Data: 18/04/2013

Saveiro 2014: Picape ganha mais do que um rostinho bonito

Por: LICINÁIRA BARROSO, de Mata de São João/Praia do Forte*

Depois do Gol e do Voyage, chegou a vez da Saveiro receber o novo design global da Volkswagen. O modelo, que tinha preço inicial de R$ 33.340,OO, passa a custar a partir de R$ 33.490,00. A convite da Volkswagen, o AUTOPISTA foi até a Bahia, para conhecer de perto todos os detalhes de mais este grande lançamento.

Ela ficou a “cara” dos irmãos Gol e Voyage, recém-lançados no mercado. Mas pequenos detalhes, como o novo e exclusivo para-choque dianteiro (com uma “musculatura” adicional na extremidade) e novas grades inferiores (em preto fosco texturizadas) deixaram a picape compacta da Volkswagen com um visual ainda mais robusto.

Mas engana-se quem pensa que a Saveiro ganhou apenas um rostinho mais atraente. As mudanças também incluem uma nova arquitetura eletrônica (que possibilita a introdução de uma série de dispositivos e soluções voltadas à segurança e conforto) e mais equipamentos de série — já na versão de entrada, ela agora sai de fábrica equipada com tacômetro, vidros e travas elétricas.

Mas a melhor notícia é que apesar das melhorias a Saveiro 2014 praticamente não sofreu reajuste nos preços. Confira abaixo a nova tabela:

MODELO PREÇO ATUAL PREÇO ANTIGO
SAVEIRO 1.6 CAB. SIMPLES R$ 33.490,00 R$ 33.340,00
SAVEIRO 1.6 CAB. ESTENDIDA R$ 36.610,00 R$ 35.810,00
SAVEIRO 1.6 TROOPER R$ 43.390,00 R$ 42.160,00
SAVEIRO 1.6 CROSS R$ 48.990,00 R$ 47.760,00

 

Como ocorreu no design externo, internamente a versão de entrada da Nova Saveiro vem com diversas novidades, começando pelo novo instrumento combinado incluindo conta-giros, com indicadores de temperatura e nível do tanque de combustível analógicos e aros cromados. As novas saídas de ar da ventilação e ar-condicionado têm aros prateados foscos, da mesma forma que a moldura central, maçanetas internas das portas e o aro inferior da manopla do câmbio.

O pacote Trend acrescenta o revestimento dos bancos com tear Jacquard e cobertura lateral na base dos bancos. As maçanetas internas são pintadas em esmalte Siberian II e os difusores de ar vêm com aros e botão central em Hot-Stamping Chrome, também usado na nova moldura central, pintada em esmalte Smoke Grey. O pomo da alavanca do câmbio mostra o esquema das marchas em cromo.

Na Trooper, o acabamento diferenciado aparece na moldura central, com pintura em preto Satin e Hot Stamping Chrome. Os novos figurinos dos bancos incluem faixas centrais em baixo relevo, enquanto as portas são revestidas com novo tecido tear Yves Color Ecofabric. Opcionalmente, os bancos podem ter revestimento de couro sintético.

A Saveiro Trooper também vem de fábrica equipada com airbags frontais (há recurso para desativação do airbag do passageiro), freios ABS, novo I-System (sistema que concentra, no instrumento combinado do painel, as informações do rádio, o status do telefone e os dados do computador de bordo). Além disso, o I-System da Nova Saveiro 2014 permite, por meio de um menu, configurar diversas funções do veículo. Entre os ajustes disponíveis estão as informações do sistema ECO Comfort, que emite uma série de mensagens no painel) orientando o motorista a dirigir de forma mais econômica.

Quando equipada com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores, a Nova Saveiro ganha a função “tilt down”. Esse recurso, inédito entre as picapes compactas vendidas no mercado brasileiro, regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente. O “tilt down” ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio.

CROSS RADICAL

Já a versão aventureira e top de linha, a Saveiro Cross, teve o design alinhado à linguagem visual dos veículos Cross da marca em todo o mundo. As mudanças externas são perceptíveis principalmente na parte dianteira, que ganhou novo para-choque, exclusivo para o modelo, com aplique central, incorporando os grandes faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados e com a borda inferior também destacada em cromo. A grade do radiador, tipo colmeia, com friso cromado, também é nova e vem pintada em preto brilhante, trazendo com destaque o logotipo “CROSS”.

Assim como na versão anterior, a Saveiro Cross é oferecida exclusivamente com cabine estendida. Nas laterais, as molduras pretas das caixas das rodas, dianteiras e traseiras ganharam acabamento texturizado. O friso lateral, com a identificação do modelo, corre paralelo à moldura da soleira, ambos em preto. Já os retrovisores externos ganharam pintura Chrome Effect e luz indicadora de mudança de direção incorporada (side blinker). As rodas de liga leve de 15 polegadas têm design Atacama 4 e acabamento diamantado.

Na traseira, a Saveiro Cross ostenta uma nova faixa, na tampa da caçamba — que traz, de série, cobertura por capota marítima. O santantônio, pintado de preto, que também tem função de aerofólio, possui braços laterais que se prolongam sobre as laterais da caçamba. Também pretos são os racks de teto, específicos para a versão Cross.

Já o interior se destaca pelo acabamento escurecido, na tonalidade Cinza Antracite e o painel de instrumentos traz a mesma pintura da ilha central, em Warm Gray. O interruptor rotativo dos faróis e lanterna tem acabamento em cromo e os tecidos de forração dos bancos utilizam fios reciclados. A faixa central dos assentos exibe o logotipo CROSS em baixo relevo e, nas laterais externas é possível transportar pequenos objetos, em uma rede elástica. Opcionalmente, os bancos podem ter cobertura em couro sintético com o logo Cross bordado.

Galeria de Fotos

Compartilhe

Deixe o seu comentário