Data: 25/03/2015

Honda HR-V é lançado e já tem fila de espera

Por: Licináira Barroso

Um crossover menor do que o CR-V, que oferece desempenho de Civic com a versatilidade do Fit. Assim podemos definir o mais novo lançamento da Honda, o HR-V. Com preços que variam de R$ 69.900 a R$ 88.700, o modelo mal chegou às concessionárias Honda e já é um sucesso de vendas. Em algumas lojas, já há fila de espera de até seis meses!

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Comparado ao CR-V, o HR-V tem 23,6 cm a menos no comprimento, mas apenas 1 cm de diferença no entre-eixos, 4,8 cm na largura e 6,4 cm na altura. Em outras palavras: o conforto interno é praticamente o mesmo, em compensação, o novo crossover cabe em vagas que o irmão maior não caberia.

Agora, se você precisa de espaço no porta-malas, é bom saber que o HR-V oferece capacidade para até 437 litros contra 589 litros do CR-V. Em contrapartida, o novo crossover dispõe do sistema ULT (Utility Long Tall) de arranjo dos assentos, herdado do Fit.

Para quem não conhece, esse sistema possibilita que os assentos traseiros sejam dobrados, oferecendo espaço entre o assoalho e o teto do carro. Além disso, o encosto de todos os bancos pode ser rebatido, aumentando a capacidade de carga para 1.000 litros.

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O propulsor é o consagrado 1.8 i-VTEC de 140 cv de potência máxima e 17,44 kgfm, o mesmo do Civic. Mas não pense que só porque o HR-V pesa pouco mais de 500 quilos do que o sedan ele vai ter um desempenho muito inferior. Segundo os números do fabricante, o HR-V é apenas 0,4 segundos mais lento (faz de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos contra 10,2 segundos do Civic). Já a velocidade máxima é de 180 km/h contra 190 km/h do Civic.

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Oferecido em três opções de acabamento (LX, EX e EXL), duas de câmbio (manual de seis marchas e CVT) e apenas uma de tração (4×2 dianteira), o HR-V se destaca pelo bom custo-benefício. Desde a versão de entrada, são equipamentos de série: freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS (anti-travamento das rodas) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), assistente de partidas em aclive (HSA), assistente de tração e estabilidade (VSA), sistema de áudio com Bluetooth, duplo airbag, ar-condicionado, direção com assistência elétrica progressiva, vidros elétricos, entre outros. 

A versão intermediária sai de fábrica equipada com todos os itens da LX mais volante multifuncional com paddle shifts, piloto automático, áudio com visor LCD de 5 polegadas, câmera de ré, faróis de neblina, entre outros. Já a top de linha oferece de série todos os equipamentos das demais, acrescido de tela de 7 polegadas sensível ao toque, GPS, ar condicionado digital touchscreen, seis airbags, entre outros.

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