Data: 31/07/2015

Focus Sedan 2016 chega renovado até no nome

Por: Licináira Barroso, de Gramado (RS)*

Pois é, em sua linha 2016, o modelo três volumes do médio da Ford passa a incorporar o “sobrenome” “Fastback”, no lugar do “Sedan”. Motivo? Puro marketing, afinal, o perfil da carroceria não sofreu nenhuma alteração.

FocusFastback_materia01

As mudanças no design externo foram praticamente as mesmas do Focus Hatch ((leia https://autopista.com.br/ford-ajusta-o-focus-e-o-deixa-ainda-mais-competitivo/): novos para-choques, grade dianteira mais alta e alongada, novos faróis (mais finos e com nova iluminação diurna de LED) e capô com novos vincos).

Já a traseira ganhou nova lanterna – também mais fina se comparada à do modelo anterior – e nova tampa do porta-malas (que, por sua vez, manteve seus 421 litros de capacidade).

FocusFastback_materia02

Por dentro, as mudanças estéticas se resumem ao novo volante (agora com três raios), posicionamento do freio de mão e comandos do ar-condicionado.

Marcado para chegar às concessionárias neste mês, o Focus Fastback será oferecido nas versões SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus, todas com motor Direct Flex 2.0 e câmbio automático sequencial de seis velocidades.

Veja abaixo como ficou a gama da linha 2016 e a estratégia de preços:

estrategia de precos focus fastback quadro 01 versao de entrada

estrategia de precos focus fastback quadro 02 versao SE Plus

estrategia de precos focus fastback quadro 03 versao Titanium

estrategia de precos focus fastback quadro 04 versao Titanium Plus

Como você pode comprovar nos quadros acima, o Focus Sedan, digo, Fastback, enfim, o Focus três volumes está mais competitivo, uma vez que ganhou novos e inéditos itens de série, sem onerar o preço final do veículo.

Para a Ford, os principais concorrentes são o Chevrolet Cruze, o Honda Civic, o Toyota Corolla e o Nissan Sentra. De todos, o Focus é o mais potente e completo. Na versão Titanium, por exemplo, ele é o único a oferecer de série, sistema de estabilidade preventivo (ETS), controle de torque em curvas (TVC), aviso de pressão baixa dos pneus (DDS), Assistência de Emergência, tela touchscreen de 8”, Premium Sound Sony e 9 alto-falantes. Veja o comparativo abaixo:

COMPARATIVO

FIDELIDADE

O Focus Fastback ainda traz um programa de fidelização para quem já é proprietário do Focus Sedan 2014 ou 2015, com desconto de 15% na compra do modelo 2016. Mas, assim como aconteceu com o Focus Hatch 2016, a pré-venda especial para esses clientes é por tempo limitado e a transferência do carro usado deve ter sido realizada até junho de 2015.

Outra grande boa notícia para o bolso dos futuros proprietários está na cesta de peças de reposição, cujos valores foram mantidos, o que permitiu à Ford oferecer outra vantagem inédita: a empresa vai pagar o custo das revisões durante os três anos da garantia (ou 30.000 quilômetros rodados)! Mas atenção: essa vantagem é apenas para as primeiras 2.000 unidades vendidas!

REVISAO GRATIS VALENDO

 

SEGURO

A Ford Seguros, através da Mapfre Seguros, também oferece um plano de seguro diferenciado neste lançamento, com preço médio nacional de 3,8% do valor do carro. A apólice, sem perfil do condutor, considera apenas o CEP do proprietário e inclui garantia de peças originais, franquia fixa, indenização pelo valor do carro 0 km (tabela FIPE) nos primeiros 12 meses do plano e assistência AutoMais de 250 km.

Para a versão Titanium, por exemplo, o preço do seguro é de R$ 3.332,00. Já o Focus Fastback Titanium Plus, por ser equipado com o assistente de frenagem autônomo (leia mais sobre este importante item de segurança https://autopista.com.br/ford-ajusta-o-focus-e-o-deixa-ainda-mais-competitivo/), conta com desconto adicional de 15% e sai por R$ 3.198,00.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Durante a apresentação do Focus Fastback em Gramado, tivemos a oportunidade de fazer uma rápida avaliação na versão top de linha, Titanium Plus, pelas ruas e estradas da região da Serra Gaúcha.

Mesmo com quatro ocupantes no carro, os 178 cv do motor 2.0 Direct Flex deram conta do recado, em todo o percurso, de aproximadamente 100 quilômetros, onde não faltaram subidas.

TEST DRIVE EDITADO

O câmbio automático de dupla embreagem e seis velocidades agora conta com paddle shift – aquelas “borboletas” que permitem mudar as marchas sem tirar as mãos do volante.

A dirigibilidade também ficou mais segura com a nova calibração da direção elétrica, garantindo maior precisão em altas velocidades e mais facilidade nas manobras.

Aliás, manobrar o Focus 2016 está ainda mais fácil, afinal, o modelo ganhou (exclusivamente na versão top de linha), o estacionamento automático de segunda geração. Agora, além de estacionar ele tira o carro da vaga, que pode ser paralela ou perpendicular! O motorista apenas controla o acelerador e o freio.

ESTACIONAMENTO VALENDO

Outra melhoria foi no acabamento, com a inclusão de materiais mais agradáveis ao toque, principalmente no console central. No mais, o Focus continua sendo um carro que oferece muito conforto e espaço, inclusive para quem viaja no banco de trás.

VEREDITO

Mais do que nunca, em sua linha 2016, o Focus está mais competitivo, provando ser uma ótima opção de compra para quem busca desempenho, conforto, segurança e, claro, espaço para a família e bagagens.

*A jornalista viajou a convite da Ford do Brasil.

 

Ficha Tecnica Focus Fastback

 

Galeria de Fotos

Compartilhe

Deixe o seu comentário