Data: 06/10/2017
Novo Polo: do antigo, só ficou o nome!
Ele está de volta! Depois de dois anos “de férias”, o Volkswagen Polo retorna à linha de produção em grande estilo. A nova versão está maior, mais tecnológica, mais segura, mais completa e muito mais inovadora. Tudo isso graças à plataforma MQB, a mesma do Novo Golf e Passat.
Na verdade, ele é quase um Golf! Para você ter uma ideia do tamanho, a distância entre eixos é de 2.565 mm – a maior da categoria –, o que proporciona espaço de sobra para as pernas dos passageiros (incluindo adultos altos) do banco traseiro. Esses últimos, ainda contam com saídas de ar e uma tomada USB para carregar baterias de smartphones, tablet e o que mais precisar.
Os ocupantes da frente também são muito bem tratados. O motorista, por exemplo, conta com ajuste milimétrico de altura do banco e descanso de braço ajustável. O acesso a bordo é facilitado pelo amplo ângulo de abertura das portas. Além disso, as portas dianteiras possuem três estágios de abertura.
Segundo a Volkswagen, todo o interior do Novo Polo foi desenvolvido por meio de estudos de ergonomia e funcionalidade. O resultado é percebido pelo desenho limpo do painel, pela anatomia dos bancos, adequada localização dos equipamentos e a facilidade de manuseio dos comandos. Também fica evidenciada na combinação harmônica das cores de forrações e revestimentos de elevado padrão de qualidade.
Active Info Display
O Novo Polo é o primeiro Volkswagen a trazer a segunda geração do Active Info Display, o quadro de instrumentos totalmente digital no qual as informações são implementadas via software. Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet. As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário.
Há três sistemas de infotainment, que permitem total conectividade e leitura de variados arquivos digitais, disponíveis para todas as versões. Entre eles está o Discover Media, com tela de 8 polegadas e três entradas USB, entre outros itens. Todas as versões do Novo Polo trazem de série o prático suporte para celular sobre o painel, com entrada exclusiva USB para carregamento.
Motores eficientes e premiados
As três opções de motores disponíveis para o Novo Polo estão entre os mais modernos e eficientes produzidos pela Volkswagen no Brasil. Todos têm bloco e cabeçote feitos de alumínio, além de vários outros recursos para aprimorar sua eficiência energética.
Para as versões Comfortline e Highline está disponível exclusivamente o motor 200 TSI, sempre combinado à transmissão automática de 6 marchas. A versão MSI traz o motor 1.6 de até 117 cv e torque máximo de 162 Nm (16,5 kgfm), combinado à transmissão manual de 5 marchas. O Novo Polo também pode ser equipado com o premiado motor 1.0 MPI de até 84 cv e torque máximo de 102 Nm (10,4 kgfm).
Com o motor 200 TSI, o Novo Polo inaugura uma nova estratégia da Volkswagen – a sigla ‘200 TSI’ (referente a 200 Nm de torque, gerados pelo motor TSI, com tecnologia de turbocompressor e injeção direta de combustível). Essa nova nomenclatura é aplicada na tampa traseira, reforçando o maior torque do segmento de compactos premium, e em baixas rotações.
O motor TSI gera o torque máximo de 200 Nm a partir de 2.000 rpm. Isso garante melhor aceleração com menos trocas de marchas e ajuda a economizar combustível. A potência máxima é de 128 cv (94 kW) com etanol e 115 cv (85 kW) com gasolina a 5.500 rpm.
Todas as versões do Novo Polo têm classificação “A” (a mais eficiente) em consumo de combustível no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Versões e equipamentos
O Novo Polo começa a ser vendido em novembro nas mais de 500 concessionárias Volkswagen no Brasil com três opções de motores e duas de transmissão. São quatro versões: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSI.
VERSÃO | MOTOR | CÂMBIO | PREÇO |
Polo | 1.0 | Manual de 5 marchas | R$ 49.990 |
Polo MSI | 1.6 | Manual de 5 marchas | R$ 54.990 |
Polo Comfortline 200 TSI | 1.0 TSI | Automático de 6 velocidades | R$ 65.190 |
Polo Highline 200 TSI | 1.0 TSI | Automático de 6 velocidades | R$ 69.190 |
Todas as versões do Novo Polo trazem de série direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas (os dianteiros possuem função “um-toque” para fechamento e abertura), travas elétricas, faróis de dupla parábola e chave tipo “canivete” com controle remoto.
O Novo Polo Comfortline vem equipado com banco traseiro bipartido, coluna de direção ajustável em altura e distância, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), faróis de neblina com “cornering light”, sistema de infotainment Composition Touch com tela de 6,5” sensível ao toque, rodas de liga leve de 15” “Viper” com pneus 185/65 R15, sensores de estacionamento traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores externos, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, lanternas traseiras escurecidas e volante multifuncional, entre outros recursos.
A versão Highline soma aos itens de série da opção Comfortline os recursos: sistema “Kessy” de abertura das portas sem uso da chave e partida do motor por botão no console central, controlador automático de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado “Climatronic”, banco do passageiro dianteiro rebatível, descanso de braço dianteiro com porta-objetos e 2 portas USB para carregamento, porta-luvas refrigerado, faróis de neblina com função “cornering light” (luz de conversão estática), luz de condução diurna (DRL) em LED ao lado dos faróis de neblina, rodas de liga leve de 16” “Avalanche” com pneus 195/55 R16, sobretapetes e volante multifuncional revestido de couro com “shift paddles” e detalhes em preto brilhante na cabine.
O Novo Polo é calçado em todas as versões com pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, que colaboram para a redução no consumo de combustível – sem deixar de lado a alta performance dinâmica, em dirigibilidade e frenagens. São três medidas disponíveis: 185/65 R15, 195/55 R16 e 205/50 R17. Ponto importante para a segurança: todas as versões do Novo Polo possuem rodas com cinco parafusos de fixação.
Cinco Estrelas
O quesito segurança também se destaca no novo modelo, que acaba de receber nota máxima no LatinNCAP, com cinco estrelas na proteção para adultos e para crianças. É bom ressaltar que, desde a sua versão de entrada, o Novo Polo conta com quatro airbags (dois dianteiros e dois laterais), cintos de três pontos para todos e sistema ISOFIX e top-tether (que garantem mais segurança e facilidade para fixação de cadeirinhas infantis).
Nas versões TSI o Novo Polo é equipado de série com ESC – Controle eletrônico de estabilidade. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade, no caso de uma situação crítica.
Opcional para as demais versões do Novo Polo, o ESC engloba vários outros recursos eletrônicos de assistência, como o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que aumenta a agilidade do carro e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas.
Também inclui o inovador sistema que faz a limpeza automática e mantém secos os discos de freio, em situações de chuva – o BSW (Bremsscheibewischer – Limpeza Automática dos Discos de Freio). O sistema trabalha para aproximar as pastilhas dos discos de freio dianteiros, em frações de segundo e de forma imperceptível para o motorista, com o objetivo de secar os componentes e garantir o menor espaço de frenagem possível. O BSW atua acima de 70 km/h e com o limpador de para-brisa acionado. Essa tecnologia, até então apenas presente em carros de luxo, garante ao Novo Polo muito mais segurança e precisão nas frenagens.
É também possível graças ao ESC o sistema RKA+ (Monitoramento da pressão dos pneus), que verifica a pressão dos pneus constantemente.O Novo Polo tem freios a disco nas quatro rodas como item de série nas versões TSI. Freios a disco colaboram para melhor performance e proporcionam maior resistência ao chamado “fading”, a perda de eficiência por aquecimento (numa descida de serra, por exemplo).
Entre os recursos de Segurança Ativa proporcionados pela Estratégia Modular MQB está o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, exclusivo no segmento, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual.
Também está entre os recursos de segurança o detector de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo uma parada para descansar e tomar um café.
Primeiras Impressões
Durante o lançamento do Novo Polo para a imprensa especializada, tivemos a oportunidade de fazer um rápido test drive na versão top de linha Highline – que estava com todos os opcionais, inclusive o painel de instrumentos Active Info Display.
Assim que assumi o volante, tive a sensação de estar a bordo de um automóvel de seis dígitos! Isso porque, além do espaço generoso e do acabamento impecável, o Novo Polo dispõe, atrás do volante, no lugar do tradicional painel de instrumentos, de uma tela de 10,25 polegadas configurável, que permite desde a visualização das informações básicas (como velocímetro e conta-giros), até os mapas 3D da navegação GPS. Uma tecnologia que só se vê em modelos importados caríssimos!
A ergonomia também prima pela perfeição, com todos os comandos caindo como luvas nas mãos do motorista. Encontrar uma boa posição para dirigir também foi tarefa fácil com os ajustes de altura e profundidade da coluna de direção e do banco.
No caótico trânsito da capital paulista, o Novo Polo provou ser ágil e com boa visibilidade. Já na estrada, o hatch foi pura diversão, sempre passando muita segurança, inclusive nas ultrapassagens e trechos mais sinuosos! Nesses últimos, inclusive, os controles de estabilidade e tração atuaram de forma rápida e precisa, sem sair, hora alguma, de frente ou de traseira.
O motor turbinado de 128 cv de potência máxima casou muito bem com o câmbio automático de seis velocidades, que conta com paddle shifts (aquelas borboletas atrás do volante). Bem escalonado, a transmissão tem funcionamento suave – quase não se percebe o momento em que as marchas são trocadas.
Enfim, o Novo Polo promete mesmo revolucionar o segmento de compactos Premium no Brasil, e, segundo a Volkswagen, o novo hatch está inaugurando uma nova era da marca no País, que pretende lançar grandes novidades, todas desenvolvidas com foco total no cliente.
Bom, se o Novo Polo já está agradando de uma forma tão surpreendente, imagina então o que vem por aí! A concorrência que se cuide!!!
*A jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil