Data: 18/11/2017

Volkswagen faz avant Première do Virtus

Por: Licináira Barroso, de São Paulo*

O Novo Polo acabou de chegar às concessionárias Volkswagen de todo o País, mas ele não vai ficar sozinho por muito tempo! Sua versão de três volumes, batizada de Virtus, já está a caminho! O sedan foi apresentado para a imprensa especializada no último dia 16, em São Paulo, e será oficialmente lançado na segunda quinzena de janeiro.

Além de conter todos os recursos de segurança, conforto e desempenho do Novo Polo (confira os detalhes do hatch em https://autopista.com.br/novo-polo-do-antigo-so-ficou-o-nome/ ), o Virtus vai estrear uma tecnologia inédita: ele será o primeiro carro no Brasil a usar inteligência artificial!

 

Até parece coisa de filme de ficção, mas não é. O sedan, que já começou a ser fabricado em São Bernardo do Campo, vai oferecer o “manual cognitivo” – que usa a IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo.

Então, o motorista pode perguntar: “Tem uma luz amarela piscando no meu painel”. E o carro responde: “Por favor, tire uma foto do seu painel para que eu possa analisar”. Feita a foto, o carro diz: “Esta é a luz do controle eletrônico de potência. Isso significa que há possíveis avarias do motor, que podem causar um maior consumo de combustível e uma redução da potência. A Volkswagen sugere que você visite a sua concessionária para verificar esse problema assim que possível”.

 

 

Além de falar, o Virtus também se destaca por seu design (chega a lembrar o primo rico Audi A4, principalmente no que se refere às lanternas traseiras). As linhas são fluidas e, olhando de perfil, ele mais parece um coupé do que um sedan. Cá entre nós, ficou lindo demais!!!

 

Projetado sob a plataforma MQB – a mesma do Polo – o Virtus mede 4,48m de comprimento (42,5 cm a mais do que o hatch) por 1,75 de largura. O entre-eixos espichou 8,6 cm em relação ao Polo, o que proporcionou ainda mais espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro.  Mas o que realmente destaca é o tamanho do porta-malas: são 521 litros de volume – chega a ser maior do que o bagageiro do irmão maior Jetta!

Por falar em Jetta, o Virtus irá se posicionar entre o Voyage e o Jetta. Os preços só serão revelados no lançamento, no final de janeiro.

*A jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil

Compartilhe

Deixe o seu comentário