Data: 14/04/2016

Fiat Mobi: de olho no futuro!

Por: Amintas Vida, de São Paulo*

Em evento concorrido, no belíssimo Auditório Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer e situado em São Paulo no parque de mesmo nome, atores Globais e “vlogueiros” das mais diversas tribos praticamente ofuscavam o astro da noite, o subcompacto Fiat Mobi. O que parecia ostentação midiática foi a fórmula encontrada para atrair novos consumidores, ou melhor, seguidores.

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Mesmo servindo de pano de fundo para intermináveis fotos e vídeos prontamente compartilhados, estar colado a estas celebridades parecia o caminho mais curto para o Mobi atingir milhões de jovens que aboliram as mídias impressas e mesmo a televisão para se conectarem ao mundo apenas através da internet.

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Assim como os “perseguidos”, o Mobi é jovem e conectado. O design, seu primeiro trunfo, remete ao tipo de carro mais desejado da atualidade, os utilitários esportivos ou SUVs. Frente alta, faróis alongados para as laterais, para-choques encorpados, grades recortadas e para-lamas volumosos sobre as caixas de rodas interligados por vincos pronunciados nas bases das portas.

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A traseira destoa um pouco do conjunto, pois as lanternas são grandes e arredondadas e a tampa do porta-malas quase plana, lembrando até alguns modelos chineses. A tampa plana provavelmente foi a solução para projeta-la totalmente em vidro e agregar este diferencial entre os modelos nacionais. Para cobrir toda essa indumentária jovial, três novas cores: Roxo Mirtilo, Verde Amalfi (que na verdade é um azul) e Branco Alaska, todas perolizadas e opcionais com o mesmo preço das metálicas, R$ 1.250,00.

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Não diferente da maioria dos ídolos que exalam formosura por fora, mas por dentro não trazem tanto conteúdo assim, o interior do Mobi arrefece o entusiasmo inicial que seu exterior causa. Se o seu projeto herdou somente a parede corta fogo da plataforma do Uno, segundo a montadora, todo o seu interior foi inspirado no irmão maior e mais caro, isto é, a cabine do Mobi tem um design muito semelhante e algumas peças do Uno, porém, as formas, as cores, texturas e volumes foram simplificados para adequá-lo a uma faixa de preço inferior. Espelhar-se em um compacto com as qualidades de acabamento que o Uno apresenta é uma virtude para o Mobi, mas quebra um pouco o ar de novidade que a carroceria sustenta.

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O painel frontal e os painéis das portas são feitos em plástico rígido, monocromático e não têm nenhuma parte revestida com tecido ou outra superfície macia ao toque, porém as peças não têm rebarbas, são bem encaixadas e apresentam texturas variadas que valorizam o conjunto. O interior do Mobi é todo revestido e nenhuma parte da pintura fica aparente. Os bancos dianteiros são inteiriços, encosto e encosto de cabeça em peça única e fina. Este novo desenho ajuda no aproveitamento do espaço interno do Mobi que, comparado com o do Uno, ficou menor pela redução da distância entre eixos em 71mm.

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O segundo trunfo do Mobi não poderia ser outro se não a conectividade. A partir das versões Like, existem duas opções de centrais multimídia com comandos no volante e conexões Bluetooth: o rádio B7 com entradas USB e auxiliar, também usado no Uno e no Jeep Renegade, e a maior novidade, o Fiat Live On, central projetada para os usuários de smartphones com sistemas Android ou iOS.

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Nela, o próprio celular é fixado no meio do painel através de garras com engate rápido e prático (apenas com uma mão é possível fixar e retirar o aparelho) e se torna o display do carro. A integração é feita por meio de um aplicativo específico que estará disponível gratuitamente em julho. Por uma tela inicial própria, com atalhos, ou por meio dos botões no volante, o rádio (embutido no sistema e acessível mesmo sem o smartphone) e outros recursos do celular como navegação, músicas e estações de rádio pela internet poderão ser comandadas.

O Eco Drive Live e o Car Parking foram dois recursos do Fiat Live On destacados na apresentação. O primeiro analisa como o motorista está dirigindo em termos de economia e orienta o motorista para uma condução mais eficiente energeticamente. O segundo ajuda a lembrar onde o carro foi estacionado, além de informar sobre restrições de trânsito, como o rodízio de placas paulistano.

MESMO MOTOR

A mecânica não trás novidades. O motor é o de quatro cilindros Fire Evo Flex 1.0 que equipa o Uno e o Palio, inclusive com o tanquinho de gasolina para partidas em dias frios. Sua potência é 73/75 cv aos 6.250rpm e o torque 9,5/9,9 Kgfm aos 3.850rpm, sempre com gasolina e etanol respectivamente. O câmbio também é o mesmo de 5 marchas. O esperado motor de três cilindros, tendência no segmento, ficou para o lançamento do Uno 2017, provavelmente em Agosto. Para o Mobi ele só será oferecido após esta data.

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O Mobi já está nas concessionárias desde o dia 16 de Abril em 6 versões: Easy, Easy On, Like, Like On, Way, Way On. Contudo, segundo a montadora, apenas as duas primeiras versões já estariam disponíveis nas lojas e a Way e Way On chegariam em um segundo momento, porém, no site da Fiat, apenas as  Like e Like On estão disponíveis para configuração.

VERSÕES

Todas as versões são oferecidas somente com quatro portas e trazem os obrigatórios ABS e Air Bag duplo, banco traseiro bi-partido e com duas posições de encosto (para maior capacidade de carga no porta-malas ou maior conforto dos passageiros), ESS (sistema que ativa o pisca alerta em frenagens de emergência), Lane Change (sistema que ativa a seta por 5 vezes com um curto movimento na alavanca), quadro de instrumentos com conta giros, iluminação a LED e display digital de 3,5 polegadas (indicador de trocas de marcha, odômetro parcial e total, relógio digital, indicação nível combustível e temperatura do motor), entre outros.

Como opcional a Easy (R$ 31.900) oferece vidros elétricos dianteiros com one touch e anti esmagamento, travas elétricas nas portas, limpador e lavador do vidro traseiro, desembaçador do vidro traseiro, pré disposição para rádio e desembaçador com ar quente. A Easy On (R$ 35.800) acrescenta à básica, direção hidráulica com regulagem em altura, ar-condicionado, rodas de 14 polegadas. Essa versão não tem opcionais, isto é, travas e vidros elétricos ficaram de fora.

A Like (R$ 37.900) é a primeira que realmente pode ser considerada completa, pois tem ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, e alguns outros equipamentos. Desta versão para frente todas contam com o Cargo Box, uma caixa com divisórias e tampa que fica no porta-malas e pode ser retirada para levar compras para a casa. Como opcional, a Like pode receber um dos dois sistemas multimídia mencionados acima. A Like On (R$ 42.300) acrescenta rodas de liga leve, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos com sistema tilt down e setas de direção integradas aos mesmos, sistema  multimídia B7. Esteticamente, em relação às básicas Easy, as maçanetas e retrovisores externos são pintados na cor da carroceria e a grade frontal em preto brilhante.

As versões Way (R$ 39.300) e Way On (R$ 43.800) têm exatamente as mesmas configurações da Like e Like On. O que as diferenciam são os detalhes aventureiros como molduras nas caixas de rodas, rack no teto, para-choques diferenciados e suspensão elevada em 15mm.

A Mopar, divisão de acessórios do grupo FCA, oferece mais de 40 produtos para personalização do Mobi. De simples adesivos até sistemas completos de áudio com molduras para adaptação dos mesmos, barras longitudinais e bagageiros para fixação no teto do subcompacto. Todos estarão disponíveis nas concessionárias da marca para aplicação com a manutenção das garantias de fábrica.

Nos planos de financiamento do modelo será possível adquirir as revisões programadas e assim parcelar estes custos juntamente com os pagamentos do mesmo.

TEST DRIVE

Em breve test-drive por ruas de São Paulo foi possível perceber que o Mobi ganhou e também perdeu em relação ao Uno. Por pesar menos, seu desempenho é um pouco superior e devido a uma nova calibração da direção hidráulica, ele ficou mais leve em manobras e mesmo na condução. Já o espaço interno ficou mais apertado. Os bancos dianteiros têm um deslocamento mais curto para garantir espaço mínimo aos passageiros do banco de trás, contudo, pessoas com mais de 1,8 metro ficam com os joelhos próximos ao painel. No mais o conforto de marcha é bem parecido com o do Uno e mesmo com o entre-eixos menor, o acerto das suspensões garantiram conforto a bordo. Apesar de menor, a visibilidade traseira foi reduzida, pois os vidros das portas traseiras e o do porta-malas são pequenos e a coluna c muito larga, mas os grandes retrovisores externos ajudam bastante neste quesito.

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A Fiat espera vender 60 mil unidades do modelo até o fim do ano e transformar seu caçula no líder de vendas em nosso mercado a partir do ano que vem. A aposta é alta, mas a visão de mercado é até mais inovadora que o próprio produto. Nada surpreendente em se tratando da  montadora que lidera as vendas no Brasil há tanto tempo.

*Viajou a convite do grupo FCA

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