Data: 15/07/2014
Hyundai apresenta linha 2014 de seus principais modelos
Na entrada do Hotel Pullman, em Guarulhos, uma fileira de modelos Hyundai aguardava os jornalistas especializados, para um test drive até Campos do Jordão. Disputando as atenções de funcionários e hóspedes, ali estavam o Elantra, o Santa Fe, o Grand Santa Fe, o i30 e o ix35.
Eu, particularmente, estava muito animada para este teste, afinal, em 14 anos de atuação na área de automóveis, era a primeira vez que eu iria avaliar um modelo da montadora sul-coreana.
Optei por começar o teste com o Elantra, modelo que, na linha 2014, passou por mudanças no visual (novos para-choques, grade, rodas e faróis de neblina) e melhorias na dirigibilidade. Bom, com relação a essas melhorias, eu não tinha como comparar, afinal, não avaliei o seu antecessor. Mas eu estava prestes a comprovar algo que muitos amigos meus, proprietários de carros de luxo da marca, dizem: “um Hyundai sempre trata muito bem seus ocupantes”.
O espaço é generoso e carro dispõe de todos os itens de conforto que você pode imaginar, desde ar condicionado dual zone, passando por bancos em couro com regulagem elétrica nos assentos dianteiros, até o novo sistema multimídia com tela de sete polegadas para GPS, DVD, câmera de ré, conexão Bluetooth e tudo mais. Opcional só o teto solar, que é panorâmico com acionamento elétrico.
RODAR MACIO E SILENCIOSO
Na estrada, o motor 2.0 16V Flex (potência de 178 cv com etanol e 169 cv com gasolina, e torque de 21,5 kgfm e 20 kgfm, com etanol e gasolina, respectivamente) deu conta do recado, passando muita segurança nas ultrapassagens e diversão nas arrancadas após os pedágios.
Mesmo abusando um pouquinho da velocidade, o Elantra passa muita segurança, graças aos inúmeros recursos que mantém o carro sempre na mão, como o controle de tração, o gerenciamento de estabilidade do veículo (Vehicle Stability Management), os freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), além do Brake Assist (assistente de frenagem) e do ESC (controle eletrônico de estabilidade).
Mas o que mais impressionou foi o silêncio a bordo. Segundo a Hyundai, no novo Elantra foram desenvolvidos novos itens para reduzir o ruído do motor (como elevação da cobertura do motor), da rodagem (novo carpete com maior densidade, maior espessura para camada de isolamento do assoalho, entre outros) e da combustão (novo material perfurado antivibração no painel).
Além disso, durante todo o trajeto percorrido, a suspensão (dianteira tipo MacPherson e traseira com eixo de torção, ambas com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação) proporcionou muito conforto, absorvendo bem as irregularidades do piso.
Fim do primeiro trecho. Hora do Pit Stop para trocar de carro. Despedi-me do Elantra e fui testar o i30, o hatch médio da Hyundai que, na linha 2014, ganhou o propulsor 1.8 a gasolina de 150 cv, em substituição ao motor 1.6 de 128 cv.
Já nos primeiros quilômetros, me bateu aquela saudade do Elantra… Não é à toa que o sedan custa quase R$ 15 mil a mais! Além do nível de conforto não ser tão surpreendente quanto o do sedan, o i30 tem desempenho razoável. Fiquei imaginando como devia ser o hatch com o motor 1.6… Está explicado porque ele foi aposentado.
Infelizmente não deu tempo para avaliarmos os outros modelos. Pena mesmo, porque eu queria muito conhecer mais o Grand Santa Fé, de 7 lugares, que veio para substituir o Vera Cruz. Segundo a Hyundai, comparado com o Santa Fé de cinco lugares, ele é 30,5 cm mais comprido, 5 mm mais largo, 1 cm mais baixo e tem 10 cm a mais no entre-eixos. Quem sabe em uma próxima oportunidade…