Data: 13/11/2016

Salão de São Paulo 2016: o carro-conceito vai além!

Por: Amintas Vidal

A indústria automotiva se tornou muito dinâmica e os novos projetos nascem, são desenvolvidos e chegam às ruas em 4, 5 anos. Se os carros-conceito  antecipavam, ou pelo menos tentavam antecipar 20, 30 anos, agora eles estão mais próximos que parece. Os protótipos ficavam empoeirando nos galpões das montadoras para um dia irem para museus, de tão futuristas e inviáveis que eram. Hoje eles chegam às ruas rapidamente e nem sempre nos damos conta disso. A seguir mostraremos “conceitos” que estão no Salão deste ano, sendo que alguns já deverão estar entre nós já na próxima edição do evento, daqui há dois anos.

dsc02147-1920x1282-2

 

Se não fosse por sua cor “amarela, esverdiada, limão, cheguei”, o VW T-Cross Breeze poderia até passar despercebido. Isso se deve ao seu design austero, sem firulas, típico dos carros da montadora alemã. A importância deste carro-conceito é muito maior do que aparenta. Ele é a base para um SUV compacto, categoria que a VW ainda não conseguiu figurar e vem perdendo o bonde da história para quase todas as grandes montadoras que já têm pelo menos um modelo nesta disputa. No Salão de 2012 a VW surpreendeu a todos ao apresentar o Taigun, um SUV compacto sobre a plataforma do up!. Esse projeto morreu, provavelmente pelas dimensões reduzidas desta plataforma e ressurgiu com o T-Cross sobre a plataforma encurtada do Golf.  Tirando leves exageros como os faróis de neblina emoldurados pelas luzes de posicionamento diurno, o SUV compacto deverá seguir essas elegantes linhas nas laterais, conjunto ótico horizontal e, claro, terá teto rígido.

20161109_160608_2

 

Longe de ser um verdadeiro conceito, apenas um “show car”, o Gol GT Concept é a adaptação de peças modificadas para se chegar ao que seria uma possível versão GT da atual geração do Gol. Este modelo “bombou” como nenhum outro no estande da VW e, segundo alguns jornalistas seguidos por milhares nas redes sociais, as postagens do compacto atingiram o maior número de “likes” entre tantos outros carrões que povoaram a web. Apesar de badalado, ele não se tornará realidade, pois essa geração do Gol já está com os dias contados e deve ser substituída por uma totalmente nova, baseada na nova geração do Polo, o primo rico do gol na Europa.

dsc01761_2

 

Super premiado por suas inovações tecnológicas, tanto na propulsão como na operação, o BUUD-e é um carro conceito elétrico com dois motores que juntos redem 225 kw (306cv) capazes de leva-lo aos 180 km / h e, em conjunto com suas baterias alojadas sob o assoalho, garantem uma autonomia de 533 km (ciclo europeu). Seus comandos são feitos por movimentos ou toques e ele não possui botões. Todas essas características modernas podem até encantar a quem gosta de tecnologia de ponta, mas o que atingia o coração de muitos presentes ao estande era mesmo a inspiração do design do BUUD-e. Não tinha como olhar para aquela van simpática sem lembrar da Kombi.  Se um dia ela resurgir, terá muito do design deste carro-conceito.

 

dsc02153-1920x1279_2

 

Talvez por não ter um lançamento de peso, o estande da VW é o que apresenta maior número de carros-conceito. Outro que está exposto, mas não muito promovido, é o Golf GTI Sport. Bem mais distante de ganhar a linha de produção que o  T-Cross Breeze, este estudo sobre o possível caminho do design do Golf abusou de da criatividade e das linhas agressivas, mas com o equilíbrio característico dos modelos da VW. Produzido em fibra de carbono esse carro híbrido conjuga um motor 1.6 Tsi a dois motores elétricos, totalizando 400 cavalos. Com torque cavalar de 68,3 Kgmf, este conjunto leva o conceito aos 100 Km/h em 4,3 segundos e atinge 280km/ h de velocidade máxima.

img_20161109_110202_2

Apesar de ser um exercício de design, o Hyundai Creta Sport Truck Concept (STC), dá algumas dicas de como será o DNA da marca nos próximos anos e também a possível inclusão de uma picape compacta em sua linha. Considerando que o grupo sul-coreano vem seguindo a cartilha das montadoras líderes em nosso mercado, faz todo sentido lançar este modelo na sequência, já que o SUV compacto que deu origem à este carro-conceito será montado no Brasil e por sua dimensões avantajadas em relação ao Honda HR-V e Jeep Renegade, certamente será um sucesso de vendas e uma ótima plataforma para uma picape no tamanho da Fiat Toro, a atual líder de vendas no Brasil.

dsc02342-1920x1280_2

A Citroen inovou em seu estante ao construí-lo como uma casa. Entre sofás, cadeiras e scoth-bar, apenas alguns carros-conceito, modelos da linha brasileira e o novo C4 Picasso, o grande lançamento da marca para o Salão 2016. Dois carros se destacaram, não por acaso estavam logo na entrada da “La Masion Citroen”: Concept AIRCROSS (laranja) e o 100% elétrico E-Méhari (azul), que já está a  venda na Europa, mas parece um conceito de tão exótico.  O primeiro antecipa as linhas de um provável SUV médio da marca e trás webcams em seu interior para transformar a viagem em um “momento lúdico e de compartilhamento”. Ele é um hibrido com um motor  elétrico de 95 cv no eixo traseiro e um motor 1.6 THP de 218 cv. O segundo, o E-Méhari é um elétrico inspirado em um modelo que a marca lançou em 1968. Sua carroceria é construída em plástico, tornando-o não corrosivo e possibilitando sua lavagem externa e também interna. Sua capota é composta por duas peças que podem proteger a frente, a traseira ou todo o habitáculo. A autonomia é de 200 km, a velocidade máxima de 110 km/h e a recarga leva de 8  a 13 horas dependendo da fonte de energia.

dsc02429-1920x1236_2

A Chevrolet apostou em um estudo de estilo para a sua picape média: S10 Xtreme. Essas soluções poderão orientar uma futura reestilização do modelo ou mesmo a criação de uma série especial. Sua carroceria  e rodas são pintadas na cor laranja fosca. Na dianteira, a picape traz entradas de ar no capô, para-choque com grande ângulo de ataque, guincho elétrico, faróis com máscara negra e luzes auxiliares centrais de LED tanto na parte inferior quanto na superior. Há snorkel e bagageiro no teto. Na parte de trás, o para-choque abriga um suporte para reboque e as lanternas contam com grades de proteção. Já a caçamba abriga o estepe e uma série de ferramentas entre as caixas de roda. O santo antônio envolvente é outro destaque do veículo.

dsc02103-1920x1278_2

O Concept IAA (Intelligent Aerodynamic Automobile) da Mercedes-Benz é um carro-conceito desenvolvido para demonstrar uma nova filosofia em termos de aerodinâmica e eficiência. Ao atingir a velocidade de 80 km/h, o modelo adapta sua carroceria para um modo que prioriza eficiência e baixa resistência do ar, alterando seu coeficiente aerodinâmico de 0,25 para Cd 0,19 – um recorde para um cupê de quatro portas. Seguindo as referências do Classe S, seu design é fluido e possui outros elementos que também remetem à eficiência como, por exemplo, câmeras nas laterais do veículo que substituem os espelhos retrovisores.

dsc02166-1920x1280

O LF-FC é o primeiro estudo da marca movido a célula de combustível de alta potência e seu console central pode ser operado por meio de um holograma, sem a necessidade de toque para comandar funções. O coração do LF-FC é um sistema de célula de combustível de alta potência, que energiza as rodas traseiras e também envia energia para dois motores nas rodas dianteiras, fazendo do modelo um veículo com tração integral. O posicionamento estratégico do compartimento da célula de combustível na parte traseira, uma unidade de controle de energia na dianteira e tanques de combustível de hidrogênio em forma de “T” resultam em uma excelente distribuição de peso deste sedã esportivo.

dsc02196-1920x1279_2

Fechamos com um verdadeiro conceito que saiu dos games para a vida real. O Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo, um supercarro-conceito desenvolvido pela Nissan em conjunto com a Polyphony Digital Inc., empresa que criou o jogo eletrônico de corrida Gran Turismo® 6 (GT6™), do console Sony PlayStation®. Pintado na cor “Vermelho Cavaleiro do Fogo” ele apresenta a nova expressão da assinatura de design da Nissan, a grade ‘V-Motion. O projeto do carro virtual para o vídeo game deu tão certo, que chamou a atenção dos engenheiros do Centro Técnico da Nissan no Japão, que resolveram criar a versão real do modelo. No game, o modelo tem tração integral e propulsão utiliza um sistema híbrido de alto desempenho com um motor V6 biturbo  combinado com outros três motores elétricos.

Compartilhe

Deixe o seu comentário