Data: 29/09/2016

Volkswagen apresenta três novidades com a tecnologia TSI

Por: Licinaira Barroso, de São Paulo

Injeção direta de combustível, combinada ao turbocompressor, alta eficiência energética, alto desempenho e baixo consumo de combustível. Tudo isso pode ser resumido em uma sigla: TSI.

Sim, os revolucionários motores TSI da Volkswagen vieram para ficar. E desta vez, a montadora apresentou não apenas um, mas três novos modelos equipados com a consagrada linha de motores turbo: Golf 1.0, Golf Variant 1.4 e Tiguan 1.4.

tsi-01

GOLF 1.0 TSI

Já dizia o velho ditado: tamanho não é documento. E no caso do Golf Comfortline TSI Total Flex, quem diria, o motor 1.0 deu conta do recado! Com potência máxima de 125 cv e excelente torque (força) de 200 Nm (ou 20,4 kgfm), o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h, quando abastecido com etanol.

Mas o melhor de tudo está na autonomia! Com gasolina, percorre 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Com etanol, são 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada – números obtidos conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012.

Disponível em única versão de acabamento, a Comfortline, e com câmbio manual de seis marchas, o Golf 1.0 TSI Total Flex tem preço sugerido de R$ 74.990,00, e começa a ser comercializado nas mais de 600 concessionárias da marca a partir de novembro.

De série, ele traz uma extensa lista, que inclui: direção elétrica; ar-condicionado; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque”; rodas de liga leve de 16”; freio de estacionamento com o sistema “Hill Assist”; sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (“Park Pilot”); e retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecíveis, com luz de seta integrada (side blinker) e função “tilt down”.

tsi-04

No que diz espeito à segurança, são de série: freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS com BAS e EBD; controle de tração (ASR) e controle eletrônico de estabilidade (ESC); bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS) integrado ao Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC); sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais e 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista); cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos; faróis de neblina com luz de conversão estática; e sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança com top tether (que permite a fixação da parte superior da cadeirinha).

Outro item de segurança que vale a pena destacar é o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

tsi-02

O Golf 1.0 TSI também sai de fábrica equipado com o sistema de infotainment “Composition Media” com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. A tecnologia global permite que a tela do celular seja “espelhada” na tela central do sistema de Infotainment. A tela possui 6,5 polegadas, é sensível ao toque, colorida, de alta resolução e permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect – repete o que está sendo exibido na tela do celular e é possível comandar o sistema de Infotainment pelo celular ou comandar o celular pelo sistema de Infotainment.

tsi-03

Há três pacotes de opcionais disponíveis para o Golf Comfortline TSI. O Elegance traz volante multifuncional revestido de couro, controlador eletrônico de velocidade de cruzeiro, rodas de 17 polegadas “Geneva” com pneus 225/45 R17, sensor de chuva, sistema coming&leaving home e retrovisor interno eletrocrômico.

O pacote Exclusive adiciona aos itens do Elegance o sistema de infotainment “Discover Media”, com navegação via satélite.

Já o pacote Comfort pode ser combinado a qualquer um dos anteriores (Elegance ou Exclusive) e inclui ar-condicionado digital Climatronic com duas zonas resfriamento e revestimento de couro para os bancos. Está disponível como opcional livre o teto solar.

GOLF VARIANT 1.4 TSI

O Golf Variant passa a contar com motor 1.4 TSI Total Flex de 150 cv de potência e torque máximo de 25,5 kgfm (250 Nm), que surge já a apenas 1.500 rpm e se mantém até os 4.000 rpm, independentemente da mistura de combustível.

Equipado com a transmissão automática de 6 velocidades (com conversor de torque) com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante), o Novo Golf Variant acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e alcança 207 km/h de velocidade máxima (dados com etanol).

tsi-06

Modelo de entrada, o Golf Variant Comfortline tem preço sugerido de R$ 101.880,00 e conta de série com equipamentos muito valorizados pelos clientes. Com nota máxima em segurança para adultos e crianças, o modelo Comfortline traz uma série de recursos de segurança, como: sete airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, dois laterais do tipo cortina e um de joelho para o motorista), cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos, controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS) distribuição eletrônica de frenagem (EBD), faróis de neblina com luz de conversão estática, sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança com top tether (que permite a fixação da parte superior da cadeirinha) e freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão.

O Golf Variant Comfortline 2017 também traz como equipamento de série o sistema Star/Stop, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque”, sistema de infotainment “Composition Media” com tela sensível ao toque de 6,5”, travamento central por controle remoto e rodas de liga leve de 16” estilo “Dover” (pneus 205/55 R16), freio de estacionamento com o sistema “Hill Assist”, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (“Park Pilot”) e retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecíveis, com luz de seta integrada (side blinker) e função “tilt down” complementam a lista de série. Como novidade para a linha 2017 há a opção das rodas de liga leve de 17” com estilo “Geneva”, com pneus 225/45 R17.

Já a versão topo de linha, o Golf Variant Highline tem preço sugerido de R$ 113.290,00 e acrescenta ao conteúdo da versão Comfortline ar-condicionado digital Climatronic (com duas zonas de resfriamento), bancos de couro, lanternas de LED, volante multifuncional com controles do computador de bordo e dos sistemas de som e telefonia, sensores de chuva e de luminosidade com “Coming Leaving & Home”, entre outros.

Opcionalmente, a versão Highline pode ser equipada com faróis de xenônio, rodas de liga leve de 17” diamantadas estilo “Madrid”, sistema de infotainment Discover Pro com tela sensível ao toque de 8’ e a tecnologia Volkswagen App-Connect, capaz de realizar o espelhamento de celular nas plataformas Mirrorlink, Android Auto e Google CarPlay.

DB2013AU00957

DB2013AU00957

Todo Golf Variant oferece de série a possibilidade de seleção do perfil de direção com quatro modos (‘Normal’, ‘Sport’, ‘Eco’ e ‘Individual’). Além disso, o modelo conta com uma série de recursos de tecnologia, segurança e conforto, entre eles: sistema de freios com sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (que evita a ocorrência de colisões múltiplas – situação em que ocorre um segundo impacto após a colisão inicial), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS) integrado ao Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC); sistema Pro Active (proteção proativa dos passageiros); ACC – Adaptive Cruise Control (Controlador adaptativo de distância e velocidade que mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito); Front Assist (que diminui a velocidade do carro de forma que, em condições ideais, a velocidade de um possível impacto seja minimizada; City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência); Detector de fadiga; FLA – Front Light Assist (Assistente de luz para farol alto) e Park Assist 2.0, a mais nova versão do sistema de assistência ao estacionamento agora facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares.

TIGUAN 1.4

É a versão mais acessível do utilitário esportivo Tiguan. Custando R$ 125.990,00, a novidade chega equipada com motor 1.4 TSI de 150 cv, tração 4×2 e câmbio automático DSG de seis velocidades, conjunto que alia excelente desempenho e baixo consumo de combustível. O modelo 2.0 com tração 4MOTION continua a ser oferecido aos clientes brasileiros.

O Tiguan 1.4 traz itens exclusivos e conteúdo de série diferenciado. As barras de teto, molduras das janelas e faixas laterais, por exemplo, são pretas, destacando a robustez do modelo. Internamente, os bancos trazem um figurino exclusivo. De série, a novidade já traz sistema de infotainment  Composition Media com a tecnologia Volkswagen App Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

tsi-09

Sistema Star/Stop, direção com assistência elétrica, rodas de liga leve de 17” com design “Philadelphia” com pneus 235/55, seis airbags, oito alto-falantes, controlador de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado, volante multifuncional com acabamento de couro e com ajuste de distância e profundidade, computador de bordo, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold e sensor de estacionamento estão entre os itens de série.

Opcionalmente, o Tiguan 1.4 pode ser equipado com o “Pacote Elegance”, que acrescenta ar-condicionado Climatronic digital com duas zonas de controle, rodas de liga leve de 18” com pneus 235/50, sistema Kessy (destravamento das portas por aproximação da chave e partida do motor por meio de botão no console), câmera traseira para auxílio ao estacionamento, sensor de chuva, entre outros. Há, ainda, a opção do teto solar panorâmico.

O modelo 4×2 tem 150 cv na faixa de 5.000 rpm e é 84 kg mais leve do que a versão 2.0 com tração 4MOTION. O torque máximo é de 25,5 mkgf já disponíveis a 1.500 rpm.

Equipada com transmissão automática de seis marchas DSG (dupla embreagem), que permite trocas de marcha sem interrupção de torque nas rodas – oferecendo conforto com esportividade –, a novidade acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e alcança 195 km/h de velocidade máxima – números que reforçam a posição do Tiguan como um dos modelos com melhor performance na categoria.

O carro traz seis airbags (dois dianteiros, dois laterais nos bancos dianteiros e dois do tipo cortina). O airbag do passageiro da frente pode ser desativado. O Tiguan também conta em todas as versões com cintos traseiros de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes.

Sistema de freios ABS, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR) contribuem para reduzir a possibilidade de acidentes. Para aumentar a segurança no transporte de crianças, o Tiguan tem sistema ISOFIX para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro.

O Tiguan recebeu a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de colisão realizados pelo EuroNCAP (Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros). Nos Estados Unidos, foi classificado pelo American IIHC (Insurance Institute for Highway Safety) como TOP SAFETY PICK, através de um estudo que abrange medidas de segurança ativas e passivas.

Compartilhe

Deixe o seu comentário