Data: 27/10/2016
Kia Niro estreia na América Latina durante o Salão do Automóvel de São Paulo
Ele é o primeiro SUV da Kia Motors que foi concebido para ser híbrido e se encaixa na categoria como um veículo utilitários crossovers (CUV) híbridos elétricos. O modelo é mais um introduzido pela Kia Motors EcoDynamics, amiga do meio ambiente, e embora tenha precedentes da mobilidade limpa, como o Kia Optima híbrido e o Kia Soul EV, O Kia Niro é o primeiro modelo da marca montado sobre uma plataforma ECO, totalmente nova e dedicada ao próximo line-up de modelos verdes. Seu Design “Un-Hybrid” foi desenvolvido nos Centros de Design da Kia em Irvine, na Califórnia, e Namyang, na Coreia do Sul.
Na dianteira, o modelo traz um desenho bastante familiar da marca sul-coreana com destaque para a grade contendo a assinatura da Kia e faróis com desenhos mais agressivos. Os contornos do capô oferecem ao Kia Niro um visual interessante e equilibrado com os arcos das rodas. O modelo foi projetado para contribuir com a aerodinâmica e atingiu um baixo coeficiente de penetração, 0,29.
Seu interior é high tech. O painel de instrumentos é organizado e limpo, com indicadores coloridos e informativos. Os controles secundários estão expostos facilmente à mão do condutor e demais ocupantes do veículo. O espaço interior é beneficiado com a distância do entre-eixos de 2.700 mm, além de amplitude no que diz respeito à altura. Com suas proporções de crossover, o Niro traz uma posição elevada bastante semelhante ao do Kia Soul que oferece aos motoristas uma visão mais privilegiada nas ruas.
As baterias de alta tensão localizadas sob os assentos traseiros também contribuem com o espaço de carga e da cabine. Seu isolamento acústico é eficiente e teve como foco a suspensão e as vedações com espumas. O o para-brisa acústico e espelhos laterais foram projetados de forma a minimizar o ruído do vento. Foi realizado um trabalho para solucionar problemas associados às motorizações híbridas, com a redução de ruídos e vibrações provenientes da montagem do motor. Um amortecedor no cubo do volante também foi inserido para reduzir as vibrações na direção.
A nova plataforma do Niro foi especificamente projetada para acomodar um único powertrain híbrido gasolina-elétrico e traz uma estrutura leve e durável com 53% de aço de alta resistência (AHSS). O uso de materiais também contribuiu com a integridade estrutural e rigidez a torções. Com este projeto os engenheiros almejam ganhar honras valiosas como o Highway Traffic, da Administração Nacional de Segurança (NHTSA) e do Instituto de Seguros de Segurança Rodoviária (IIHS).
A redução de peso foi um aspecto crítico no desenvolvimento do modelo. Seu peso foi reduzido com o uso de alumínio no capô, tampa traseira e em vários elementos de suspensão incluindo os braços inferiores e pinças de freio. Mesmo o pedal do freio de estacionamento contribui para a economia de peso por meio da utilização de uma construção de plástico reforçado com fibra. A bateria tradicional de 12 volts foi eliminada e, em seu lugar, o CUV utiliza o polímero de lítio-íon de alta tensão.
Seu motor a combustão é um Kappa 1.6 litro GDI de quatro cilindros totalmente novo e projetado especificamente para aplicações híbridas. Ao desenvolver 103 cavalos de potência, o novo motor marca a primeira combinação do ciclo Atkinson ao arrefecer-se da recirculação do gás de escape (EGR) para maximizar a eficiência. O motor de tração de 43 hp, conhecido como o dispositivo elétrico montado na transmissão (TMED), trabalha em conjunto com o motor à gasolina para produzir um desempenho de 146 cavalos de potência e 195 lb-ft de torque. Um recém-desenvolvido projeto de transmissão de seis velocidades e dupla embreagem (DCT) equipa o modelo. Essa transmissão oferece suaves e rápidas mudanças de marcha e todo o sistema traz no conjunto uma bateria de 1,56 kWh de lítio-íon polímero leve e compacta, localizada sob o banco traseiro. A bateria de alta tensão permitiu ao time de engenharia da Kia Motors o uso de um motor menor para maximizar a economia de combustível e reduzir as emissões de gases.
Uma atenção especial também foi dispensada para os freios. Os engenheiros da Kia projetaram um sistema regenerativo no Kia Niro para frenagem de fricção hidráulica que; consequentemente, traz desaceleração mais consistente e linear do que outros híbridos.
Como o restante da linha da Kia Motors, o Niro será oferecido com um conjunto de tecnologias de assistência ao condutor e conveniência avançado. O novo Driver Assistance System faz sua primeira aplicação no Controle de Energia, que usa o sistema de navegação e controle de cruzeiro para antecipar mudanças topográficas na estrada e gerenciar ativamente o fluxo de energia para otimizar a eficiência geral, e o Guia de Coasting da Kia Motors, responsável por maximizar a economia de combustível. Outras características incluem a entrada de ar inteligente que reduz o arrasto por gerir a entrada de ar do exterior para o sistema e também um sistema auto-desembaçante que impede a condensação sobre o vidro.
Seu sistema de infotainment e telemática é o UVO3. Compativel com Android5 Auto™, Apple6 CarPlay® e eServices UVO com 14 serviços telemáticos, o sistema permite até 8 GB de armazenamento de música, acesso a aplicativos na tela, tais como Pandora®7 e SoundHound e capacidade de tethering Wi-Fi. Tudo isto é exibido em uma tela de toque capacitivo de 7 polegadas.