Data: 25/06/2015
Ford ajusta o Focus e o deixa ainda mais competitivo
A linha 2016 do hatch Focus começa a chegar às concessionárias Ford de todo o País a partir de agosto com muitas novidades. Entre elas, novo design externo (finalmente, o modelo incorporou o visual global da marca), novo interior (volante e ar-condicionado foram redesenhados) e uma lista de equipamentos de série ainda mais generosa, inclusive com itens inéditos no Brasil, como é o caso do Sistema de Estabilidade Preventivo (ETS), que evita que o carro derrape, acionando o ABS para fazer o acerto adequado das rodas.
E, ao contrário do que normalmente vemos acontecer no mercado, o preço da nova linha não sofreu nenhum aumento! Em algumas versões até abaixou! Difícil de acreditar, não? Mas é verdade! A versão de entrada, por exemplo, continua custando R$ 69.900, só que, ao invés de se chamar S, agora leva a nomenclatura SE, e sai de fábrica ainda mais completa. Já a SE 2.0 automática ficou R$ 1 mil mais em conta e passa a oferecer, de série, paddle shift – as tão requisitadas, pelo menos por mim, aletas atrás do volante para fazer as mudanças de marcha!
Confira abaixo, em detalhes, como eram e como ficaram as versões do Focus Hatch:
Como você pode conferir nos quadros acima, a generosa lista de equipamentos de série que citei no começo desta matéria não inclui apenas ar, trio e direção – além dos obrigatórios airbags duplos e Freios ABS. O carro sai realmente bem equipado de fábrica!
Desde a versão de entrada, ele conta com o Assistência de Emergência (que aciona o SAMU em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte do combustível) e o Advance Trac, que engloba várias funções que ajudam o motorista a manter o controle e a estabilidade do veículo em diferentes condições de rodagem.
Entre os recursos do Advance Trac estão o controle de torque em curvas (que distribui o torque nas rodas, melhorando a tração nas curvas através da aplicação dos freios, reduzindo o sobre-esterçamento), aviso de pressão baixa dos pneus, assistente de partida em rampas, controle eletrônico de tração e de estabilidade.
Este último, por sinal, inclui uma nova função: o sistema de estabilidade preventivo (ETS). Como o nome diz, ele age preventivamente quando dados do veículo indicam que ele está no limite para derrapar, acionando o ABS para fazer o acerto adequado das rodas.
MIX DE VENDAS
Para a Ford, a versão que deve ter maior mix de vendas, com motorização 1.6 é a SE Plus, pois custa apenas R$ 2 mil a mais do que a de entrada e vem equipada ainda com quatro airbags, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro e ar-condicionado digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro.
Já com motorização 2.0, a maior procura, segundo a Ford, deve ser pela versão intermediária Titanium, que sai de fábrica com todos os recursos da SE Plus mais tela de 8 polegadas com sistema de navegação GPS, câmera de ré, som Premium com nove alto-falantes, comandos de voz, além de chave com sensor de presença e seis airbags.
Eu, particularmente, optaria pela top de linha Titanium Plus. E não é apenas porque ela vem equipada com o sistema de estacionamento automático de segunda geração, que além de estacionar em vagas paralelas e perpendiculares, também sai da vaga! Também não é porque tem faróis Bi-Xênon adaptativos, que ajustam a iluminação de acordo com a condição de rodagem. E muito menos porque ela ainda oferece regulagem elétrica no banco do motorista e teto solar!
Entenda, eu amo tudo isso! Mas o que me faria desembolsar R$ 9 mil a mais é o custo-benefício de todos esses recursos citados mais o Assistente de Frenagem Autônomo (Active City Stop), que evita a colisão traseira em velocidades de até 20 km/h e reduz de forma significativa o impacto em até 50 km/h.
Estudos feitos em diversos países mostram que 75% dos acidentes ocorrem na faixa entre 20 e 50 km/h. Por conta disso, os carros que circulam em muitos países da Europa equipados com o assistente de frenagem autônomo têm até 15% de desconto no seguro. E a boa notícia é que, aqui no Brasil, a Ford também conseguiu esse “abatimento”!
O seguro do Focus Titanium Plus, que conta com o Active City Stop, chega a ser mais barato do que o a versão Titanium sem a tecnologia. Veja:
PEQUENOS AJUSTES
Além de ter ampliado a lista de equipamentos de série e receber tecnologias inéditas, a linha 2016 do Ford Focus passou a incorporar – finalmente – o design global da marca, com grade de formato trapezoidal mais alta e alongada (bem semelhante ao do Novo Fusion e New Fiesta).
Também são novos os faróis (mais finos e com nova iluminação diurna de LED), desenho do capô (com novos vincos) e lanternas (que também ganharam um desenho mais afilado). Internamente, as principais mudanças estão no volante (agora com três raios), posicionamento do freio de mão e comandos do ar-condicionado. Confira abaixo:
MOTORIZAÇÃO
Debaixo do capô, nenhuma novidade. Os motores ainda são os mesmos 1.6 Sigma Flex – que possui bloco, cabeçote e cárter de alumínio, duplo comando independente e variável de válvulas, taxa de compressão otimizada de 12:1 e sistema de partida a frio – e 2.0 Direct Flex, que, além de tudo isso, também possui injeção direta de combustível.
Mas apesar de manter o mesmo trem de força, o novo Focus Hatch está mais “gostoso” de dirigir, o que pudemos comprovar em um test drive organizado pela Ford no Ceará, nas proximidades de Fortaleza. Foram cerca de 60 quilômetros de asfalto em boas e más condições.
Mesmo no piso ruim, o carro (avaliamos a versão Titanium) filtrou bem as imperfeições do solo, transmitindo muito mais conforto e segurança se comparado com o modelo antigo, que já era bom. Mérito da engenharia que recalibrou a suspensão (dianteira ganhou nova geometria, e traseira ganhou reforço na longarina da torre do amortecedor, melhorando ainda mais as respostas).
O carro também está mais “na mão”, por conta do ajuste na direção elétrica. Segundo a Ford, a curva de assistência ficou mais refinada, aumentando o conforto em baixas e médias velocidades e trazendo mais confiança e controle em altas.
Outra melhoria que pudemos perceber foi com relação ao isolamento acústico. O nível de ruído e vibrações foi reduzido graças a aplicações de isoladores nas caixas de rodas, no extrator de ar traseiro, no corpo dos retrovisores externos, no acabamento das portas e vidros, além de ter recebido um novo carpete.
EXCLUSIVIDADE
Mais completo, mais seguro e mais competitivo. Não restam dúvidas de que o novo Focus é muito melhor do que o seu antecessor, o que, certamente, deixará quem comprou o carro recentemente, no mínimo, furioso. Para amenizar tamanha fúria, a Ford está fazendo uma promoção exclusiva para os proprietários do Focus, tanto hatch quanto sedan, modelos 2014/2015: pré-venda da linha 2016 do Focus com 15% de desconto.
Segundo o gerente de Marketing da Ford, Oswaldo Ramos, o desconto não está condicionado à venda do veículo usado e quem adquiriu o veículo financiado também tem a opção de carregar o financiamento para o modelo novo. “Além do desconto, ela terá a vantagem de receber o carro antes dos demais compradores”, garante Ramos, lembrando que a oferta será válida por apenas três meses.
*A jornalista viajou a convite da Ford