Data: 29/08/2014

Fábrica brasileira da Chery é inagurada com produção da nova geração do Celer

Por: AMINTAS VIDAL, de Jacareí (SP)*

Em evento prestigiado por centenas de convidados, entre eles, dezenas de jornalistas brasileiros e estrangeiros, nós do AUTOPISTA acompanhamos a inauguração da primeira fábrica de automóveis chinesa a produzir em terras estrangeiras.

Executivos da Chery, chineses e brasileiros, empresários parceiros e políticos locais comandaram a cerimônia de inauguração que também contou com as presenças do Governador do estado de São Paulo,Geraldo Alckmin e o Vice-Presidente da República, Michel Temer.

Na planta de veículos foram investidos U$ 400 milhões e na fábrica de motores da Acteco, marca pertencente ao grupo Chery, foram aplicados US$ 130 milhões. A primeira ocupa um terreno de um milhão de metros quadrados e tem área construída de 400 mil metros quadrados, onde estão localizadas três unidades produtivas: montagem, soldagem e pintura, além do prédio administrativo, restaurante e uma pista de testes.

No primeiro ano de atividade a estimativa é produzir 50 mil veículos. Até 2018 espera-se atingir sua capacidade plena que é de 150 mil unidades anuais e assim alcançar 3% do mercado, meta da montadora.

MOTORES

Situada também em Jacareí, próximo à unidade de automóveis, a fábrica de motores será responsável, a princípio, pela produção de propulsores 1.0 e 1.5 litros.

Já o futuro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento contará com um aporte de U$ 50 milhões e será responsável pelo desenvolvimento de um automóvel pensado especialmente para o mercado brasileiro entre outros produtos, inclusive modelos para a América Latina.

Em setembro, os pré-séries das versões hatch e sedan da nova geração do Celer começarão a ser fabricados. Em dezembro próximo terá início a produção comercial para abastecer a rede de concessionárias da marca que atualmente conta com 67 revendas e deve chegar às 100 unidades até o final deste ano.

NOVO QQ E NOVO UTILITÁRIO

No primeiro ano de operação, além da nova geração do Celer, está previsto também o novo QQ, totalmente reformulado, que começa a ser produzido no segundo trimestre de 2015. O modelo de entrada da marca passará a contar com um motor 1.0 flex de três cilindros.

Em 2016 começará a produção de um utilitário esportivo que ainda não está definido se será uma nova geração do Tiggo ou outro modelo totalmente novo. Associada ao início da montagem deste modelo está previsto o começo das exportações dos automóveis Chery produzidos em Jacareí. Os três modelos abastecerão a rede Chery de países como Argentina, Uruguai, Colômbia, Equador, Venezuela e Peru.

ÍNDICE DE NACIONALIZAÇÃO

O Celer, nas versões hatch e sedan, inicia sua produção com mais de 50% de índice de nacionalização, graças a parceria da Chery com diversos fornecedores locais, como Plascar, Metagal, Pirelli, Moura, Bosch, HVCC, Tyco, Johnson Controls, Goodyear, Basf, Petronas, entre outros.

Este índice será aumentando gradualmente, podendo chegar a 70% em aproximadamente dois anos, momento no qual a Acteco também passará a fornecer transmissões, que passarão a ser produzidas pela empresa.

Todas estas empresas estão situadas em um raio de até 100 km de distância, porém, já existe espaço ao redor da fábrica de automóveis para receber um futuro polo de fornecedores.

Por enquanto a fábrica está operando parcialmente com 300 funcionários. Destes, cerca de 30% da mão de obra da manufatura provém de ex-profissionais da unidade da General Motors de São José dos Campos.

Até o final de 2014, a fábrica espera contar com, pelo menos, 500 colaboradores. Já a Acteco conta com 30 colaboradores, para já atender às necessidades da Chery Jacareí, mas este número deve chegar a 100 até o fim do ano.

*O jornalista viajou a convite da Chery 

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