Data: 05/07/2013
Ford lança Mini-Fusion, ou melhor, a nova geração do New Fiesta Sedan
Assim como aconteceu recentemente com o modelo hatchback, o New Fiesta Sedan passou por um facelift que o deixou bem parecido com o primo rico e maior Fusion — inclusive já tem gente o chamando de “Mini-Fusion”. Importado do México, o novo sedan compacto Premium da Ford chega ao Brasil custando entre R$ 49.990,00 e R$ 58.990,00.
Já ouviu a expressão: “São pequenos detalhes, mas que fazem uma grande diferença!”? Pois é, o New Fiesta Sedan mudou pouco, em compensação, que evolução! A começar pelo design. O modelo agora exibe uma ampla grade trapezoidal, faróis e lanternas mais alongados e novos para-choques — na verdade, ele possui o mesmíssimo desenho do New Fiesta Hatch 2014 até as portas traseiras. Mas por ser um três volumes, ficou muito semelhante ao Fusion, só que menor.
Por dentro, as alterações não foram suficientes para deixá-lo tão sofisticado quanto o sedan grande de luxo da Ford, mas mesmo assim, seu interior ganhou ares mais modernos, principalmente por conta da nova tonalidade azul nas informações do áudio e do computador de bordo (antes as letras e números eram em laranja). Além disso, o cromado do painel central deu lugar a um acabamento em black piano na versão top de linha Titanium.
Por falar em versões, o New Fiesta Sedan começa a ser vendido, nas próximas semanas, oferecendo apenas duas de acabamento (SE e Titanium), uma de motorização (1.6 Sigma) e duas de transmissão (manual de cinco marchas e a nova sequencial PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem). Veja no quadro abaixo como ficou a gama:
NEW FIESTA SEDAN SE 1.6 MANUAL | NEW FIESTA SEDAN SE 1.6 POWERSHIFT | NEW FIESTA SEDAN TITANIUM 1.6 MANUAL | NEW FIESTA SEDAN TITANIUM 1.6 POWERSHIFT |
R$ 49.990,00 | R$ 53.640,00 | R$ 55.340,00 | R$ 58.990,00 |
Duplo airbagFreios ABS com EBD
Controle eletrônico de estabilidade (ESC)
Controle eletrônico de tração (TCS)
Assistente de partida em rampa (HLA)
Ar-condicionado digital
Direção elétrica
Trio elétrico
Sistema SYNC com comandos de voz em português, Bluetooth, CD/MP3 Player com conexão para iPod, USB e seis alto-falantes
Rodas de liga leve de 15 polegadas
Chave de segurança MyKey. |
Todos os itens da versão SE mais:Transmissão automática sequencial de dupla embreagem | Todos os itens da versão SE mais:Bancos e volante em couro
7 airbags (sendo 2 dianteiros, 2 laterais, 2 de cortina e 1 para joelho do motorista)
Rodas de liga leve de 16 polegadas
Controle automático de velocidade
Sensor de estacionamento traseiro
Sensor de chuva
Acendimento automático dos faróis
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Painel central em black piano
Grade dianteira cromada |
Todos os itens da versão Titanium mais:transmissão automática sequencial de dupla embreagem |
Ao contrário do New Fiesta Hatch 2014, lançado em abril (leia a nossa matéria em http://goo.gl/lyuTj), o modelo de três volumes não oferece a versão S e muito menos a nova motorização 1.5. Daí o preço mais salgado com relação ao hatchback de entrada (S 1.5 Manual no valor de R$ 38.990,00).
Agora, se compararmos as mesmas versões, com praticamente os mesmos itens de série, o New Fiesta Sedan fica em média R$ 4.000,00 mais caro do que o hatch. Veja:
VERSÃO | NEW FIESTA HATCH 2014 | NEW FIESTA SEDAN 2014 |
S 1.5 16V MANUAL | R$ 38.990,00 | —– |
SE 1.5 16V MANUAL | R$ 42.490,00 | —– |
SE 1.6 16V MANUAL | R$ 45.490,00 | R$ 49.990,00 |
SE 1.6 16V POWERSHIFT | R$ 48.990,00 | R$ 53.640,00 |
TITANIUM 1.6 16V MANUAL | R$ 51.490,00 | R$ 55.340,00 |
TITANIUM 1.6 16V POWERSHIFT | R$ 54.990,00 | R$ 58.990,00 |
A princípio, pode parecer caro, um sedan compacto custar entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. Mas é bom lembrar que trata-se de um segmento Premium, e, como você pode conferir acima, o modelo sai completo de fábrica, com itens se segurança e conforto só vistos em modelos que categorias superiores, tais como sistema multimídia SYNC (com comandos de voz em português para realizar chamadas via Bluetooth, transformar mensagens de texto em áudio, tocar músicas, entre outras funções), ar-condicionado digital, direção elétrica, sete airbags, bancos em couro, etc.
MOTORES E TRANSMISSÕES
O motor 1.6 Sigma, que já equipava o carro, agora conta com duplo comando de válvulas variável e independente, o que resultou em um ganho de 15 cv na potência final (agora rendendo 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, ambos a 6.500 rpm). O torque (força) máximo ficou em 157 Nm a 5.000 giros com etanol e 151 Nm a 4.250 rpm com gasolina.
Com essa disposição, ele atinge a velocidade máxima de 190 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos com etanol. Além disso, sua curva de torque plana garante uma excelente resposta em baixa rotação, com saídas e retomadas rápidas na aceleração.
Mais ágil e prático até mesmo na hora de abastecer, já que o propulsor recebeu o sistema de partida a frio Ford Easy-Start que aquece a linha de combustível através de sensores, eliminando o tradicional tanquinho de gasolina, usado nos veículos flex.
Outra novidade do New Fiesta Sedan 2014 é a transmissão PowerShift, com seis velocidades, que utiliza a tecnologia de dupla embreagem. Além de permitir trocas muito mais rápidas, em frações de segundo e sem perda de torque, ela garante maior economia de combustível.
Segundo a Ford, o New Fiesta Sedan é o único automático da categoria com o selo A de eficiência do INMETRO/CONPET. A versão PowerShift faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina.
Na versão manual, seu consumo também é um dos melhores: 8,0 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina na cidade, e de 9,7 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada.
POWERSHIFT | ETANOL | GASOLINA | NOTA INMETRO |
CIDADE | 7,9 km/l | 11,4 km/l | A |
ESTRADA | 9,9 km/l | 13,9 km/l | A |
MANUAL | ETANOL | GASOLINA | NOTA INMETRO |
CIDADE | 8,0 km/l | 11,2 km/l | A |
ESTRADA | 9,7 km/l | 14,1 km/l | A |
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Durante o lançamento do New Fiesta Sedan 2014 para a imprensa especializada, tivemos a oportunidade de avaliar o novo modelo em um percurso de aproximadamente 100 quilômetros pela belíssima região de Campos do Jordão, interior de São Paulo.
Comecei o test drive assumindo a direção de um modelo top de linha Titanium PowerShift. O motor 1.6 Sigma casou muito bem com a nova transmissão automática de dupla embreagem e seis velocidades. As mudanças são feitas com muita suavidade, quase imperceptíveis. O desempenho chega a empolgar, com respostas rápidas a cada investida no pedal do acelerador. A suspensão tem ajustes firmes, sem comprometer o conforto.
Primeira parada para troca de motoristas. Antes de entregar meu “posto”, faço alguns testes de manobras. O volante elétrico prova sua eficiência: é possível girá-lo com apenas um dedo. E os sensores de estacionamento compensam a falta de uma boa visibilidade traseira (um mal de quase todos os sedans).
Vou para o banco traseiro e fico feliz em encontrar os três apoios de cabeça e cintos de três pontas para todos os ocupantes. Também agradeço aos céus em não ter que dividir o espaço com mais duas pessoas, afinal o espaço já estava bem limitado com dois adultos altos nos bancos dianteiros.
SEGURANÇA PARA TODOS
Reforçada por aços especiais, a carroceria do New Fiesta Sedan foi projetada para manter a integridade dos ocupantes e absorver energia em caso de impacto. Segundo a Ford, a versão SE do modelo, que conta com duplo airbag, obteve 4 estrelas no LatinNCAP. “Se eles tivessem feito os testes com a versão Titanium, que oferece 7 airbags, a nota, certamente teria sido a máxima, ou seja, 5 estrelas”, garantiu o diretor de Marketing, Oswaldo Ramos.
Além das bolsas infláveis, o sedan conta, desde a versão de entrada, com freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle eletrônico de tração (TCS), que corrigem a trajetória do veículo em situações críticas como pista molhada, frenagem brusca ou manobras de emergência.
Outros recursos de segurança oferecidos são o acendimento automático das luzes de emergência (que entra em ação em frenagens bruscas, alertando os motoristas que vêm atrás) e o assistente de partida em rampa (que evita o deslizamento do carro na saída em ladeiras, seja de frente ou de ré, mantendo o carro parado por até 3 segundos quando o motorista tira o pé do freio).
PÓS-VENDAS
A Ford trabalhou também na área de pós-venda para oferecer um pacote de manutenção competitivo para o New Fiesta Sedan 2014. O carro conta com três anos de garantia e tem revisões com preço fixo até os 60.000 km. “E esse preço pode ser menor com o programa de descontos progressivos da Ford para os clientes que seguem o cronograma de manutenção recomendado”, lembra o diretor de Marketing.
Além disso, segundo Oswaldo Ramos, o preço do seguro (Seguro Ford) é bem competitivo: R$ 2.600,00 sem perfil do condutor. “E a apólice inclui serviços feitos com peças originais Ford e cobertura de indenização integral correspondente ao veículo 0 km da tabela FIPE durante os 12 meses iniciais”, destacou.
A Ford espera vender uma média de 1.000 unidades/mês do New Fiesta Sedan, sendo que a versão Titanium deverá responder pela maior parte das vendas.
* A jornalista viajou a convite da Ford do Brasil