Data: 25/07/2014

Novo Ka contará com sistema que aciona o SAMU em caso de acidente

Por: Licináira Barroso, de São Paulo*

Imagine a seguinte situação: uma pessoa está dirigindo seu carro na estrada e, de repente, perde o controle, sai da pista, capota e vai parar em um barranco. Ninguém, repito, ninguém na estrada presencia o acidente. O motorista sobrevive ao impacto, mas, muito ferido, não consegue sequer achar o celular para chamar o socorro.

O final dessa história seria trágico se não fosse por um simples detalhe: o carro acidentado possuía um assistente de emergência. Assim que detectou que havia sofrido uma colisão, ligou para o 192. Isso mesmo! O próprio carro chamou o SAMU!

Agora eu tenho duas boas notícias para lhe dar. A primeira é que o acidente não aconteceu de fato, portanto, ninguém se machucou. A segunda é que o sistema que faz o carro ligar para o socorro assim que se acidenta existe mesmo e ele acaba de chegar ao Brasil!!!

Trata-se do sistema de Assistência de Emergência SYNC, que a Ford irá oferecer em seus carros, a princípio, nos novíssimos Ka e Ka+, que começam a ser comercializados a partir de setembro.

Funciona assim: o usuário faz o pareamento do seu celular no sistema SYNC, usando a conexão Bluetooth. Caso ocorra um acidente com o acionamento do airbag ou do sistema de corte de combustível (que pode ocorrer em colisões traseiras ou capotamentos), o SYNC realiza, automaticamente, uma chamada através do telefone pareado, para o SAMU.

Uma mensagem introdutória então é transmitida, comunicando que houve um acidente e as coordenadas de localização do veículo por GPS. Em seguida, o microfone é aberto e o atendente do SAMU pode falar com os ocupantes do veículo.

Mesmo que estes estejam inconscientes ou impossibilitados de responder, as informações principais para o envio de uma equipe de resgate já estarão registradas.

A mensagem introdutória do sistema é: “Atenção, um veículo Ford esteve envolvido num acidente. Aguarde o envio das coordenadas do GPS, seguido da comunicação com os ocupantes do veículo. Um veículo Ford esteve envolvido num acidente nas seguintes coordenadas: latitude X e longitude Y. Repetindo localização (repete). Linha aberta”.

Outra vantagem do sistema é a disponibilidade do serviço durante toda a vida útil do veículo e sem nenhuma cobrança de taxa. Ele também não interfere no desempenho do celular e, por não contar com botão para a ativação manual, evita a realização de chamadas falsas.

Para lançar a Assistência de Emergência SYNC no Brasil, a Ford buscou a pareceria do Ministério da Saúde e realizou um trabalho de validação e testes junto com algumas unidades pré-selecionadas do SAMU, incluindo simulações de chamadas. A Ford criou também um treinamento on-line, disponível no sitewww.emergencyassistance.ford.com para todos que quiserem conhecer melhor o serviço.

Realmente, não resta dúvidas de que esse é um importante passo que a Ford está dando pela segurança no trânsito. Um exemplo a ser seguido pelas outras montadoras, pois deverá salvar muitas vidas. Isto é, se os veículos do SAMU estiverem operando, ao invés de estarem parados nos estacionamentos dos hospitais aguardando a devolução da maca, como tem acontecido e noticiado nos jornais de todo o país.

 

*A jornalista viajou a convite da Ford do Brasil.

Galeria de Fotos

Compartilhe

Deixe o seu comentário