Data: 23/03/2018

Peugeot 5008: a mais nova opção 7 lugares do mercado brasileiro

Por: Licinaira Barroso, de São Paulo

Depois de conquistar o consumidor brasileiro com seus utilitários 2008 e 3008, a Peugeot aposta agora em um SUV ainda mais imponente! O 5008 chega para brigar com o Toyota SW4 e o Kia Sorento, modelos maiores que oferecem a configuração de 7 lugares.

Com quase 20 cm a mais de comprimento do que o irmão menor 3008, com o qual compartilha da mesma plataforma, o Peugeot 5008 dispõe de três fileiras de assento, sendo que a terceira, localizada no compartimento de bagagem (780 litros), conta com dois assentos retráteis e removíveis. Como ocorre na concorrência, trata-se de assentos menores e, consequentemente, menos confortáveis. Ou seja, os dois lugares extras são mesmo para um “quebra-galho” em uma viagem mais curta ou mesmo para acomodar as crianças, que, por sinal, acham o máximo sentarem nos “bancos do porta-malas”!!!

Já os três bancos da segunda fileira, além de acomodarem três adultos (mesmo se forem grandes como jogadores de basquete), são independentes e proporcionam o mesmo nível de conforto aos passageiros que ali viajam. Há ainda ajuste de distância (até 15 cm) e inclinação (regulável em cinco posições), permitindo ajustar o espaço para os viajantes ou bagagem. Quem se acomoda na segunda fileira ainda conta com persianas de proteção solar, quadro de comandos do ar condicionado (com quatro níveis de intensidade), porta-objetos no assoalho e mesinhas atrás do encosto dos bancos da primeira fileira (as famosas mesinhas de avião).

Agora mordomia mesmo é para quem viaja nos assentos da primeira fileira! Assim como no 3008, esses bancos contam com aquecimento e massagem! Isso mesmo! O sistema pneumático com oito bolsas de ar proporciona uma experiência singular, com cinco tipos de massagens, que vão desde a área lombar até os ombros. Uma delícia que pudemos comprovar no teste drive que fizemos com o 5008 entre Guarulhos e Porto Feliz.

Para receber a sessão de “shiatsu à la Peugeot”, basta acionar uma tecla localizada no próprio banco e, automaticamente, aparecerá a seleção de modos de massagem na tela multimídia de 8” touch screen, posicionada no centro do painel. Essa mesma tela, traz informações do rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.

TECNOLOGIA

Outro destaque em termos de tecnologia do 5008 é o cluster digital de 12,3”, com bloco de mostradores digitais de alta resolução e dotado de um grafismo futurista. Totalmente personalizável, o painel de instrumentos reúne tudo o que o condutor deseja ter diretamente no seu campo de visão. Com quatro modos de visualização diferentes – acessíveis por meio de um comando no volante – o motorista pode compor o painel com as informações que quer ver.

E a visualização é ótima, por conta do posicionamento mais baixo do compacto volante Sportdrive, com aro e base achatados, que facilitam a pegada, além de proporcionar mais espaço para as pernas.

O interior do novo SUV da Peugeot também chama a atenção pelo elevadíssimo nível de acabamento, com materiais de alta qualidade, costuras bem arrematadas, inserções cromadas e elementos decorativos em preto brilhante.

Tudo isso sob um belíssimo teto solar panorâmico, de dimensões generosas, que tem abertura automática, e com cortina e guias luminosas azuis, Ambient Light, em LED.

SEGURANÇA

Além do espaço e do acabamento, o Peugeot 5008 também privilegia a segurança. A versão de entrada, a Griffe, já sai de fábrica equipado com ESP (controle de estabilidade), ABS (sistema antibloqueio das rodas), AFU (auxílio à frenagem de urgência), REF (repartidor eletrônico de frenagem, que distribui a potência de frenagem entre as quatro rodas) e 6 airbags (frontais, laterais e de tórax e tipo cortina com extensão até a terceira fileira de bancos).

Já versão Griffe Pack, top de linha, por exemplo, conta ainda com ajuda à condução de última geração e a inclusão de múltiplos ADAS – Advanced Driver Assistance System, entre eles, Active Safety Brake (que faz com que o SUV seja capaz de frear ou parar totalmente caso detecte uma falta de reação do motorista diante de uma colisão iminente em um carro dianteiro ou um pedestre), Correção e Alerta de Permanência em Faixa, Assistência de Farol Alto e Leitor de Sinalização de Velocidade.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

O 5008 chega às concessionárias Peugeot de todo o país, importado da França, em duas versões de acabamento: Griffe (preço sugerido de R$ 157.490,00) e Griffe Pack (R$ 166.490,00). Ambos equipados com motor 1.6 THP a gasolina e transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais por paddle shift (as famosas borboletas atrás do volante).

Durante o percurso de Guarulhos até Porto Feliz, pudemos comprovar o conforto e desempenho do novo SUV. Com três adultos e poucas bagagens, o propulsor de 165 cv de potência máxima deu conta do recado, proporcionando ultrapassagens com total segurança e muita diversão ao sair dos pedágios deixando os demais carros para trás, bem para trás…

Também foi divertido testar os recursos como a correção de permanência em faixa e o regulador de velocidade adaptativo. Com esses recursos, toda vez que eu me aproximava de um carro mais lento, a velocidade automaticamente reduzia, mantendo uma distância de segurança até o motorista “lerdão” da frente se mancar e mudar de faixa para me dar passagem. E quando era eu quem mudava de faixa, mas sem dar a seta, o volante ficava mais firme, como se tivesse tentando me avisar de algo que eu não estivesse ciente.

A estabilidade do 5008 também superou as nossas expectativas. O grandão manteve-se no trajeto, sem ameaçar, em momento algum, sair de traseira ou de frente, mesmo quando abusávamos um pouquinho da velocidade em trechos mais sinuosos.

Após a parada estratégica para o almoço e troca de motorista, salto para o banco do carona. Afinal, era o outro que dispunha do massageador! E, cá entre nós, não tem nada melhor para fazer a digestão, do que uma soneca com uma relaxante massagem nas costas, não acha?

 

*A jornalista viajou a convite da Peugeot.

 

 

 

 

Compartilhe

Deixe o seu comentário