Data: 07/04/2016

Novo Peugeot 208 – o leão ficou uma fera!

Por: Amintas Vidal, de Aquiraz, CE*

A linha 2017 do Peugeot 208 chega às concessionárias da marca com novidades que prometem agradar. A começar pelo design. Externamente, o modelo foi modificado na dianteira e recebeu alguns detalhes de estilo na traseira, mantendo as laterais inalteradas.

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O para-choque dianteiro foi redesenhado, ampliando a entrada de ar superior e criando uma ligação inferior entre os dois faróis de neblina, que agora, ocupam um nicho bem maior. As molduras cromadas, tanto da grade como as dos faróis auxiliares estão também maiores, vincadas e mais encorpadas, ampliando ao mesmo tempo a sofisticação e agressividade da frente do hatch.

Os faróis principais mantiveram o formato externo, mas o design interno ganhou máscara negra e também está bem mais agressivo, realçando o olhar felino do carro.

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Na traseira apenas as lanternas apresentam mudanças. Elas incorporaram luzes de LED com efeito tridimensional conferindo ainda mais modernidade ao visual.

Novas rodas de liga leve completam as mudanças externas do Novo 208. Internamente apenas novos revestimentos e combinações cromáticas distinguem os modelos 2017.

EMBAIXO DO CAPÔ

Denominado de Puretech, o novo motor de três cilindros com 1.2 litro de capacidade e 12 válvulas chegou para substituir o antigo 1.5 na gama 208.  Ele rende 90 cavalos de potência máxima a 5.750 rpm, utilizando etanol (127 N.m detorque a 2.750 rpm). Com gasolina são 84 cavalos de potência máxima e 120 N.m de torque, nas mesmas rotações. Sempre associado a um câmbio manual de cinco velocidades, o propulsor passa a equipar as versões de entrada Active, Active Pack e o primeiro catálogo da intermediária Allure (seu segundo catálogo é equipado com o motor 1.6 16V aspirado).

Entre suas inúmeras tecnologias podemos destacar os comandos variáveis de válvulas de escape e admissão, sistemas de arrefecimento independente para bloco e cabeçote, correia de comando banhada à óleo e sistema de pré aquecimento de combustível que dispensa o tanquinho de gasolina para partidas em dias frios. Segundo a montadora este é o motor tricilíndrico mais econômico existente no Brasil. Além da nota “A” em economia na avaliação do IMETRO, ele obteve a mesma nota em emissões, tornando-se também um dos menos poluentes em nosso mercado.

Durante o test-drive realizado entre Fortaleza e Aquiraz, primeira capital do Ceará, tivemos a oportunidade de participar de uma competição de economia de combustível. O jornalista vencedor do nosso grupo registrou 26,8 km/l de média no percurso de 15,4 km em estrada com transito aberto, algumas rotatórias, radares e redutores de velocidade. Estes últimos até contribuíram para uma condução mais lenta em busca da melhor eficiência energética do Puretech, mas se a situação está longe da realidade, pois não usamos o ar-condicionado em uma temperatura de 38 graus e nem ao menos abrimos os vidros na busca da melhor marca, este resultado demonstra que o propulsor é mesmo econômico.

Em uma avaliação do Instituto MAUÁ, dois 208 com este motor rodaram de São Paulo até Brasília em condições normais de uso e registraram uma média de 21,8 km/l, percorrendo os 1000 km entre as duas cidades sem reabastecer e registrando uma autonomia restante de 200km no computador de bordo com a gasolina que ainda estava no tanque de 55 litros de capacidade.

208 GT

Mas a grande estrela do evento foi sem duvida a versão esportiva do compacto. Esportiva de verdade, pois seu motor é o mesmo do 2008 de topo de linha, o  1.6 turbo THP Flex com injeção direta que rende 173 cv de potência máxima com etanol e 166 cv com gasolina, aliados ao torque de 24,5 kgmf com ambos os combustíveis, já presentes desde os 1400 giros. Ele faz este legítimo hot hatch acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atingir 220 km/h de velocidade final.

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O propulsor está acoplado a uma transmissão manual de 6 marchas. Para segurar tamanha potência em um compacto peso leve e garantir seu domínio por parte dos “pilotos”, a Peugeot aumentou o tamanho e a espessura dos discos de freios e também acertou a suspensão de forma garantir grande estabilidade, mas sem deixar o conforto de marcha muito prejudicado. Direção recalibrada para maior controle em altas velocidades, sistemas eletrônicos de estabilidade e tração garantem a segurança quando o leão é mais provocado. Estes últimos podem ser desabilitados, algo aconselhável apenas em ambientes propícios como nos autódromos.

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Por falar em autódromos, foi no Virgílio Távora que andamos na máquina. Conduzidos em comboio liderado por piloto experiente andamos em alta velocidade em um circuito veloz, mas com alguns trechos de acesso até esburacados, o que nos permitiu verificar que a suspensão também permite uso em estradas tomando-se os devidos cuidados, principalmente, com as rodas de 17 polegadas calçadas com pneus de perfil baixo (205/45/R17). Sem a permissão para desligarmos os controles eletrônicos, as voltas ocorreram sem sustos por toda a pista, indicando que o conjunto ficou equilibrado e o 208 GT permitiria mais abusos, mesmo se a eletrônica não estivesse habilitada.

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A versão que não tem opcionais, conta com ar-condicionado digital de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque com GPS e possibilidade de conexão e espelhamento de celulares através de aplicativos, entre diversos outros equipamentos. As forrações de teto e colunas são em preto e os bancos e volante são revestidos em couro preto com costuras em vermelho. A mesma cor adorna em LEDs o painel de instrumentos dando destaque ao velocímetro e ao conta-giros. Pedais e pomo da alavanca de câmbio são em alumínio escovado. Além do desenho exclusivo das rodas diamantadas, a versão GT troca os acabamentos externos cromados, assim como a pintura dos retrovisores e do aerofólio traseiro, por preto brilhante. Já a grade frontal recebeu detalhes em vermelho que identificam a esportividade da versão.

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Outra nova versão também foi apresentada, mas sem grande destaque, talvez para não tirar o foco da versão GT. Trata-se do 208 Sport que adotou alguns acabamentos da GT como os detalhes em preto brilhante, mas vem equipado com o motor 1.6 16V aspirado de 122cv acoplado a um câmbio manual de 5 velocidades que também está disponível para as versões intermediárias Allure e Griffe. Essa versão atende aos consumidores que estão de olho em um visual esportivo, mas não fazem questão do desempenho.

Mercado e preços

 Atualmente a Peugeot se posiciona em nosso mercado com produtos Premium e o 208, apesar de ser seu modelo de entrada, só é oferecido dentro desta filosofia: carros equipados e com acabamentos acima da média, contudo, ele é um hatch compacto Premium com poucos concorrentes em nosso mercado. Com o fim da produção do VW Polo e da importação do Chevrolet Sonic, o 208 enfrenta apenas o Fiat Punto e o Ford Fiesta. Neste cenário ele está posicionado com preços competitivos e, segundo os executivos da marca, o compacto da Peugeot entrega mais equipamentos pelo mesmo preço quando comparado a diversos modelos concorrentes, inclusive alguns que não são considerados produtos Premium, mas que atingem os seus valores se montados com os principais equipamentos oferecidos pela linha 208.

Com os mesmos preços praticados nos modelos 2016 e um motor 37% mais econômico que o atual 1.5, além das novas versões e equipamentos, o Peugeot chega ao modelo 2017 para brigar no andar de cima dos hatchs compactos mais bonito e bem preparado do que nunca.

Os preços das versões são os seguintes:

PREÇOS 208

 

 

*Viajou a convite da Peugeot do Brasil

 

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