Data: 05/03/2015

Ford tira o estepe do EcoSport

Por: Licináira Barroso

“Daqui eu não saio, daqui ninguém me tira”! É o que diria a roda sobressalente do Ecosport para os designers da Ford, caso ela pudesse se expressar em nome dos consumidores brasileiros.

Afinal, carros com o estepe atrás faz tanto sucesso no Brasil, que até a Chevrolet resolveu colocar a quinta roda na tampa traseira de uma versão aventureira da sua Spin – na minha opinião, ficou estranho, mas o público aprovou.

Por isso, não se assuste com as fotos desta matéria. O utilitário esportivo da Ford está mesmo sem o estepe, mas trata-se de um conceito que dará origem à nova geração do EcoSport europeu, apresentada no Salão do Automóvel de Genebra (5 a 15 de março na Suíça).

EcoSportsemestepe_01

Batizado de EcoSport S, o modelo introduz modificações que foram desenvolvidas especialmente para atender as preferências dos consumidores europeus, entre elas, a possibilidade de optar pelo veículo sem estepe – nesse caso a roda sobressalente é substituída por um kit de reparo de pneu.

Além da quinta roda, o novo utilitário esportivo também perdeu as barras laterais. Para compensar o visual mais clean (para não dizer sem graça), o EcoSport S exibe teto preto, vidro traseiro escurecido, difusor traseiro esportivo e capas de espelho exclusivas. A cor escolhida para o lançamento foi a inédita Deep Blue Impact.

EcoSportsemestepe_02

A dinâmica de direção do EcoSport também foi revisada para otimizar o seu desempenho nas condições de rodagem das estradas europeias. A suspensão foi recalibrada, com novos ajustes de molas, amortecedores e barra de torção traseira, e a altura livre do solo teve uma redução de 10 mm. Na transmissão, a relação das marchas baixas foi modificada para aumentar o torque nas versões EcoBoost e TDCi diesel. A direção elétrica e o controle eletrônico de estabilidade foram igualmente revistos.

EcoSportsemestepe_03

Internamente, o conceito traz painel de instrumentos reestilizado com contornos cromados, controle de intensidade da iluminação e teclas de comando dos vidros cromadas. Nas versões com sistema de conectividade SYNC a tela é de 4 polegadas. Para aprimorar a conveniência e o conforto, a linha vai oferecer um “pacote de inverno” com para-brisa, espelhos retrovisores e bancos dianteiros aquecidos e saídas de ar para os bancos traseiros.

Mas, e quanto ao EcoSport brasileiro? Ao que tudo indica, passará por um facelift até o segundo semestre. Mas nada de mudanças radicais. O estepe, por exemplo, deve permanecer no mesmo lugar. Pelo menos é o que a gente espera!

Compartilhe

Deixe o seu comentário