Data: 06/12/2013

Novo Fiorino: agora ele vai do trabalho direto para a balada

Por: LICINÁIRA BARROSO, de São Paulo*

Líder do segmento por 23 anos consecutivos, o Fiat Fiorino chega à sua terceira geração (a primeira foi baseada no Fiat 147 e a segunda no antigo Uno/Mille) exibindo um visual mais moderno (baseado no conceito Round Square do Novo Uno), motorização mais potente e uma plataforma exclusiva.

Resultado: o Novo Fiorino ficou mais confortável, com maior capacidade de carga e, de quebra, com mais disposição para enfrentar um árduo dia de trabalho e — por que não — de lazer.

Afinal, com essa simpática carinha de Novo Uno, o pequeno furgão ganhou status até mesmo para frequentar ambientes fora do expediente. Além do visual externo, o furgão agora conta com um interior bem semelhante ao do hatchback.

Basta entrar no Novo Fiorino para se sentir dentro do Novo Uno. As únicas diferenças estão na ausência do retrovisor interno e na presença da parede divisória (que pode ser de chapa ou de vidro, dependendo da configuração) bem atrás dos dois únicos bancos.

Painel de instrumentos, console central, volante e até o pomo da alavanca de mudança de marchas são os mesmos do hatch, o que implica em mais ergonomia e melhor posição para dirigir em comparação ao antigo furgão.

A dirigibilidade do novo furgão também mudou da água para o vinho por conta da nova suspensão traseira (com concepção e arquitetura derivadas da picape Strada) e da nova motorização 1.4 EVO Flex, que desenvolve potência de 85 cv a 5.750 rpm (gasolina) e 88 cv a 5.750 rpm (etanol); e tem torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm (gasolina) e 12,5 kgfm a 3.500 rpm (etanol).

Outro grande salto evolutivo do Novo Fiorino está na maior capacidade de carga. Agora ele pode transportar até 650 quilos, já que ficou 200 mm mais comprido, 21 mm mais largo, 27 mm mais alto e com um entre-eixos 140 mm maior.

Além de transportar maior volume de cargas, o novo furgão oferece mais praticidade e segurança ao dispor de portas traseiras assimétricas com dois estágios de abertura. Em uma primeira fase, elas ficam travadas quando formam um ângulo de 90° em relação à carroceria; depois de destravadas, podem ser abertas (180°) totalmente.

BASICÃO OU COMPLETÃO

O Novo Fiorino chega ao mercado custando a partir de R$ 38.540,00. Mas antes de você ficar animadinho, saiba que este é o preço da versão básica, ou seja, não tem sequer desembaçador com ar quente ou para-brisa degradê. Em compensação, por conta da nova lei, ele sai de fábrica equipado com duplo airbag e freios ABS.

No entanto, direção hidráulica, ar condicionado, para-choques na cor do veículo, calotas integrais, conta-giros, travas elétricas, vidros elétricos e até predisposição para rádio são itens opcionais, normalmente vendidos em pacotes.

Só para você ter uma ideia, de pouco mais de R$ 38 mil, o Novo Fiorino saltaria para quase R$ 45 mil se equipado com boa parte dos opcionais. Ou seja, para que ele possa sair do trabalho e ir direto para a balada, você teria que investir mais no seu furgão. Daí eu pergunto: será que vale a pena?

*A jornalista viajou a convite da Fiat Automóveis

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