Data: 17/05/2013

Rallye e track: Os Gols que fazem a diferença

Por: LICINÁIRA BARROSO, de Campinas*

O segmento dos hatchbacks aventureiros — aqueles carrinhos com roupagem off road — está com a bola toda. Só para você ter uma ideia, em 2004, quando a Volkswagen lançou o primeiro Gol Rallye, só havia um concorrente. Hoje, já são nove modelos. Desses nove, dois são reforços do time da Volkswagen que acabam de chegar: o Gol Rallye 2014 e o novíssimo Gol Track.

Em comum, os dois modelos têm a maior altura em relação ao solo (23 mm no Track e 28 mm no Rallye), acabamento interno escurecido (teto e colunas), faróis de dupla parábola com máscaras negras e as novidades da sexta geração do Gol, incluindo a nova arquitetura eletrônica que possibilita a instalação de vários equipamentos inéditos, entre eles, o ECO Comfort, que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica.

No mais, os dois modelos são bem distintos. A começar pela motorização. No Gol Rallye, o motor é o 1.6 Total Flex com a opção de câmbio manual (R$ 45.850,00) ou automatizado I-Motion (R$ 48.580,00). Já o Gol Track (R$ 33.060,00) vem equipado com o motor 1.0 Total Flex e câmbio exclusivamente manual.

Os para-choques do Gol Rallye são mais robustos, com grade do tipo colmeia e borda inferior destacada com pintura chrome effect. Essa mesma pintura marca presença nos retrovisores do carro. Outro destaque fica por conta dos grandes faróis de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados.

O Gol Track também ganhou para-choques exclusivos, onde o destaque fica por conta da grade do radiador em preto brilhante e dos faróis de neblina (bem menores do que os do Rallye). Maçanetas e carenagem dos retrovisores externos também são pintadas em preto.

Outro diferencial está no conjunto de rodas e pneus: de liga leve de 16 polegadas e acabamento diamantado com pneus 195/50 R16 para o Gol Rallye; e calotas especiais com pneus de uso misto nas medidas 175/70 R14 para o Gol Track. Este último pode ser equipado com rodas de liga leve com design Thor (opcionalmente).

TOQUES DE ESPORTIVIDADE

Um dos charmes desses novos hatchbacks aventureiros da Volkswagen está no interior escurecido (forração na tonalidade Cinza Antracite no teto e nas colunas), onde os bancos com faixa central diferenciada (imitando ondas no Rallye e cubos no Track) têm seu lugar de destaque. Para quem não abre mão de um couro, o revestimento Native está disponível como opcional, mas apenas na versão Rallye.

Por falar em opcionais, ambos modelos oferecem uma extensa lista de itens de série. O Track, por exemplo, sai de fábrica equipado com duplo airbag, freios ABS, direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central das portas, abertura interna do porta-malas, retrovisores com comando interno, tomada 12 volts, quadro de instrumentos com molduras cromadas do velocímetro, conta-giros e indicadores de temperatura do motor e nível de combustível, entre outros.

Os opcionais são: ar-condicionado, alarme, chave tipo canivete, vidros elétricos traseiros, retrovisores com acionamento elétrico, rádio CD Player MP3 com entrada USB, Bluetooth e interface para i-Pod, volante multifuncional, I-System com ECO Comfort e sensor de estacionamento traseiro.

Já o Gol Rallye oferece de série, além de todos os itens do Track: ar-condicionado, antena no teto, chave tipo canivete, pedais de alumínio, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, entre outros.

Volante multifuncional (com comandos para o rádio CD Player MP3, telefone e computador de bordo), rodas de liga-leve na cor cinza escurecida, lanterna de neblina, faróis com função Coming & Leaving home, além do revestimento em Native são os opcionais do Rallye.

TESTE DRIVE

A Volkswagen preparou um verdadeiro rally de regularidade para o teste drive de lançamento do Gol Rallye e Gol Track para os jornalistas especializados. Errar o caminho ou perder tempo na prova estava absolutamente fora de cogitação para mim. Entretanto, o minúsculo tamanho dos números do hodômetro parcial do carro não ajudou na navegação e, logo nos primeiros quilômetros, erramos feio, saindo do trajeto. Resultado: ficamos mais de 10 minutos atrasados. A solução foi mudar de prova: de rally de regularidade para rally de velocidade!

O motor 1.6 VHT Total Flex (104 cv de potência máxima e 15,6 kgfm de torque máximo a 2.500 rpm) mostrou toda a sua bravura. E foi nessa hora que sentimos falta de um pneu de uso misto para o Gol Rallye. Na sinuosa estrada de terra, em alta velocidade, o carro só não saiu do trajeto graças à experiência do piloto João Euclides Salgado, que, assim como eu, queria vencer a prova e levar para casa mais um troféu de primeiro lugar. Pois é, João, não foi dessa vez. Apesar de todo o esforço, ficamos na 17ª colocação. Mas ganhamos o Prêmio Brilhante, por trazer o “carro mais limpo”. Sim, afinal de contas, da forma como corremos, nenhuma poeira conseguiu nos alcançar!

* A jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil

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