Data: 25/10/2016
FUSION HYBRID 2017 COMPLETA AS VERSÕES DO SEDAN DA FORD
A Ford lança no mercado brasileiro o Fusion Hybrid 2017, versão híbrida do seu sedan de luxo vendido no Brasil. Equipado com dois motores, um elétrico e um a gasolina, ele é referência em autonomia e economia de combustível, com consumo de 16,8 km/l na cidade. Além da eficiência energética, ele traz equipamentos raros, mesmo em modelos de marcas premium.
O Fusion Hybrid 2017 é oferecido exclusivamente na versão chamada Titanium, com muitos equipamentos de última geração. Como principais recursos, traz tecnologias como piloto automático adaptativo com “stop and go”, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres e estacionamento automático de segunda geração para vagas paralelas e perpendiculares. Também é o único com sistemas de alerta de ponto cego e permanência em faixa, sensor de fadiga, monitoramento 360 graus, cintos traseiros infláveis e rodas de 18 polegadas.
A sua lista de equipamentos inclui ainda 8 airbags, alerta de tráfego cruzado, faróis full LED, sistema de conectividade SYNC 3, farol alto automático, sensor de chuva, ar-condicionado de dupla zona, chave com sensor de presença e acesso inteligente Ford Power, partida remota, teto solar e seletor de câmbio E-Shifter. Seu preço é R$159.500, competitivo, segundo a montadora.
O Fusion Hybrid tem revisões com preço fixo. As três revisões anuais no período de garantia têm um custo total de R$952. O valor da cesta básica de peças é o menor entre os concorrentes, frisou a Ford. O cliente também tem a opção de adquirir os planos Ford Protect, que incluem uma ou duas revisões adicionais e ampliam a garantia de fábrica para quatro ou cinco anos, respectivamente.
“O Fusion Hybrid oferece o melhor da tecnologia da marca no Brasil e no mundo. Reúne os novos recursos de eletrificação em um veículo com um moderno motor a combustão, o que garante uma forte motivação de sustentabilidade. Ao mesmo tempo, traz muitas tecnologias de segurança para os ocupantes e pedestres, bem como de conforto. É um veículo voltado para a inovação sem perder as vantagens de uma condução prazerosa”, afirma Maurício Grecco, gerente de Marketing da Ford.
Propulsor do futuro
O sistema propulsor do Fusion Hybrid combina um motor 2.0 de ciclo Atkinson a gasolina e um motor elétrico alimentado por uma bateria avançada de íons de lítio, com garantia de 8 anos de fábrica. A recarga da bateria é auxiliada também pelo sistema de freios regenerativos. A transmissão continuamente variável e-CVT faz o gerenciamento dos dois motores, com uma potência combinada de 190 cv.
Um dos sistemas inteligentes do Fusion Hybrid é o chamado EV+, que reconhece os destinos mais frequentes por meio do GPS do carro e prioriza o uso do motor elétrico para economizar combustível. O painel tem duas telas de 4,2 polegadas configuráveis e o Ecoguide, que ilustra com desenhos de folhas quando se dirige de modo mais sustentável. A nova grade dianteira com controle ativo é um recurso adicional para reduzir o consumo.
Confortável e silencioso
De série, o Fusion Hybrid também oferece controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, assistente de frenagem de emergência e assistente de partida em rampas. A suspensão com sistema MacPherson na dianteira e Control Link na traseira garante o alto padrão de dirigibilidade e estabilidade.
Como os demais modelos da linha, o Fusion Hybrid vem com o novo seletor rotativo E-Shifter no lugar da alavanca de câmbio, mais ergonômico e com funções adicionais, como o modo Low, que ajuda a segurar o carro em descidas íngremes. O silêncio da cabine é reforçado por para-brisa e vidros laterais dianteiros acústicos e uma sofisticada tecnologia de cancelamento de ruídos.
Segurança máxima
Referência em segurança na categoria, o Fusion Hybrid conta com classificação máxima dos principais órgãos certificadores dos Estados Unidos. Além de 8 airbags, é o único com cintos traseiros laterais infláveis e tecnologias semiautônomas que ajudam o motorista a ter uma direção mais segura e tranquila.
O piloto automático adaptativo com “stop and go” é um sistema inteligente que monitora o veículo à frente e ajusta a velocidade até a parada total para manter uma distância segura. A assistência de frenagem com detecção de pedestres usa radar e câmera para desacelerar e frear o veículo automaticamente em caso de risco de acidente.
Também vem com sistema Isofix para cadeiras infantis, chave programável MyKey, alarme antifurto, monitoramento individual de pressão dos pneus e câmera de ré de alta resolução.
Conectividade
Para a conectividade ele conta com o sistema SYNC 3, de última geração, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Além de tela capacitiva de 8 polegadas com comandos intuitivos, tem uma nova interface gráfica e processamento dez vezes mais rápido. Os comandos de voz foram aprimorados, incluindo as funções de telefone, navegação, música, climatização, mensagens de voz e aplicativos, através do sistema AppLink.
Vem acompanhado de som premium da Sony, 12 alto-falantes, e também dispõe da Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência, o SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível, através de um celular pareado.
Tendência de mercado
Com três opções de motorização e alto padrão de tecnologia, potência e conforto, o Fusion é o sedã de luxo que tem a maior gama de oferta do mercado. “É um carro que combina luxo e autenticidade para pessoas progressistas e sofisticadas com uma visão de sustentabilidade. Tudo isso aliado à esportividade, que ajuda a atrair consumidores mais jovens e empreendedores, conscientes de sua imagem”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford.
Carro híbrido mais vendido do Brasil, o Fusion Hybrid somou mais de 1.800 unidades desde o seu lançamento. Ele faz parte da estratégia de eletrificação global da Ford, que planeja ter mais de 40% de sua linha formada por veículos elétricos até 2020.