Data: 19/10/2018

Novo Renegade chega mais barato e com porta-malas maior

Por: Licináira Barroso, de Praia do Forte (BA)*

Até parece “fake news”, mas não é! A Jeep acaba de lançar a linha 2019 do Renegade com preços mais acessíveis nas versões de entrada e com 47 litros de volume a mais no porta-malas – menos na top de linha Trailhawk (off-road), que manteve os 273 litros de capacidade.

Esta é a segunda vez que a Jeep mexe no grande calcanhar de Aquiles do Renegade. O SUV chegou ao Brasil em 2015 com um porta-malas de apenas 260 litros – era menor do que os bagageiros do VW Gol (285) e Fiat Uno (290).

Em 2016, a montadora modificou o revestimento lateral do compartimento e conseguiu ampliar o volume em 13 litros. Mas ainda não era o suficiente para satisfazer as necessidades de uma família em férias.

A solução então foi adotar o estepe temporário e, assim, chegar aos 320 litros de capacidade. A única versão que manteve o estepe original e, consequentemente, o tamanho de 273 litros no porta-malas, foi a “trilheira” Trailhawk.

Outra novidade da linha 2019 – que também parece, mas não é fake news – é a queda nos preços das versões de entrada – anúncio que surpreendeu a todos, uma vez que, nos últimos três anos, o que aconteceu foi justamente o contrário: a tabela de preços do Renegade sofreu sucessivos aumentos e, mesmo assim, o SUV continuou sendo um sucesso em vendas.

Com a redução, o Renegade Sport 1.8 Flex com câmbio manual passou de R$ 85.490,00 para R$ 78.490,00. Já com a transmissão automática de seis velocidades, o modelo de entrada ficou R$ 8 mil mais em conta (de R$ 91.990,00 para R$ 83.990,00).

Os preços das demais versões foram mantidos em relação à tabela anterior, incluindo o Renegade 1.8 Flex automático para pessoas com deficiência (PcD). Confira abaixo os preços da gama completa:

Quer mais notícias boas? Então aqui vai: mesmo mantendo e até reduzindo os preços, o Novo Renegade ficou ainda mais completo! Todas as versões agora saem de fábrica equipadas com controles de tração e estabilidade, freio de estacionamento eletrônico, porta USB para os passageiros do banco traseiro, novos comandos para o ar-condicionado e novas rodas de liga leve.

A Sport, que teve seu preço reduzido, também ganhou câmera de ré e nova central multimídia Uconnect com tela touch de 5 polegadas. Já a nova tela multimídia das versões Longitude, Limited e Trailhawk é de 8,4” e é compatível com interfaces Android Auto e Apple Car Play, além de oferecer controle do ar-condicionado pelo monitor e ainda comandos de voz. E, para fechar com chave de ouro as novidades na lista de equipamentos de série, a versão Limited agora conta com 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista).

Já diz o ditado: “em time que está ganhando não se mexe”. Por isso, a Jeep foi bem ponderada na primeira reestilização do Renegade brasileiro. A dianteira só recebeu grade e faróis renovados (sendo estes de LED nas versões Limited e Trailhawk).  Para melhorar o ângulo de ataque do SUV, a Jeep resolveu adotar o para-choque usado nas versões diesel em todas as configurações. E na traseira, a única novidade está na nova maçaneta da tampa do bagageiro.

Nenhuma alteração também na parte mecânica. Os motores continuam sendo o 1.8 Flex de até 139 cv de potência máxima e 18,9 kgfm de torque, e o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35 kgfm. Para a primeira motorização, câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. A transmissão automática de 9 velocidades e o sistema de tração integral continuam exclusivos do propulsor turbodiesel.

 

Durante a apresentação da linha 2019 do Renegade para a imprensa, na Praia do Forte (BA), pudemos comprovar, mais uma vez, a robustez e eficiência do Renegade tanto no off-road quanto no on-road.

Em uma área montada pela Jeep juntamente com a TSO Brasil, pudemos testar todos os recursos oferecidos pela versão 4×4. Primeiro, passamos por uma pista conhecida por “caixa de ovos”, para testar a suspensão (que é independente nas quatro rodas) do carro, que venceu os buracos, ou melhor, crateras, com muita tranquilidade.

Depois disso, passamos por uma pista com inclinação lateral de 34 graus, uma outra onde a roda traseira do lado do passageiro ficou no ar, e, finalmente, um trilho de ferro que mais lembrava uma montanha russa, para testar o assistente de rampa na subida e na descida. Mas melhor que descrever, é ver! Então, confira o vídeo que fizemos em https://www.facebook.com/licinaira.barroso/videos/2002091006546855/

*A jornalista viajou a convite da FCA

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