Data: 13/04/2018
Ford apresenta linha Cargo Power com novo trem de força
A Ford apresentou para a imprensa especializada a linha 2019 de seus caminhões Cargo, batizada agora de Power. A nova nomenclatura faz jus ao novo trem de força, agora com 306 cv (a 2.100 rpm) de potência máxima (contra os 290 cv da antiga motorização) e 1.100 Nm (já a partir dos 1.100 giros) de torque máximo – contra 950 Nm do motor anterior.
A linha conta com cinco modelos: Cargo Power 1731 4×2, Cargo Power 2431 6×2, Cargo Power 3031 8×2, Cargo Power 2631 6×4 e Cargo Power 3131 também 6×4. O carro-chefe da nova linha é o Cargo Power 2431 6×2 e foi modelo escolhido para o teste drive dos jornalistas no Campo de Provas de Tatuí, da Ford.
Para conseguir as melhorias na potência e no torque, o motor ISB 6.7 L, da Cummins, passou por algumas alterações, entre elas, ganhou novos bicos injetores e turbocompressor, com carcaça e rotor projetados para trabalhar com maior pressão, incluindo válvula de alívio (“wastegate”).
Outras novidades estão no filtro de ar (que agora conta com maior capacidade de vazão, de 25m3/min), software eletrônico reprogramado e sistema de refrigeração redimensionado (com novo ventilador e intercooler). O cardã e o eixo traseiro, mais robustos, também são de uma nova série com relação específica para a linha.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Todas essas alterações refletiram não apenas na combustão mais homogênea, como também em uma melhora considerável da resposta do motor em retomadas, o que pudemos comprovar no Campo de Provas de Tatuí. Durante o teste, pudemos avaliar os dois modelos, o Cargo 2429 e o Cargo Power 2431.
Em um determinado momento da pista, os dois caminhões deveriam manter a velocidade de 50 km/h e, a partir de uma marcação, o motorista deveria travar o pé no acelerador. Nessa hora, o caminhão 2431 provou porque é melhor, acelerando mais rápido e fazendo o 2429 ficar cada vez menor no retrovisor.
Apesar das melhorias, o antigo motor ainda não será aposentado. Ele será mantido no caminhão Cargo 2429, que continuará na gama, sendo comercializado por um preço mais acessível do que o novo Cargo Power 2431.
MERCADO
O lançamento da linha Cargo Power faz parte do novo posicionamento do negócio da Ford Caminhões com foco em três pilares: produtos potentes, duráveis e inovadores; serviço ágil, de qualidade e com preço justo; e relacionamento com o cliente, para estar sempre junto onde e quando ele precisar.
“Sabemos das dificuldades que os transportadores, assim como outros setores da economia, têm enfrentado para manter o seu negócio em atividade. Felizmente, os indicadores do setor começam a dar sinais de recuperação e, mais do que nunca, é preciso contar com veículos que tragam o melhor retorno do investimento”, destaca João Pimentel, diretor de Operações da Ford Caminhões na América do Sul.
Segundo o executivo, as mudanças no cenário levaram a uma revisão do crescimento projetado pela marca para a indústria de caminhões em 2018, agora estimado em 43,5%, com um total de 74.000 unidades no ano.
“Esse crescimento está sendo puxado principalmente pelas commodities agrícolas. No segmento de caminhões com chassi rígido, onde a Ford tem atuação mais forte, nossa expectativa é que a indústria tenha um avanço em torno de 22%”, destaca Pimentel.
A Ford sempre foi dona de uma posição de liderança nos segmentos de caminhões semileves e leves – nos quais teve uma participação de 34,1% e 31,4%, respectivamente, em 2017. Com o lançamento da linha Cargo Power, a marca quer ampliar sua fatia também nos médios e pesados, em que obteve no ano passado a seguinte participação: médios 4×2: 17,2%; médios 6×2: 16,3%; e pesados 6×4: 15,6%.
“Nosso objetivo com o lançamento da linha Cargo Power é conquistar a liderança do segmento 6×2 e atingir uma participação média de 25% nos caminhões com chassi rígido”, completa Guilherme Teles, gerente de Marketing da Ford Caminhões.
*A jornalista viajou a convite da Ford Caminhões