Data: 13/11/2013
Novo KA: Do antigo, só sobrou o nome
Assim como fez, no ano passado, com o atual EcoSport, a Ford está usando a estratégia de lançar a nova geração o Ka em doses homeopáticas — o utilitário teve três apresentações: a do design externo em janeiro, a do interior em abril e o lançamento oficial em agosto de 2012. Quantas aparições o novo compacto terá, ninguém sabe. Mas a primeira já aconteceu, e contou com a presença de ninguém mais ninguém menos do que Bill Ford, presidente do Conselho da montadora e bisneto do fundador Henry Ford.
Previsto para chegar ao mercado no primeiro semestre de 2014, o novo Ka foi mostrado para a imprensa, na última quarta-feira, 13, na fábrica de Camaçari (BA), onde será produzido. A cerimônia contou com a presença de autoridades governamentais e executivos da montadora, entre eles, o presidente do Conselho, Bill Ford, que afirmou que “o melhor ainda está por vir”, ao se referir ao crescimento da Ford e aos produtos globais da marca.
Dois exemplares do compacto (um vermelho e outro prata) foram mostrados para os jornalistas. Entretanto, tratavam-se de protótipos (inclusive, foram batizados de Ka Concept 2013), sem acabamento interno.
Como só pudemos ter contato com o exterior do carro, tudo o que podemos concluir até o momento, é que o carro terá versão quatro portas, será maior do que o atual Ka e — as fotos não me deixam mentir — bem mais atraente.
O modelo agora incorpora elementos da linguagem global da Ford, incluindo a grade dianteira trapezoidal e o capô vincado. Os faróis são oblíquos e contribuem para o alongamento visual da carroceria. A linha do teto avança na traseira até o aerofólio incorporado à tampa do porta-malas, com lanternas amplas e linhas que ajudam a criar uma aparência robusta.
AINDA UM MISTÉRIO
Interior, motorizações, versões e preços ainda estão sendo guardados a sete chaves (e, provavelmente, revelados aos poucos, nos próximos encontros com a imprensa).
A montadora da oval azul se limitou a informar que o Novo Ka “irá oferecer liderança em economia de combustível na categoria” (cogita-se que terá um motor de três cilindros), “interior espaçoso e confortável para cinco pessoas, o ar-condicionado mais eficiente de sua classe e uma série de tecnologias” (como compartimento central para o encaixe de celular), “além do sistema de conectividade SYNC.”
Como você pode deduzir, o novo Ka vai subir de patamar, devendo ficar entre o Fiesta RoCam e o New Fiesta. E, como adiantamos em janeiro do ano passado (leia em http://goo.gl/YjJss3), haverá uma versão sedan!
* A jornalista viajou a convite da Ford do Brasil