Data: 16/12/2013

BMW lança pedra fundamental de sua fábrica no brasil e apresenta seu primeiro flex

Por: POR LICINÁIRA BARROSO, de Joinville (SC)*

Anote aí na agenda: outubro de 2014. Essa é a data prevista para o início da produção da primeira fábrica de carros da BMW no Brasil (29ª no mundo). Da linha de montagem, situada em Araquari, cidade próxima a Joinville, em Santa Catarina, sairão boa parte do portfólio da marca alemã: Série 1, Série 3, X1, X3 (não por coincidência os mais vendidos da BMW no Brasil em 2013) e MINI Countryman (o segundo mais procurado entre os modelos da Mini).

O prazo para o início da produção (praticamente 10 meses) e o número de modelos (ao todo cinco) surpreendeu muita gente, que imaginava algo parecido com o das rivais Audi (que anunciou a produção do A3 Sedan e do Q3 a partir de 2015 em São José dos Pinhais, no Paraná) e Mercedes-Benz (que fará o Classe C e o GLA a partir de 2016, em sua nova fábrica na cidade de Iracemápolis, interior de São Paulo).

A BMW também não economizou nos números ao anunciar sua capacidade produtiva: 32 mil veículos ao ano. Para isso, está sendo erguida (a todo vapor) uma construção de aproximadamente 500 mil m2, onde serão realizadas atividades de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares.

“Com a construção da fábrica no Brasil, reforçamos o nosso compromisso com o país e agregamos um marco na estratégia de crescimento em longo prazo do BMW Group. O Brasil possui uma economia que vem se consolidando globalmente e é um mercado com um enorme potencial de crescimento futuro”, afirmou Ludwig Willisch, CEO para as Américas do BMW Group.

Em tempo: desde 2010, o BMW Group produz motocicletas no Brasil, em sua unidade localizada em Manaus (AM). Da linha de produção manauara saem quatro modelos: G 650 GS, F 800 R, F 800 GS e F 800 GS Adventure.

Primeiro turbo flex

Comercializado desde novembro no nosso mercado (com preços a partir de R$ 129.950,00), o BMW 320i ActiveFlex foi apresentado oficialmente à imprensa especializada somente agora, durante a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental, em Araquari. Entretanto, não houve test drive para os jornalistas, portanto, nossas “impressões ao dirigir” terão que ficar para uma próxima oportunidade.

E nós, do AUTOPISTA, estamos mesmo muito ansiosos para conhecer melhor esse modelo, afinal, trata-se do primeiro veículo Premium equipado com motor turbo flex do mundo! Especialmente desenvolvido para o mercado brasileiro, o propulsor 2.0 combina as tecnologias BMW TwinPower Turbo e BMW ActiveFlex, com turbo compressor e injeção direta de combustível, projetado para o uso flexível de combustíveis etanol e gasolina.

Com quatro cilindros, o motor desenvolve potência de 184 hp entre 5.000 e 6.250 rpm e torque de 270 Nm de 1.250 a 4.500 rpm. Em conjunto com a transmissão automática de oito velocidades e tração traseira, o propulsor leva o BMW 320i ActiveFlex de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e à máxima de 235 km/h — ou seja, exatamente o mesmo desempenho do modelo a gasolina.

Para garantir isso, foram adotados o sistema de injeção direta de combustível High Precision Injection e o controle variável do curso de válvula de admissão, conhecido como VALVETRONIC. A tecnologia High Precision Injection permite uma partida segura e espontânea, mesmo em condições de frio extremo, com temperaturas externas abaixo de 0º C. A injeção é feita diretamente na câmara de combustão a uma pressão de até 200 bar e a temperaturas acima de 250º C.

Já o VALVETRONIC, patenteado pelo BMW Group, consiste em um sistema totalmente variável de abertura da válvula de admissão, por meio de um servomotor elétrico. Como resultado, a alimentação do ar é controlada diretamente nas válvulas de admissão e não por uma válvula com corpo de borboleta, que fica distante da câmara de combustão, como ocorre nos motores convencionais. Esse controle preciso contribui para o aumento na eficiência durante mudanças de carga, seja qual for o combustível utilizado.

“Esse ano a tecnologia flex completa 10 anos no Brasil, o que faz de nosso país o líder no uso de biocombustível no setor automotivo há muitos anos, sendo a segunda nação do mundo na produção de etanol e o maior fabricante de veículos com tecnologia flex, que hoje representam 98% do mercado nacional. Com a introdução do BMW 320i ActiveFlex, o consumidor brasileiro tem o primeiro modelo no segmento de luxo que permite aproveitar as vantagens econômicas e sustentáveis do etanol”, comentou Arturo Piñeiro, presidente e CEO do BMW Group Brasil.

100% Elétrico

Já comercializado em alguns mercados no mundo, o BMW i3 finalmente foi apresentado em solo nacional, durante o evento de lançamento da Pedra Fundamental da nova fábrica da empresa. Embora não haja planos para que o modelo seja produzido no Brasil (sua produção ocorre única e exclusivamente em Leipzig, Alemanha), na ocasião foi anunciado que sua comercialização por aqui se inicia no segundo semestre de 2014.

Ao contrário dos veículos com carroceria convencional, o BMW i3 possui a arquitetura LifeDrive, constituída por duas unidades funcionais separadas. O módulo Life superior consiste em uma célula de passageiros de alta resistência e extremamente leve feita de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP). Este conceito não só compensa o peso extra da unidade de bateria, deixando o BMW i3 com apenas 1.195 kg, mas também baixa o centro de gravidade do automóvel para tornar a sua condução mais dinâmica.

Construído em alumínio, o módulo Drive inferior é formado pelo sistema de suspensão, componentes de estrutura e de impacto. É também no módulo Drive que se encontra o sistema de propulsão eDrive: uma bateria de íons de lítio especificamente desenvolvida para o BMW i3 e o motor elétrico de alta densidade, que pesa apenas 50 kg, está acoplado ao eixo traseiro e ao conjunto de transmissão elétrica.

“Os atributos do BMW i3 são típicos de um BMW. Tração traseira, distribuição do peso em 50:50, baixo centro de gravidade devido à localização da bateria, potência de 170 hp e torque de 250 Nm. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 7,2 segundos e, para retomada de 30 a 70 km/h, são necessários apenas 2,5 segundos. Vale destacar que no interior do veículo são utilizados inclusive materiais reciclados, o que demonstra nossa preocupação com sustentabilidade, além da mobilidade, sem deixar de lado a tecnologia e desempenho BMW”, afirma Carlos Cortes, gerente de vendas e marketing responsável por BMW i no Brasil.

Após diversos estudos e pesquisas realizadas pela matriz com o BMW ActiveE e MINI E, o BMW i3 foi desenvolvido para o ambiente urbano, e possui autonomia entre 130 e 160 km. Se utilizados os modos de condução ECO PRO e ECO PRO+, sua autonomia pode ser aumentada em 20 km e 40 km, respectivamente. Haverá, ainda, a versão com um extensor de autonomia, que contará com um motor à combustão interna de dois cilindros, 650 cm3 e 34 hp de potência, para gerar energia à bateria. Este sistema vai elevar a autonomia do BMW i3 para aproximadamente 300 km.

O preço do veículo ainda será definido e anunciado quando do início de sua comercialização.

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