Data: 07/08/2018

Aceleramos o turbinado Civic Si pelas estradas mineiras

Por: LICINAIRA BARROSO

Finalmente, o esportivo Honda Civic Si ganhou um motor à altura de sua fama! Afinal, não é de hoje que nós, entusiastas da velocidade, suplicamos por um algo a mais embaixo do capô deste renomado cupê! Algo do tipo um turbo, mesmo! E, graças a Deus, ou melhor, a Kami-sama*, os japoneses da Honda nos ouviram!

*Kami-sama é como se diz Deus em japonês

Em sua 10ª geração, o Civic Si recebe seu primeiro propulsor turbo!  Trata-se de um quatro cilindros, de 1.5 litro, com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC), que esbanja alta performance (são 208 cv de potência máxima aos 5.700 rpm) e torque (26,5 kgfm entre 2.100 e 5000 giros).

Mas, é claro, não adianta nada ficar aqui falando (ou melhor, digitando) e não acelerar na prática! Que bom que a assessoria de imprensa da Honda veio até BH, com algumas unidades do modelo (claro que eu escolhi o azul!), e nos convidou para ter esta experiência de pilotagem esportiva nas estradas de Minas!

Comparado com os antigos modelos Si aspirados, o cupê turbinado proporciona uma experiência de direção muito mais empolgante. Durante todo o trajeto do nosso test drive (cerca de 150 km), o torque mostrou-se abundante em toda a faixa de rotação do motor.

Fazer ultrapassagens foi mais do que uma tarefa fácil. Foi prazerosa! Bastava uma pisada um pouco mais forte no acelerador e, num piscar de olhos, o carro à frente se projetava para o retrovisor. Uau! Mágica? Nada disso, é turbo mesmo!

O banco em formato de concha (que te segura firme mesmo nas curvas mais fechadas) e os engates curtos e precisos da transmissão manual de seis velocidades também contribuem para o prazer ao volante! Este, por sua vez, tem boa pega e se destaca pela costura em vermelho. Mesma cor da iluminação do painel de instrumentos, quando o modo Sport está ativado!

Sim, pela primeira vez, o Civic Si traz a tecla Sport (localizada no console central), que aumenta ainda mais a dinâmica na utilização esportiva. Com ela acionada, os amortecedores trabalham com mais carga, enquanto a resposta do acelerador fica mais direta e a direção, por sua vez, tem sua assistência reduzida. Traduzindo: mãos no volante e faca nos dentes!

Além da direção precisa, o Civic Si, cuja tração é dianteira, proporciona uma dirigibilidade com total segurança graças ao controle de tração e estabilidade (VSA), sistema ABS com distribuição eletrônica de frenagem, além do exclusivo Agile Handling Assis (AHA), que é um dispositivo que equilibra a diferença de velocidade entre as rodas, reduzindo a possibilidade de o veículo sair de frente.

Para ampliar o quociente esportivo do Civic, os modelos Si trazem uma dianteira agressiva com grade frontal preta e largas tomadas de ar. O modelo vendido no Brasil traz uma exclusividade, que é a adoção dos faróis full LED, ampliando a luminosidade e a sofisticação.

Rodas de liga leve de 18 polegadas, com dez raios e acabamento exclusivo em dois tons, usam pneus de 235 mm, largos, de perfil baixo. Na traseira, o cupê mantém a assinatura de design do modelo, com o elevado aerofólio traseiro e acrescenta novos elementos como a barra de LED horizontal que acompanha toda extensão da traseira e escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado.

Comercializado no Brasil, atualmente pela “bagatela” de R$ 162.900,00 (quando foi lançado em abril custava R$ 159.900.00), o Civic Si tem versão única. Opcionais são apenas as cores: White Orchid Pearl, Crystal Black Pearl, Brilliant Sporty Blue Metallic e Rallye Red. É, esses japoneses, além de fazerem os melhores carros do mundo, sabem ser criativos nas escolhas dos nomes das cores.

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