Data: 07/11/2014
Volkswagen totalmente renovada
Volkswagen totalmente renovada
Cross up!, novo CrossFox, Novos SpaceFox e SpaceCross, Novo Jetta, Novo Touareg, Amarok Dark Label, Saveiro Surf, Fusca GSR, Fox Pepper, Golf Variant, o híbrido Golf GTE e o conceito T-Roc. Ufa! Quantas novidades! E tudo da Volkswagen!
Pois é, os 13 modelos acima estão sendo expostos no estande da montadora alemã, até o próximo dia 9, no 28° Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Muitos estão chegando ainda este ano nas concessionárias, outros estão sendo mostrados como uma espécie de laboratório: se o público aprovar, eles virão!
Confira os detalhes de cada um:
Cross up! – versão aventureira do compacto
O cross up! integra a família up!, que já conta com as versões take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up! e opções de carroceria de duas e de quatro portas. Além disso, o cross up! é o quarto modelo da família Cross, que também é composta pelos modelos CrossFox, Space Cross e Saveiro Cross. O cross up! traz componentes exclusivos para quem busca um hatch urbano que concilia desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes, evidenciando o espírito aventureiro do modelo.
Cross Fox – nova geração
O Novo CrossFox passa a trazer a evolução do design mundial da marca e oferece ainda mais recursos de segurança e conforto. O modelo aventureiro traz itens exclusivos, como os faróis auxiliares com tripla função (luz de conversão estática, luz de neblina e de longo alcance), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle eletrônico de estabilidade com função Off-road e assistência de partida em rampas. Além disso, o Novo CrossFox pode ser equipado com sistema de som com navegação integrado ao painel e tela sensível ao toque Entre os opcionais, destaque para o teto solar elétrico e novas rodas de 16 polegadas, oferecidas pela primeira vez na história do modelo.
T-Roc – projetado para um futuro não muito distante
Lembra do Taigun, aquele utilitário conceito apresentado na mostra paulista de 2012? Pois então pode esquecer. O SUV que deverá ser lançado pela Volkswagen para competir com EcoSport e cia virá do show car T-Roc. O modelo segue uma nova linha de design e estilo, com o desenho avançado da parte dianteira especialmente impactante. O veículo também combina os talentos natos de um utilitário esportivo com tração integral – disposto a enfrentar trilhas e caminhos rochosos – com o ar de um conversível.
Golf GTE – híbrido esportivo
A sigla GTE está alinhada a dois ícones da linha Golf: o GTI e o GTD. O novo híbrido plug-in é equipado com um motor elétrico e outro a combustão que somam 204 cv de potência. Faz de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, atingindo a velocidade máxima de 222 km/h. Mas o melhor de tudo está na autonomia: 939 quilômetros!
Golf Variant R-Line – poderosa perua
A station wagon ressalta o potencial dinâmico da nova versão de carroceria do Golf. No exterior, a Golf Variant R-Line se destaca, entre outros detalhes, pela dianteira individualizada, a traseira exclusiva, fortes frisos nas soleiras e novas rodas de 18 polegadas. O interior se caracteriza pelos bancos esportivos e por elementos com aparência de fibra de carbono. O modelo exposto é impulsionado pelo motor 1.4L TSI com 150 cv (110 kW). Com torque de até 25,5 kgfm (250 Nm) combinado à transmissão automática DSG de 7 velocidades. O modelo tem capacidade para acomodar até 1.620 litros de bagagens.
Novo Touareg – utilitário ficou ainda mais Premium
O Novo Touareg exposto é da versão V8 R-Line e pode ser reconhecido pelo novo design da frente e da traseira, além de novas cores e rodas. Em termos de tecnologia há agora freios com sistema “Multicollision Brake” (que ajuda a evitar choques secundários em caso de acidente), sistema “Pro Active” (proteção proativa dos passageiros) e faróis bixenônio. Aperfeiçoamentos na aerodinâmica e a introdução dos novos pneus com menor resistência à rolagem contribuem para aumentar a economia de combustível.
Fusca GSR – inspirado em uma versão lendária
Para criar o visual do Fusca GSR a Volkswagen reinterpretou em todos os sentidos o conceito do GSR da década de 1970 para os tempos modernos. Como no GSR do passado, a carroceria da nova versão é amarela (as letras G e S vêm do alemão “Gelb”, amarelo, e “Schwarz”, preto). O capô e a tampa do porta-malas do Fusca 1973 eram pintados em preto fosco, assim como os para-choques. Faixas decorativas pretas sob as janelas e faixas laterais preto e amarelas sobre as soleiras complementavam o visual. O modelo mais esportivo do Fusca traz motor 2.0 TSI com 211 cv de potência.
Saveiro Surf – a picape que tira uma onda
Oferecida exclusivamente com carroceria cabine simples, a Saveiro Surf traz visual diferenciado e ampla gama de equipamentos de série. O ar esportivo começa pela grade dianteira tipo colmeia, realçada pelo friso cromado. Os faróis são duplos, com máscara negra, e os faróis de neblina são equipamentos de série. As exclusivas rodas de 15” são de liga leve, com design Sepang, e as molduras das caixas de rodas trazem proteções pretas, assim como as soleiras laterais. A identificação “Surf” está presente nos para-lamas dianteiros. Também é preto o santantônio, com função de aerofólio e apoio de objetos – como pranchas de surfe. Volkswagen Saveiro Surf ainda traz freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem) de série, além do Emergency Stop System (ESS) – alerta de frenagem de emergência.
Fox Pepper – o pimentinha da Volkswagen
O modelo está no Salão do Automóvel para avaliar a opinião dos visitantes. O carro-conceito é Vermelho Tornado, remetendo ao nome Pepper (pimenta, em inglês), com destaque para o teto pintado de preto, em pintura especial e acabamento premium. Soma-se a isso o novo para-choque dianteiro, com visual mais robusto. Chama a atenção também a grade frontal, em formato de colmeia e com friso vermelho horizontal, inspirada na do Novo Golf GTI. Além disso, a máscara do farol é mais escurecida , conferindo maior esportividade ao modelo. O Fox Pepper conta também com ponteira de escapamento dupla, acoplado ao novo motor 1.6l MSI de até 120 cv, da família EA211, com quatro válvulas por cilindro, e com a nova transmissão manual de seis marchas.
Novos SpaceFox e SpaceCross
Os modelos recebem atualizações no visual e novos itens de tecnologia e segurança. A SpaceFox será oferecido em duas configurações, Comfortline e Highline, duas opções de motores 1.6l MSI e três transmissões (duas manuais e uma automatizada I-Motion), incluindo o novo câmbio manual de seis marchas, que aproveita ainda mais a eficiência do novo motor 1.6l MSI de até 120 cv.
Entre as novidades estão o rádio navegador RNS 315 integrado ao painel, os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e as luzes de conversão estática nos faróis de neblina (“cornering lights”). O modelo pode ser equipado ainda com controle de estabilidade (ESC) e novo volante, semelhante ao do Novo Golf Highline, oferecendo comandos intuitivos dos sistemas de som e de telefonia.
O Novo Space Cross também está equipado com o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv e o novo câmbio manual de seis marchas. Sua lista de itens de série adiciona, em relação à do Novo SpaceFox Highline, recursos como controlador eletrônico de velocidade (cruise control), sistema “coming & leaving home”, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor eletrocrômico e nova versão de aplicação da transmissão automatizada I-Motion, que possibilita trocas de marcha mais suaves e precisas.
Novo Jetta – produção nacional
Com engenharia avançada, o Novo Jetta traz novo visual para a dianteira e para a traseira, aprimorando seu desempenho aerodinâmico. A nova grade, atravessada por três barbatanas, está alinhada com os novos para-choques e faróis opcionais bixenônio com luzes diurna de LED. O Novo Jetta Highline será equipado com motor 2.0 TSI de 211 cv e transmissão automática DSG com dupla embreagem e seis marchas. Dessa forma, o Novo Jetta mantém a alta tecnologia e traz um conjunto mecânico alinhado com o que existe de mais moderno no mundo.
A Volkswagen vai produzir o Novo Jetta na fábrica Anchieta (SP), no primeiro semestre de 2015. A produção nacional do modelo vai complementar a importação atual do México, para que a marca possa atender à demanda do modelo no Brasil. Depois do up! na fábrica de Taubaté (SP) e do anúncio da produção nacional do Novo Golf em São José dos Pinhais (PR), o Novo Jetta é o terceiro modelo mundial a ser produzido no Brasil e demonstra o crescimento sustentável da empresa no País.
Amarok Dark Label – mais imponente do que nunca!
A Amarok adota imagem ainda mais esportiva e elegante com o pacote “Dark Label”, com um design especial dominado por elementos em preto fosco: santantônio, estribos laterais, maçanetas e capa dos retrovisores e para-choque traseiro. Completam o visual externo vidros laterais traseiros e vigia escurecidos, novo spolier dianteiro, lanternas traseiras escurecidas e uma faixa decorativa com o logotipo “Dark Label” nas portas traseiras. Visualmente, a Amarok Trendline “Dark Label” traz ainda rodas exclusivas de liga leve “Roca”, com 17 polegadas.
No quesito segurança, a Amarok Trendline Dark label é equipada com controle de estabilidade (ESC), assistente de partida em subida (HHA) e controle automático de descida (HDC). A picape conta também com motor biturbo diesel de 180 cv, exclusiva transmissão automática de 8 velocidades e tração permanente 4MOTION.
*A jornalista viajou a convite da Anfavea e da Abeifa