromo preto. Esta versão trás de série o Night Design, um sistema de luz guia em LED no painel e nas portas que cria uma ambientação diferenciada.

Todo o conjunto ficou realmente digno de comentários. Ainda nas observações sobre o acabamento, vale resaltar que todo o porta-malas é revestido inclusive a sua tampa, tampa essa que tem abertura por sistema pantográfico e amortecedores hidráulicos que não invadem o interior do mesmo permitindo o aproveitamento total dos seus 500 litros de capacidade.

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AINDA MAIS COMPLETO

Entre os novos equipamentos que rechearam o Linea 2015 vale destacar o sensor de ré – que passa a contar com visualização gráfica de distância e localização dos obstáculos –; o novo sistema de áudio integrado ao painel, que apresenta as informações de mídia junto ao display do dispositivo de conexão ao celular; o Blue&Me; o sistema Lane Change, que ativa a luz de seta por cinco vezes a um simples toque em sua alavanca; a regulagem de altura dos faróis e o dispositivo ESS, que aciona automaticamente o pisca alerta em caso de frenagens de emergência.

Essa versão, a Absolute, parte de R$ 66.450,00 e vem de série com o câmbio Dualogic Plus (com alavanca de seleção das marchas tipo borboleta no volante), sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, ar-condicionado automático digital, bancos revestidos parcialmente de couro, Blue&Me, cortina para-sol no vidro traseiro, volante de couro com comandos do rádio e telefone com oito botões, rodas de liga leve 6,5 x 17″ e tapetes com bordado Absolute.

Também existem pacotes e equipamentos isolados que completam a versão com sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, Blue&Me Nav (Blue&Me mais navegador GPS integrado ao quadro de instrumentos com operação por comandos de voz), som Hi-Fi com subwoofer, airbags laterais e de cortina.

PERFORMANCE

O motor continua o mesmo 1.8 16V E.torQ que desenvolve 130 cv de potência máxima com gasolina e 132 com etanol, sempre a 5.250 rpm. O torque máximo é de 18,4 kgfm e 18,9 kgfm com gasolina e etanol respectivamente a 4.500 rpm.

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Mudanças nos coxins hidráulicos que sustentam o conjunto propulsor reduziram as oscilações da carroceria melhorando ainda mais o conforto de marcha, ponto forte do modelo dede o seu lançamento.

O câmbio é o Dualogic Plus que, além de mais suave nas trocas, simula o arrasto existente nos câmbios automáticos deslocando lentamente o carro quando a alavanca está em drive sem a necessidade de acelerar. Isso ajuda bastante nas manobras de estacionamento.

Em aproximados 400 quilômetros de deslocamentos urbanos e pequenas viagens, pudemos comprovar que o conjunto bem acertado do carro foi aprimorado neste modelo 2015. As qualidades já conhecidas do Linea como a boa ergonomia, silêncio ao rodar, suavidade e precisão do câmbio Dualogic Plus – considerando que ele ainda é um modelo automatizado de embreagem única – foram confirmadas.

O que ainda incomoda é que ele não evolui da primeira para a segunda sem que o giro do motor seja elevado, obrigando o condutor a acelerar mais que o necessário na maioria das situações.

O menor ruído interno e maior conforto de marcha – divulgado pela montadora ao mudar os coxins de suporte do motor – foram percebidos, principalmente em estradas com boa pavimentação. Mas em pisos precários, as grandes rodas de aro 17 polegadas e pneus de perfil 50 não conseguem absorver as vibrações que são transmitidas para o interior do carro.

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Apesar do conforto ao circular na cidade, o melhor deste carro é mesmo pegar uma estrada. Trocar as marchas nas aletas, posicionadas atrás do volante, torna a direção bem mais esportiva e também confortável e segura. É possível passar as marchas com facilidade, principalmente para reduzir e assim economizar os freios, normalmente sobrecarregados em carros com câmbio automático tradicional.

Essa possibilidade também favorece a economia de combustível, algo que não é o forte deste motor. Ele garantiu ótimo desempenho ao sedan, mas na cidade consumiu entre 6 e 8 Km/l e na estrada entre 11 e 13 Km/l, sempre com gasolina.

O modelo estava equipado com o sistema de som Hi-Fi com sub-woofer, que funcionou acima da média para equipamentos de fábrica, ficando mais próximo aos sistemas de marca conhecida, mais comuns em carros de marcas Premium.

O que não é fácil de operar é o GPS que não tem tela no painel e sim utiliza o display do painel de instrumentos e é comandado pelos comandos do volante. Já o viva-voz por Bluetooth funciona muito bem.

VEREDITO

Considerando seus novos concorrentes, todos com menos espaço interno, acabamento mais simples e equipamentos iguais ou inferiores, o Linea tem tudo para melhorar suas vendas até que um novo modelo, provavelmente derivado da marca Chrysler, seja montado na futura unidade pernambucana da Fiat para substituí-lo.

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