Data: 26/10/2016

Peugeot Fractal: carro-conceito antecipa painel e sistema de som do futuro.

Por: DA REDAÇÃO

Atração da marca para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o conceito elétrico antecipa como será no futuro o i-Cockpit®, famoso painel em que os instrumentos são visualizados sobre o volante. Sistema de áudio que pode ser comandado por um relógio e motores elétricos que garantem 204 cv de potência e autonomia de até 450 km, também são destaques.

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A StelLab, unidade de pesquisa da PSA Peugeot Citroën, e a FOCAL, líder francesa em sistemas de som, projetaram um inovador sistema que combina alta qualidade sonora em 13 alto-falantes incorporados atrás dos bancos. Este sistema acentua o som grave e imprime uma característica adicional ao i-Cockpit®. Ele foi criado pelo designer de som brasileiro Amon Tobin e pode ser comandado por meio de um relógio de pulso . O modelo é o Samsung Gear S que fornece informação contínua sobre o estado da bateria, tempo de carga, temperatura interior e localização. O relógio dá ao motorista acesso ao conceito com um toque para abrir as portas e personalizar o funcionamento do ar-condicionado e sistema de som, por exemplo.

Nessa tecnologia de som digital que simula o ouvido humano, as fontes de som são criadas virtualmente e a localização delas foi projetada para melhorar as informações transmitidas ao condutor. Por exemplo: quando o sistema de navegação está em uso, o som do comando de voz parece vir da frente do carro. Durante o deslocamento, a fonte se move em direção à cabine e muda para onde o carro precisa virar. Nos cruzamentos, o som fica mais próximo para alertar sobre a necessidade de mudança de direção. Para explorar todo o seu potencial, o sistema de som tem, na parte da frente, três alto-falantes de médio e alto alcance, dois tweeters, dois woofers e um subwoofer. Na parte de trás, dois altofalantes de médio alcance, dois tweeters e um subwoofer. A FOCAL também criou uma membrana de fibra de linho para os alto-falantes processarem o som fielmente. Batizada de FLAX, a tecnologia é caracterizada por um som muito natural, rico na reprodução de som grave. A restituição na área dos passageiros é fornecida por sete alto-falantes FLAX e quatro tweeters de cúpula invertida de magnésio, enquanto dois subwoofers cuidam do som grave. O conjunto tem ainda quatro amplificadores FD compactos, constituídos por um total de catorze canais de amplificação de 1.600 watts.

O carro-conceito é uma verdadeira incubadora de ideias que explora o uso de impressão 3D para criar formas que não podem ser obtidas através de qualquer outro processo. As peças e componentes resultantes representam mais de 80% das superfícies do interior e oferecem uma combinação de estilo e real funcionalidade. A escolha dos materiais é inspirada nos auditórios e estúdios de gravação: carvalho escuro decora o painel de instrumentos, painéis de portas e assentos; peças em cobre nas conexões de áudio percorrem o interior e itens em 3D aumentam o conforto acústico. Uma malha têxtil em 3D cobre os assentos que têm acabamento em couro branco.

Seu estilo externo é agressivo e dinâmico. Uma linha reta divide a pintura com acabamento duplo, aumentando ainda mais a sensação de vitalidade com uma mudança acentuada do branco ao preto na dobradiça das portas. A parte superior da carroceria possui teto removível para transformar o cupê em um cabriolet.

Para garantir o controle permanente, o banco do motorista fornece respostas cinestésicas com base na dirigibilidade do PEUGEOT Fractal. O volante intuitivo e compacto possui um touchpad integrado em cada um dos seus dois raios. Sensores controlados pelo polegar acionam uma variedade de funções e equipamentos do veículo.  Uma tela tátil em Amoled de 7,7 polegadas embutida no console central pode ser usada para controlar todos os recursos do carro-conceito , enquanto o head-up display fornece leitura digital holográfica em uma tela de policarbonato para informações adicionais. Já o display digital 12,3 polegadas em HD do painel principal é personalizável para atender às preferências individuais. Uma faixa de LED na traseira mostra a carga da bateria por meio de um display, e os LEDs também atuam como luzes traseiras quando o PEUGEOT Fractal está se movendo. A assinatura luminosa na dianteira começa abaixo da grade e flui sobre os faróis.

O modelo é extremamente compacto, com 3,81 m de comprimento e 1,77 m de largura. As rodas de 19 polegadas estão posicionadas nas extremidades do carro, com um balanço dianteiro e traseiro de apenas 0,52 m, facilitando as manobras na cidade. Suas baterias de íons de lítio estão alojadas no túnel central, reduzindo o centro de gravidade e melhorando a distribuição de peso. O conjunto soma 40 kW e alimenta motores elétricos no eixo dianteiro e traseiro para fornecer uma potência total de 204 cavalos e autonomia de até 450 km. São dois motores elétricos de 102 cavalos, um em cada eixo. Durante a aceleração o motor traseiro entra em ação primeiro e o motor do eixo da frente passa a funcionar gradualmente a partir dos 100 km/h. O cupê vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e pode cobrir 1.000 metros, partindo da imobilidade, em 28,8 segundos. Sua suspensão pneumática pode funcionar automaticamente ou ser controlada pelo motorista para ajustar a altura em relação ao solo entre 7 cm e 11 cm: a posição mais baixa privilegia a aerodinâmica na estrada e estende a autonomia, já a posição mais elevada permite que o carro transite na cidade passando com tranquilidade pelos obstáculos.

 

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