Data: 07/08/2014

Ford dá um up no Ka, de olho na liderança do Gol

Por: Licináira Barroso, de Trancoso (BA)

Do antigo modelo só restou o nome. O Ford Ka ainda ganhou uma versão sedan, o Ka+ (pronuncia-se Ka Mais), equipamentos inéditos na categoria, e duas opções de motorização: a 1.5 do New Fiesta e a 1.0 de três cilindros mais potente do mercado (são 85 cv de potência máxima). Tantas melhorias para atingir metas ousadas: com o Ka+, a Ford quer o seu maior volume no segmento de sedans. Já com o Novo Ka, a montadora da oval azul quer tirar a liderança do Volkswagen Gol no segmento de compactos hatchs 1.0. Será que ela consegue?

NovoKa2015-1

O mercado brasileiro é uma caixinha de surpresas, por isso, só mesmo o tempo irá responder a essa pergunta. O fato é que o novo Ka, não só mudou da água para o vinho, em design e motorização, como também passa a oferecer uma das melhores relações custo-benefício do segmento.

A versão de entrada, por exemplo, o Ka Hatch 1.0 SE, tem preço sugerido de R$ 35.390,00 e já sai de fábrica equipada com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC), airbag duplo, som MyConnection com Bluetooth, entre outros itens de série.

A mesma versão, equipada com motor 1.5, sai por R$ 40.390,00. Veja como ficou a gama completa:

VERSÃO PREÇO ITENS DE SÉRIE
Ka SE 1.0 R$ 35.390,00 Ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, som MyConnection Gen.3 com rádio AM/FM, USB, Bluetooth e MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com EBD e CBC, chave canivete, ajuste de altura da coluna de direção, antena de teto, indicador de troca de marcha, roda aro 14 com calota integral, pneus verdes 175/65, limpador e desembaçador traseiro e abertura elétrica do porta-malas
Ka SE 1.5 R$ 40.390,00 Os mesmos da versão anterior
Ka+ SE 1.0 R$ 37.890,00 Os mesmos da versão anterior
Ka+ SE 1.5 R$ 42.890,00 Os mesmos da versão anterior
Ka SE Plus 1.0 R$ 37.390,00 Os mesmos da versão anterior mais: vidros elétricos traseiros e sistema de conectividade SYNC
Ka SE Plus 1.5 R$ 42.390,00 Os mesmos da versão anterior
Ka+ SE Plus 1.0 R$ 39.890,00 Os mesmos da versão anterior
Ka+ SE Plus 1.5 R$ 44.890,00 Os mesmos da versão anterior
Ka SEL 1.0 R$ 39.990,00 Os mesmos da versão anterior mais: controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS), assistente de partida em rampas (HLA), rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, computador de bordo, alarme, ajuste de altura do banco do motorista, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas.
Ka SEL 1.5 R$ 44.990,00 Os mesmos da versão anterior
Ka+ SEL 1.0 R$ 42.490,00 Os mesmos da versão anterior
Ka+ SEL 1.5 R$ 47.490,00 Os mesmos da versão anterior

 

Não sei se você reparou, mas nos itens de série do quadro acima, não há, nem mesmo na versão top de linha, que custa quase R$ 50 mil, o retrovisor elétrico! Pois é, em todas as versões, o ajuste dos retrovisores são manuais, ou seja, o motorista terá que debruçar no banco do passageiro para ajustar o retrovisor do lado direito, toda vez que precisar de verificar a distância do meio-fio, em uma baliza, por exemplo. Se bem que, dependendo de quem estiver no banco ao lado, pode até ser interessante…

MAIS POTENTE E ECONÔMICO

Um dos pontos fortes do novo compacto da Ford está na mecânica. Segundo a montadora, o Novo Ka e o Ka+ são os mais potentes e econômicos da categoria na versão 1.0; e estão entre os líderes com o motor 1.5, ambos com selo A de eficiência energética do Inmetro/Conpet.

O propulsor 1.0 TiVCT de três cilindros e 12 válvulas supera em potência e torque concorrentes de três e também de quatro cilindros. Abastecido com etanol, ele gera 85 cv e tem torque de 105 Nm. Já com gasolina, a potência cai para 80 cv (mas ainda é das maiores) e o torque vai para 100 Nm.

Também segundo dados da Ford, o consumo dessa versão 1.0 é de 15,1 km/l de gasolina e 10,4 km/l de etanol, rodando na estrada. E no ciclo urbano, a média passa a ser de 13 km/l e 8,9 km/l, com gasolina e etanol, respectivamente.

Já o motor Sigma 1.5 16V rende 110 cv (com etanol) e 105 cv (com gasolina). Seu torque (força) máximo é de 145 Nm (etanol) e 143 Nm (gasolina), sendo que 80% dessa força já aparece aos 1.500 rpm.

Quanto ao consumo, na estrada, ele roda 13,6 km/l de gasolina e 9,5 km/l de etanol. E no ciclo urbano, 11,5 km/l e 7,9 km/l, com gasolina e etanol, respectivamente.

Mas a eficiência energética do Novo Ka e do Ka+ não se deve apenas aos motores. Contribuem para um maior economia de combustível os pneus de baixa resistência ao rolamento (pneus verdes), a direção elétrica, o ventilador do motor com baixas perdas, o ar-condicionado e alternador de alto rendimento, além do refinamento da carroceria em túnel de vento para diminuir o arrasto aerodinâmico — segundo a Ford, o coeficiente aerodinâmico do Novo Ka é de 0,338 cx no hatch e de 0,323 cx no sedan.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

A Ford organizou um test drive para os jornalistas especializados, na região de Trancoso (BA). Escolhi iniciar o teste em um modelo hatch, versão top de linha SEL, com motorização 1.0. Eu queria saber se ela era tão boa quanto a de também três cilindros do up! — hatch da Volkswagen, que a Ford não considera concorrente, por conta do tamanho.

De fato, o Ka é maior, principalmente com relação ao comprimento (são 3.886 mm contra 3.605 mm do up!). Além disso, ele tem a maior altura da categoria, cm 1.525 mm, o que explica o excelente aproveitamento do espaço interno — as cabeças dos ocupantes, principalmente do banco traseiro, agradecem!

Por falar nisso, a Ford pecou em se preocupar apenas com quem “vai na janelinha”, ou seja, faltou o quinto apoio de cabeça. Quem viaja no meio do banco de trás corre o risco de sofrer uma lesão no pescoço (ou coisa pior) em uma batida. Já o up! oferece os três apoios — em compensação, não oferece regulagem de altura dos cintos de segurança do motorista e carona, como o Novo Ka.

Mas, vamos ao que realmente interessa: quem possui o melhor motor. Para responder a essa pergunta, comecei o test drive assumindo a direção rumo ao Quadrado — não, não estou me referindo ao Fiat Uno, mas sim ao centro da vila de Trancoso, um dos cartões postais do sul da Bahia.

Aproveitei o piso ainda bom, e saí do estacionamento pisando fundo no acelerador. Sem titubear, o pequeno compacto ganhou velocidade. Segunda, terceira, quarta… quinta. As mudanças de marchas mostraram-se bem escalonadas, porém, o modelo da Volkswagen supera em maciez.

Em compensação, no que diz respeito ao funcionamento do motor, o três cilindros da Ford (pelo menos nesse primeiro contato) me pareceu ser mais suave e silencioso. Segundo a montadora, o boa performance acústica se deve, principalmente, ao cárter estrutural em alumínio e ao acionamento do comando de válvulas por correia silenciosa.

Outro ponto positivo foi com relação à suspensão. Além de ela ter filtrado bem as irregularidades do piso (e olha que não faltaram buracos nas estradas da região), segurou o carro nas curvas, sem permitir nenhuma espécie de rolagem da carroceria. Ajudaram também neste desempenho louvável, os freios ABS com controle de frenagem em curva e os controles eletrônicos de estabilidade e tração.

Por falar em segurança, o Novo Ka e o Ka+ são os primeiros veículos nacionais a contar com o assistente de emergência, um sistema que, através do celular emparelhado à central multimídia SYNC, chama o socorro (no caso o SAMU) quando o veículo sofrer um acidente em que haja o corte de combustível ou o acionamento dos airbags (saiba mais aqui: http://autopista.com.br/novo-ka-sistema-aciona-samu-acidente/).

PORTA SAPATOS

Fim do teste, hora de conhecer e fazer algumas selfies no famoso Quadrado de Trancoso. Assim que abro a porta do motorista noto um compartimento lateral no painel, próximo à coluna de direção. Como ele fica invisível (e também inacessível) com a porta fechada, tornou-se um ótimo lugar para guardar pequenos objetos, sem chamar a atenção dos transeuntes.

Por falar em guarda-trecos, o Ka dispõe de nada mais nada menos do que 21, incluindo um interessante e prático porta-sapatos do lado do passageiro da frente. Se o espaço da cabine não for suficiente para acomodar toda “tralha”, o porta-malas conta com 257 litros de capacidade.

No caso do modelo sedan, o espaço sobe para 445 litros. Mas esse vai ser tema de uma outra matéria, pois também sou filha de Deus e agora vou curtir um pouco desse paraíso chamado Bahia!

*A jornalista viajou a convite da Ford

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