Data: 28/09/2013
Novo Focus chega com design mais atraente e motores flex sem tanquinho, além de itens inéditos
“Eu tenho um Ford Focus”. Se você, com todo o orgulho do mundo, já enchia a boca para dizer essa frase antes, imagine o que fará a nova geração do modelo com o seu ego! Afinal, o Novo Focus ficou não apenas mais bonito, como também mais completo – gente, ele agora até estaciona sozinho! E isso sem falar nos novos motores flex com tecnologias que dispensam o uso do tanquinho!
Exibindo linhas mais dinâmicas e modernas, a terceira geração do Focus começa a chegar às concessionárias Ford de todo o País, nas configurações hatchback e sedan. A primeira tem preço inicial de R$ 60.990,00 e oferece duas opções de motorização flex (Sigma 1.6 Easy-Start e Duratec 2.0 Direct Flex) e duas de câmbio (manual de cinco marchas e sequencial PowerShift de seis). Já o sedan começa em R$ 69.990,00, mas o conjunto mecânico é um só: propulsor 2.0 e transmissão sequencial.
Veja nos quadros abaixo como ficou a gama Focus 2014:
NOVO FOCUS SEDAN |
S 2.0 PowerShift | SE 2.0 PowerShift | TITANIUM 2.0 PowerShift |
R$ 69.990,00 | R$ 74.990,00 | R$ 81.990,00 |
– Sync Media System com comando de voz- Advance Track- Assistente de partida em rampa
– Aviso de pressão baixa dos pneus – Controle de torque em curvas |
– Airbags laterais- Bancos em couro- Sensor de estacionamento traseiro
– Piloto automático – Limitador de velocidade – Faróis de neblina |
– Sync Media System com MyFord Touch- Tela touch de 8 polegadas- Sistema de navegação
– Câmera de ré – Sony Premium Sound (9 alto falantes) |
PACOTE PLUS (+ R$ 3 MIL)– Airbags de cortina– Chave com sensor de presença
– Sensor de chuva – Acendimento automático dos faróis – Espelho retrovisor eletrocrômico – A/C digital e automático (dual zone) – Retrovisores com rebatimento |
PACOTE PLUS (+ R$ 8 MIL)– Faróis de xênon e auxiliares em curvas– Luzes diurnas de LED
– Sistema de estacionamento automático – Sensor de estacionamento dianteiro – Banco do motorista com ajuste elétrico em 6 posições – Teto solar elétrico |
NOVO FOCUS HATCH |
S 1.6 manual | SE 1.6 manual | S 1.6 Powershift | SE 1.6 Powershift | SE 2.0 Powershift | TITANIUM 2.0 Powershift |
R$ 60.990 | R$ 63.990 | R$ 66.990 | R$ 69.990 | R$ 72.990 | R$ 79.990 |
– 2 airbags- Freios ABS com EBD- Sync Media System com comando de voz | – 4 airbags- Bancos em couro- Sensor de estacionamento traseiro
– Piloto automático – Faróis de neblina |
Itens de série da versão S mais:- Assistência de partida em rampas- Aviso de pressão baixa dos pneus
– Controle de torque em curvas – Advance Trac |
Itens de série da versão SE mais:- Assistência de partida em rampas- Aviso de pressão baixa dos pneus
– Controle de torque em curvas – Advance Trac |
– Rodas de liga leve 17 | – Sync Media System com My Ford Touch- Sistema de navegação- Câmera de ré |
PACOTE PLUS (+ R$ 3 MIL)Airbags de cortinaChave com sensor de presença
Sensor de chuva Acendimento automático dos faróis Espelho retrovisor eletrocrômico A/C digital e automático (dual zone) Retrovisores com rebatimento |
PACOTE PLUS (+ R$ 8 MIL)Faróis de xênon e auxiliares em curvasLuzes diurnas de LED
Sistema de estacionamento automático Sensor de estacionamento dianteiro Banco do motorista com ajuste elétrico em 6 posições Teto solar elétrico |
Como você pode conferir nos quadros acima, o Focus recebeu um upgrade em termos de segurança e comodidade. O modelo mais caro, por exemplo, vem com faróis de xênon, luzes diurnas de LED, banco do motorista com ajuste elétrico e até sistema de estacionamento automático (Active Park Assist), que faz baliza, sem a intervenção do motorista, em vagas com espaço mínimo de 20% maior que o comprimento do carro.
E não para por aí! Graças à evolução do SYNC, o comando de voz dos modelos equipados com MyFord Touch, não apenas opera o sistema de climatização, navegação e entretenimento, como também “entende” as necessidades do motorista. Por exemplo, se ele acionar o SYNC e disser “Estou com fome”, a tela do GPS irá mostrar os restaurantes mais próximos. Não é incrível?!
SEM TANQUINHO
Com exceção dos músculos moldados por incansáveis exercícios abdominais, os tanquinhos nunca agradaram e, em breve — e graças a Deus — vão virar peça de museu. Isso porque as montadoras estão investindo cada vez mais pesado em novas tecnologias que dispensam o uso desse reservatório extra de gasolina para os carros flex.
E a Ford tem empenhado em apresentar as melhores soluções. Primeiro lançou o motor Sigma 1.6 com sistema Easy-Start, que aquece o combustível em pré-câmaras de injeção, garantindo uma partida rápida mesmo em condições críticas de temperatura (até -10°C com 100% de etanol no tanque).
E para o Novo Focus, esse mesmo propulsor, recebeu aprimoramentos. Agora, ele conta com duplo comando variável e independente de válvulas, e taxa elevada de compressão. Resultado: melhoria significativa na potência e no consumo, além de maior agilidade nas retomadas de velocidade.
Já com o motor 2.0 Duratec, a Ford foi mais além: eliminou não apenas o tanquinho como também qualquer sistema de pré-aquecimento. Para garantir que o carro dê partida com etanol em temperaturas baixas (até -10°C), o combustível é injetado dentro dos cilindros a uma pressão de até 150 bar, ou seja, cerca de 40 vezes maior que no sistema de injeção PFI convencional.
O avançado sistema de injeção direta trabalha em conjunto com o TiVCT, que sempre ajusta o tempo de válvulas para a melhor configuração possível, entregando a quantidade precisa de combustível dentro da câmera de combustão. Com isso, além de melhorar o desempenho, a nova tecnologia assegura uma economia de combustível ainda maior.
Veja nos quadros abaixo, os consumos e especificações técnicas dos dois motores do Novo Focus:
CONSUMO
MOTOR SIGMA 1.6 EASY-START: CONSUMO |
CIDADE | ESTRADA | |
ETANOL | 7,0 km/l | 9,3 km/l |
GASOLINA | 10,3 km/l | 13,7 km/l |
MOTOR DURATEC 2.0 DIRECT FLEX: MELHOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL |
ETANOL | GASOLINA |
CIDADE | ESTRADA | CIDADE | ESTRADA | |
FOCUS 2.0 | 5,7 km/l | 7,8 km/l | 8,3 km/l | 11,3 km/l |
NOVO FOCUS 2.0 DIRECT FLEX | 6.6 km/l | 8,6 km/l | 9,6 km/l | 12,6 km/l |
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
SIGMA 1.6 EASY-START | DURATEC 2.0 DIRECT FLEX | |
POTENCIA | 135/131 cv (a 6.500 rpm) | 178/175 cv (a 6.500 rpm) |
TORQUE | 164/159 Nm (a 5.250/3.000 rpm) | 221/211 Nm (a 4.500 rpm) |
PARTIDA A FRIO | O sistema eletrônico funciona por aquecimento do combustível em pré-câmaras de injeção e é acionado assim que a porta do veículo é aberta. Isso garante uma partida rápida mesmo em condições críticas de temperatura, de até -10°, com 100% de etanol no tanque. | Diferentemente da injeção convencional, o método CCAS (Compressed Crank Assisted Start) auxilia na vaporização do etanol e permite partida rápida em condições críticas de temperatura (até -10°C), mesmo com 100% de etanol no tanque. O motor realiza alguns ciclos de compressão sem a injeção de combustível para aquecer a câmara e os bicos de injeção. |
DESIGN MAIS ATRAENTE
Não há como negar que o design do novo Focus ficou mais atraente, principalmente na versão sedan (clique nas fotos abaixo e me diga se estou exagerando). Embora não “carregue” o mesmo DNA do Fusion, New Fiesta e EcoSport, o médio da Ford ganhou linhas mais modernas e ousadas, se comparado à geração anterior.
Por dentro, as mudanças também foram positivas. Os bancos agora abraçam os ocupantes, e não há o que reclamar da ergonomia. O acabamento também é de qualidade, com materiais agradáveis ao toque — nada de plásticos duros!
Mas o principal destaque é a central multimídia, que salta aos olhos, principalmente na versão top de linha, com sua tela de colorida de 8 polegadas. Outra alteração interessante foi o formato da alavanca do freio de mão, que agora lembra um manche de avião.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
A apresentação seguida de test drive do Novo Focus para os jornalistas especializados aconteceu na charmosa cidade de Mendoza. Aos pés da Cordilheira dos Andes, tivemos nosso primeiro contato com a versão top de linha do modelo… argentino. Pois é, por questões burocráticas que impedem a importação de veículos já rodados, a Ford não pôde disponibilizar os modelos flex, voltados para o mercado brasileiro.
Enfim, nossas impressões com relação à motorização flex serão dadas em breve, quanto o Focus Flex for para Belo Horizonte, para nossa avaliação de uma semana.
O que pudemos comprovar durante esse primeiro test drive de pouco mais de 140 quilômetros organizado pela Ford na Argentina foi a excepcional dirigibilidade e conforto a bordo do novo Focus. A suspensão, por exemplo, que já era uma referência no Focus, ficou ainda melhor.
Aliada ao controle de torque em curvas (recurso que aumenta a aderência, acionando o freio dianteiro e diminuindo o sub-esterço em curvas), o conjunto de suspensão (independente) proporcionou um rodar seguro, sem sustos, mesmo nos pisos escorregadios.
Nessas horas também pude contar com o sistema AdvanceTrac com controle eletrônico e tração, que manteve o controle do veículo mesmo em manobras evasivas. Por mais que eu “abusasse” na direção, as rodas não derraparam e nem perderam a tração.
A parada final do test drive foi na Bodega Monteviejo, no Vale do Uco, com almoço e degustação de vinhos! Mesmo com o convite de poder apreciar um dos mais saborosos vinhos argentinos, entreguei o Focus já sentindo saudades e contando os dias para reencontrá-lo em BH, só que na versão flex!
* A jornalista viajou a convite da Ford do Brasil