Data: 12/11/2014
Renault moderniza Fluence sonhando chegar ao “Top 5”
Desde que chegou, em 2011, o Fluence vem brigando por uma posição de destaque no acirrado segmento de sedans médios. Mas, apesar de todos os seus atributos, o máximo que o sedan da Renault conseguiu até hoje foi um 7º lugar no ranking dos mais vendidos.
Mas esse cenário deve mudar. A Renault acaba de lançar a linha 2015 do Fluence, com novidades que prometem realizar um grande sonho dos executivos da montadora francesa: entrar para o Top 5 – atualmente composto pelo Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Cruze, Nissan Sentra e Volkswagen Jetta.
Para isso, ela primeiro deu uma modernizada no visual do seu sedan médio, incorporando a nova identidade da marca – a logo cresceu e ficou posicionada na grade dianteira. Trocou o para-choques dianteiro e acrescentou luzes de LED-DRL (Day Running Light) acima do faról de neblina.
Depois, a Renault manteve o que já era muito bom (como a motorização 2.0 16V de 143 cv de potência máxima e os câmbios manual de seis marchas e CVT X-Tronic) e melhorou o que era apenas bom, como acabamento e conteúdo.
A central multimídia, por exemplo, cresceu e ganhou novos recursos. Sua tela agora é de 7 polegadas multitoque, ou seja, ela permite ampliar, reduzir e mover imagens! Gente, é quase um tablet! A nova central também passou a contar com função Eco-condução, Bluetooth com reconhecimento de voz, além de visualização das imagens na câmera de ré, GPS, rádio e USB.
A exclusiva função walk away closing – que tranca o carro automaticamente assim que o motorista se afasta do carro de posse da chave-cartão – agora aciona o recolhimento dos retrovisores, que, por sua vez, ganharam luzes de LED. A mesma tecnologia também está presente nas lanternas traseiras. Mas só da versão top de linha.
Outras novidades da linha 2015 são o sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro e a introdução do painel de instrumentos digital, de melhor visualização e leitura – ambos de série desde a versão de entrada.
Por falar em versões, veja só como ficou a gama da linha 2015 do Fluence:
Gostou? Então vamos aos comparativos com os concorrentes. Primeiro, com o modelo de entrada, o Fluence Dynamique:
Agora, com a versão top de linha, Privilège:
Pois é, a briga promete ser boa. Agora resta esperar para ver a reação do mercado. Desbancar os líderes do segmento não é uma tarefa fácil. Mas, quem sabe, o Fluence consegue ao menos chegar perto? Ao menos ficar entre os cinco mais vendidos, como tanto sonha a Renault!
*A jornalista viajou a convite da Renault