Data: 28/03/2016

Mercedes-Benz inaugura nova fábrica no Brasil

Por: Amintas Vidal*

Na presença de autoridades, fornecedores, concessionários e imprensa, a Mercedes-Benz do Brasil apresentou, na última terça-feira, 23, sua nova fábrica como parte da estratégia global “Mercedes-Benz 2020”. Com um investimento de 600 milhões de reais ela se tornou a 26ª unidade da montadora dedicada a carros no Mundo. A área construída tem 93 mil metros quadrados e a área total do terreno atinge 2,5 milhões de metros quadrados. A empresa destaca que toda a obra foi realizada em apenas 19 meses.

Neste ano de 2016 a Mercedes-Benz comemora 60 anos no Brasil e retorna à produção de automóveis, tornando-se assim a única empresa automotiva na América Latina a fabricar simultaneamente caminhões, vans, ônibus e automóveis.

CLASSE C E GLA: OS PRIMEIROS NACIONAIS

Inicialmente sairá da linha de produção o modelo Classe C em versões com motores de quatro cilindros, 1.6 e 2.0 litros. Já no segundo semestre começará a montagem do modelo GLA, o SUV médio da marca. Neste primeiro estágio sua capacidade de produção será de 20 mil veículos ao ano, o que irá gerar de 500 a 750 empregos diretos e outras centenas de forma indireta por toda a sua rede de fornecedores.

FábricaMercedesIracemápolis_FOTO01

A fábrica adota uma metodologia de produção denominada Lean Manufacturing, baseada na melhoria contínua e na otimização de recursos, visando assegurar qualidade superior nas linhas de montagem e nos produtos finais que são entregues ao cliente. A produção enxuta é uma abordagem sistemática dos processos de produção que identifica e elimina desperdícios por meio da melhoria contínua. A flexibilidade é outra vantagem do Lean Manufacturing, o que torna a linha de produção apta para eventuais mudanças ou adequações.

FábricaMercedesIracemápolis_FOTO04

Já os fornecedores atuam no sistema just in sequence (JiS) para abastecimento da linha de montagem. No caso dos fornecedores externos, o sistema adotado é o Kanban, sistema de abastecimento de peças e componentes muito comum no conceito Lean.

MEIO AMBIENTE

Em relação ao meio ambiente, foram plantadas 53 mil árvores em todo o terreno do empreendimento e outras duas iniciativas foram destacadas: através de usinas movidas a gás natural, a fábrica gera 50% da energia que consome e ao adotar um sistema de pintura à base de água, o processo em si deixa de emitir 43% de gás carbônico e 77% de compostos orgânicos voláteis, além de reduzir em 30% o consumo de energia quando comparado ao processo à base de solventes.

FábricaMercedesIracemápolis_FOTO02

Visitamos a linha de produção que já se encontra em atividade. Por adotarem o processo de CKD (Completely Knock-Down), montagem de partes importadas com peças e outras partes nacionais, o interior do galpão é basicamente um imenso armazém de engradados de madeira com essas partes importadas e uma grande linha de motagem central quase tão limpa e silenciosa como um hospital – particular, diga-se de passagem.

Impressiona a precisão dos serviços realizados por funcionários que, segundo a marca, foram treinados em parceria com o SENAI (aproximadamente 500 alunos). A Empresa contratou os alunos com melhor desempenho que passaram a ser treinados na área de PDI (Pre Delivery Inspection – Pré-Inspeção de Distribuição). Posteriormente, 90 colaboradores participaram de treinamentos nas plantas de automóveis Mercedes-Benz do Grupo Daimler na Alemanha, Índia, Hungria e Tailândia, os quais tornaram-se disseminadores dos processos entre os demais colaboradores.

FábricaMercedesIracemápolis_FOTO05

Além dos investimentos em qualificação de seus funcionários a Mercedes- Benz participa de projetos sociais da comunidade como o Projeto Guri que é uma instituição social de educação musical, criada em 1995, que disponibiliza cursos de canto e instrumentos musicais para crianças e jovens de comunidades carentes. São 370 polos de ensino no Brasil.

Em suas 25 plantas distribuídas pelo mundo, a Mercedes-Benz Automóveis produziu mais de dois milhões de automóveis Mercedes-Benz e Smart no ano passado. Agora com sua 26ª planta e com cerca de 78.000 funcionários, ela parte em busca do seu quinto recorde seguido de produção anual.

*Viajou a convite da Mercedes-Benz do Brasil

Compartilhe

Deixe o seu comentário