Data: 12/03/2013

Este é da cidade!

Por: LICINÁIRA BARROSO Fotos: EDUARDO LOZZI

Se você gostou do Citroën Aircross, mas prefere um carro com um visual um pouco mais urbano, o C3 Picasso pode ser uma boa opção. Isso porque, na verdade, trata-se do mesmo carro, mas sem toda aquela fantasia de off-road, inclusive o estepe na tampa do porta-malas (ele fica no fundo do assoalho).

Mais clean, o C3 Picasso parece ainda mais assimétrico. Observando de lado, ele chega a lembrar os antigos furgões. O toque de modernidade fica por conta dos faróis, herdados do conceito C-Lounge, que torna o carro mais atraente e moderno.

CONQUISTA DO ESPAÇO

Assim como o Aircross, o monovolume urbano oferece um ótimo espaço interno. Acomoda bem cinco adultos altos, porém, quem viaja no meio do banco traseiro tem que se contentar com o cinto subabdominável (traduzindo: subabdominal abominável). Quem viaja atrás também sente mais as imperfeições do solo. Isso porque a calibragem da suspensão traseira é muito dura.

Bom mesmo é ir no banco do motorista. Encontrar melhor posição para dirigir é tarefa fácil graças às regulagens de altura e distância, não apenas do banco, como também da coluna de direção.

A ergonomia também é muito boa, com todos os comandos ao alcance das mãos. Apenas a alavanca do freio de estacionamento é muito baixa, exigindo que motoristas que não tenham braços longos torçam o tronco a cada puxada do freio de mão.

COMPLETO

O modelo avaliado foi o top de linha, Exclusive, equipado com muitos itens de conveniência como: ar condicionado automático digital, navegador com tela de 7 polegadas, viva-voz, sensor de estacionamento traseiro, entre outros. Por falar em manobras, a visibilidade dianteira é muito boa graças à coluna A dividida com vidro entre os dois pilares, eliminando assim aquele inconveniente ponto cego (comum na maioria dos monovolumes).

Com uma forte proposta familiar, o C3 Picasso oferece mesinhas para lanche atrás dos bancos dianteiros, inúmeros porta-trecos e um porta-malas de bom tamanho (403 litros). Também há um espelho vigia, próximo ao retrovisor interno, para observar as crianças no banco traseiro.

DESEMPENHO

Os 113 cv de potência e os 15,8 kgfm de torque que motor 1.6L 16V Flex entrega quando abastecido com etanol são suficientes apenas com o carro leve e em pisos planos. Com dois adultos, duas crianças mais bagagem, o monovolume, que vazio já pesa 1.362 kg, sofreu para vencer os aclives mais fortes.

Abastecido com gasolina, a situação foi ainda pior, já que ele fica 3 cv menos potente e ainda perde mais de 1 kgfm de torque. Era preciso reduzir as marchas a cada subida. Pelo menos, os engates do câmbio manual de cinco velocidades do C3 Picasso são precisos! Mas o consumo não é nada animador. Em nossos testes, o computador de bordo marcou médias de 5,2 km/l de etanol e 7,6 km/l de gasolina!

Galeria de Fotos

Compartilhe

Deixe o seu comentário