Data: 25/06/2015

Ford ajusta o Focus e o deixa ainda mais competitivo

Por: Licináira Barroso, de Fortaleza (CE)

A linha 2016 do hatch Focus começa a chegar às concessionárias Ford de todo o País a partir de agosto com muitas novidades. Entre elas, novo design externo (finalmente, o modelo incorporou o visual global da marca), novo interior (volante e ar-condicionado foram redesenhados) e uma lista de equipamentos de série ainda mais generosa, inclusive com itens inéditos no Brasil, como é o caso do Sistema de Estabilidade Preventivo (ETS), que evita que o carro derrape, acionando o ABS para fazer o acerto adequado das rodas.

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E, ao contrário do que normalmente vemos acontecer no mercado, o preço da nova linha não sofreu nenhum aumento! Em algumas versões até abaixou! Difícil de acreditar, não? Mas é verdade! A versão de entrada, por exemplo, continua custando R$ 69.900, só que, ao invés de se chamar S, agora leva a nomenclatura SE, e sai de fábrica ainda mais completa. Já a SE 2.0 automática ficou R$ 1 mil mais em conta e passa a oferecer, de série, paddle shift – as tão requisitadas, pelo menos por mim, aletas atrás do volante para fazer as mudanças de marcha!

Confira abaixo, em detalhes, como eram e como ficaram as versões do Focus Hatch:

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Como você pode conferir nos quadros acima, a generosa lista de equipamentos de série que citei no começo desta matéria não inclui apenas ar, trio e direção – além dos obrigatórios airbags duplos e Freios ABS. O carro sai realmente bem equipado de fábrica!

Desde a versão de entrada, ele conta com o Assistência de Emergência (que aciona o SAMU em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte do combustível) e o Advance Trac, que engloba várias funções que ajudam o motorista a manter o controle e a estabilidade do veículo em diferentes condições de rodagem.

Entre os recursos do Advance Trac estão o controle de torque em curvas (que distribui o torque nas rodas, melhorando a tração nas curvas através da aplicação dos freios, reduzindo o sobre-esterçamento), aviso de pressão baixa dos pneus, assistente de partida em rampas, controle eletrônico de tração e de estabilidade.

Este último, por sinal, inclui uma nova função: o sistema de estabilidade preventivo (ETS). Como o nome diz, ele age preventivamente quando dados do veículo indicam que ele está no limite para derrapar, acionando o ABS para fazer o acerto adequado das rodas.

MIX DE VENDAS

Para a Ford, a versão que deve ter maior mix de vendas, com motorização 1.6 é a SE Plus, pois custa apenas R$ 2 mil a mais do que a de entrada e vem equipada ainda com quatro airbags, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro e ar-condicionado digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro.

Versão 1.6 vem equipada exclusivamente com câmbio manual de cinco marchas

Versão 1.6 vem equipada exclusivamente com câmbio manual de cinco marchas

Já com motorização 2.0, a maior procura, segundo a Ford, deve ser pela versão intermediária Titanium, que sai de fábrica com todos os recursos da SE Plus mais tela de 8 polegadas com sistema de navegação GPS, câmera de ré, som Premium com nove alto-falantes, comandos de voz, além de chave com sensor de presença e seis airbags.

Versão 2.0 vem equipada exclusivamente com transmissão automática de seis velocidades

Versão 2.0 vem equipada exclusivamente com transmissão automática de seis velocidades

Eu, particularmente, optaria pela top de linha Titanium Plus. E não é apenas porque ela vem equipada com o sistema de estacionamento automático de segunda geração, que além de estacionar em vagas paralelas e perpendiculares, também sai da vaga! Também não é porque tem faróis Bi-Xênon adaptativos, que ajustam a iluminação de acordo com a condição de rodagem. E muito menos porque ela ainda oferece regulagem elétrica no banco do motorista e teto solar!

Entenda, eu amo tudo isso! Mas o que me faria desembolsar R$ 9 mil a mais é o custo-benefício de todos esses recursos citados mais o Assistente de Frenagem Autônomo (Active City Stop), que evita a colisão traseira em velocidades de até 20 km/h e reduz de forma significativa o impacto em até 50 km/h.

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Estudos feitos em diversos países mostram que 75% dos acidentes ocorrem na faixa entre 20 e 50 km/h. Por conta disso, os carros que circulam em muitos países da Europa equipados com o assistente de frenagem autônomo têm até 15% de desconto no seguro. E a boa notícia é que, aqui no Brasil, a Ford também conseguiu esse “abatimento”!

O seguro do Focus Titanium Plus, que conta com o Active City Stop, chega a ser mais barato do que o a versão Titanium sem a tecnologia. Veja:

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PEQUENOS AJUSTES

Além de ter ampliado a lista de equipamentos de série e receber tecnologias inéditas, a linha 2016 do Ford Focus passou a incorporar – finalmente – o design global da marca, com grade de formato trapezoidal mais alta e alongada (bem semelhante ao do Novo Fusion e New Fiesta).

Também são novos os faróis (mais finos e com nova iluminação diurna de LED), desenho do capô (com novos vincos) e lanternas (que também ganharam um desenho mais afilado). Internamente, as principais mudanças estão no volante (agora com três raios), posicionamento do freio de mão e comandos do ar-condicionado. Confira abaixo:

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MOTORIZAÇÃO

Debaixo do capô, nenhuma novidade. Os motores ainda são os mesmos 1.6 Sigma Flex – que possui bloco, cabeçote e cárter de alumínio, duplo comando independente e variável de válvulas, taxa de compressão otimizada de 12:1 e sistema de partida a frio – e 2.0 Direct Flex, que, além de tudo isso, também possui injeção direta de combustível.

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Mas apesar de manter o mesmo trem de força, o novo Focus Hatch está mais “gostoso” de dirigir, o que pudemos comprovar em um test drive organizado pela Ford no Ceará, nas proximidades de Fortaleza. Foram cerca de 60 quilômetros de asfalto em boas e más condições.

Mesmo no piso ruim, o carro (avaliamos a versão Titanium) filtrou bem as imperfeições do solo, transmitindo muito mais conforto e segurança se comparado com o modelo antigo, que já era bom. Mérito da engenharia que recalibrou a suspensão (dianteira ganhou nova geometria, e traseira ganhou reforço na longarina da torre do amortecedor, melhorando ainda mais as respostas).

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O carro também está mais “na mão”, por conta do ajuste na direção elétrica. Segundo a Ford, a curva de assistência ficou mais refinada, aumentando o conforto em baixas e médias velocidades e trazendo mais confiança e controle em altas.

Outra melhoria que pudemos perceber foi com relação ao isolamento acústico. O nível de ruído e vibrações foi reduzido graças a aplicações de isoladores nas caixas de rodas, no extrator de ar traseiro, no corpo dos retrovisores externos, no acabamento das portas e vidros, além de ter recebido um novo carpete.

EXCLUSIVIDADE

Mais completo, mais seguro e mais competitivo. Não restam dúvidas de que o novo Focus é muito melhor do que o seu antecessor, o que, certamente, deixará quem comprou o carro recentemente, no mínimo, furioso. Para amenizar tamanha fúria, a Ford está fazendo uma promoção exclusiva para os proprietários do Focus, tanto hatch quanto sedan, modelos 2014/2015: pré-venda da linha 2016 do Focus com 15% de desconto.

Segundo o gerente de Marketing da Ford, Oswaldo Ramos, o desconto não está condicionado à venda do veículo usado e quem adquiriu o veículo financiado também tem a opção de carregar o financiamento para o modelo novo. “Além do desconto, ela terá a vantagem de receber o carro antes dos demais compradores”, garante Ramos, lembrando que a oferta será válida por apenas três meses.

*A jornalista viajou a convite da Ford

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