Data: 16/02/2017

Captur: o melhor SUV já feito pela Renault

Por: Licináira Barroso, de São Paulo*

Se você nunca pensou em comprar um SUV (ou, no bom português, um veículo utilitário esportivo), o Captur pode fazer você mudar de ideia. Agora, se você nunca cogitou a possibilidade de comprar um Renault… o Captur também é capaz de fazer você rever seus conceitos!

Sim, senhoras e senhores, o mais novo lançamento da Renault surpreende em todos os quesitos, desde o design (isso mesmo, já não se fazem mais carros quadrados franceses como antigamente, graças a Deus!) até a tecnologia embarcada, passando pelo conforto e segurança.

As linhas do Captur seguem a nova identidade visual da Renault e são assinadas pelo Technocentre da Renault, na França, em parceria com o Renault Design América Latina (RDAL), o único estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano, localizado em São Paulo. No quesito design, destaque para a pintura biton, ou seja, a possibilidade de ter o teto em uma cor diferente do restante do veículo.

Renault CAPTUR 2017. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

A dianteira traz luzes diurnas de LED, no formato de “C” ao redor dos faróis de neblina, que alongam a grade inferior, transmitem elegância. Os faróis são modernos e têm desenho fluído, enquanto o capô tem dois vincos bem marcados.

Na lateral, há um grafismo cromado na parte inferior das portas, acompanhando a linha de cintura elevada. O SUV chama atenção pelas linhas fluidas e lateral esculpida, além dos músculos formados pela carroceria acima do para-lama traseiro. As rodas de 17’’, disponíveis com dois desenhos, integram o conjunto em perfeita harmonia.

A traseira traz lanternas de LEDS, ponteira do escapamento cromada e um friso cromado abaixo do porta-malas que percorre quase toda a extensão do para-choque, dando a impressão de que o Captur é um modelo ainda mais largo.

Renault CAPTUR 2017. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

O Captur estreia um novo quadro de instrumentos. Com ótima leitura e desenho moderno, o quadro associa um velocímetro digital e displays em formato de meia-lua de cada lado. O computador de bordo digital é visualizado logo acima do conjunto.  O interior ainda pode receber o acabamento em dois tons, dependendo da versão.

A pintura em biton oferece originalidade e personalização. São oferecidas 13 combinações de cores, incluindo 9 combinações em biton. O teto do Captur pode ser preto ou marfim. A carroceria pode ser preta, branca, marrom, laranja, marfim, vermelha, prata ou cinza.

VERSÕES

Fabricado no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, o Captur chega às concessionárias Renault de todo o país em apenas duas versões. A versão de entrada é chamada de Zen, mas, ao contrário do que você possa imaginar, ela não é “zen nada”! Sua lista de itens de série é bem completa! O motor é o recém-lançado 1.6 SCe, acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas. Seu preço é de R$ 78.900,00

Já a versão top de linha custa R$ 88.490,00 e foi batizada de Intense e vem equipada com o também novo propulsor 2.0 e câmbio automático – mas de apenas 4 velocidades! Merecia mais…

Confira os detalhes abaixo:

  •  Captur Zen 1.6 SCe manual: quatro airbags (dianteiros e laterais), controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle eletrônico de tração (ASR), assistente de partida em rampas (HSA),  freios com ABS, ISOFIX,  direção eletro-hidráulica, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 17 polegadas de liga leve, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave-cartão hands free, comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite), assento do condutor com regulagem de altura, sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h), Luzes diurnas em LED, retrovisores rebatíveis, piloto automático com indicador e limitador de velocidade. Opcional: Media Nav + Câmera de Ré; pintura biton.
  • Captur Intense 2.0 automático: adiciona rodas aro 17 polegadas de liga leve diamantadas, apoio de braço, Media Nav 7” touchscreen, câmera de ré, ar-condicionado automático, sensor de chuva, farol de neblina com função Cornering Light, sensor crepuscular. Opcional: bancos em couro e pintura biton.

 

O novo Captur ainda dispõe de uma linha completa de acessórios desenvolvida especialmente para o modelo. São oferecidos, entre outros, uma barra de teto transversal ideal para levar bikes. No interior há a opção de porta tablet, rede de porta-malas e caixa organizadora, para facilitar a vida dos passageiros. O apoio de braços é opcional na versão Zen e vem de série na Intense. Todos os componentes têm garantia de fábrica.

MOTOR E CÂMBIO

O motor 1.6 16V SCe oferece 120 cv a 5.500 rpm com etanol e 118 cv a 5.500 rpm com gasolina. Em torque, são 16,2 kgfm a 4.000 rpm seja com etanol ou gasolina. Vale destacar que 90% do torque do motor 1.6 SCe já é oferecido a 2.000 rpm, garantindo ótimas retomadas.

Já o motor 2.0 16V tem 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. A oferta de torque é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.

Durante a apresentação do Renault Captur, tivemos a oportunidade de rodar pelas ruas de São Paulo com a versão 2.0 automática. O caótico trânsito da capital paulista, não nos permitiu acelerar muito, portanto, as quatro marchas foram mais do que suficientes e deram conta do recado.

Renault CAPTUR 2017. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Mas, não tem como não ficar com uma ponta de decepção. Afinal, a concorrência oferece câmbios bem mais modernos, com até 9 marchas, como é o caso do Jeep Renegate. Eu, particularmente, esperava o CVT…

FÓRMULA 1

Se a transmissão automática fica a desejar, o mesmo não se pode falar da tecnologia para economizar combustível. Em todas as versões, o Captur traz o sistema Energy Smart Management (ESM) de regeneração de energia, solução da Fórmula 1 que ganha as ruas nos carros da Renault.

Durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração.

Ainda com foco em economia de combustível, o modelo conta com a função Eco Mode, que é ativada com um simples apertar de um botão localizado logo abaixo da alavanca de câmbio. Por meio desta função podem ser alterados padrões de uso e otimizado o consumo de combustível, com uma economia de até 10%.

Como complemento, o indicador de troca de marcha (GSI) alerta com precisão, conforme a situação, qual é o momento indicado para mudar de marcha, conforme a condição de condução, rotação do motor e posição do pedal do acelerador.

MAIS ALTA DO SEGMENTO

Cinco adultos viajam com certo conforto, graças aos 4,33m de comprimento e 2,67m de entre-eixos, os maiores números do segmento. Mesmo no banco traseiro, três pessoas encontram espaço para pernas e ombros (a largura do carro é de 1,81 m).

A posição de direção (ponto H) é a mais elevada entre os SUVs concorrentes (708 mm) e somada com a maior área envidraçada do segmento, melhoram o campo de visão. Os bancos R-Confort trazem bidensidade e formato concha proporcionando mais ergonomia e acomodando melhor o motorista e os passageiros.

Renault CAPTUR 2017. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Graças a integração das lanternas à tampa traseira, o Captur tem uma das maiores áreas de acesso ao porta-malas do segmento SUV. O porta-malas é o maior entre seus concorrentes e tem capacidade para 437 litros.

O novo Renault Captur tem os maiores ângulos de entrada (23°) e saída (31°) do segmento. O conforto acústico também é um ponto alto do SUV. O modelo é extremamente silencioso, seja em situações urbanas ou na estrada.

Como não poderia faltar em um SUV, o Captur conta com 12 porta-objetos úteis e práticos para o uso diário, localizados nos painéis das portas, console central, painel de bordo e porta-luvas.

CONECTIVIDADE

Com alta oferta de conectividade, o Captur possui o MEDIA Nav disponível em todas as suas versões. De forma intuitiva e com no máximo 4 cliques, o consumidor acessa e configura qualquer funcionalidade da central multimídia, através da tela touchscreen de 7”, que possui: GPS integrado, Bluetooth®, câmera de ré, eco-scoring e eco-coaching. Além de todas estas funções, o sistema é integrado com o comando satélite que possibilita ao motorista acessar tudo sem tirar as mãos do volante.

O SUV traz chave cartão que possibilita a ignição simplesmente com a presença do cartão no interior do veículo. Já a abertura e o travamento das portas e do porta-malas acontecem por aproximação ou afastamento, sem necessidade de tocar no cartão.  O SUV oferece também uma opção de condução mais confortável e segura: toda a gama inclui de série o controle de velocidade de cruzeiro (cruise control), que atua conjuntamente com o limitador de velocidade. O sistema é ideal ao conduzir por uma zona de velocidade controlada.

O sensor crepuscular é um sistema inteligente que capta a luminosidade do ambiente e acende as luzes automaticamente conforme a necessidade. Além disso, o sensor de chuva ativa o limpador de para-brisas caso seja necessário.

A direção do novo Captur é eletro-hidráulica com esforço variável. Ou seja, o fluxo de óleo é gerenciado por uma bomba elétrica, que atua de forma independente em relação à velocidade do motor. A necessidade de assistência é determinada de forma mais eficiente, com base na velocidade do veículo. Quando a assistência não é necessária, a bomba elétrica é desativada temporariamente. Este sistema garante maior conforto e economia de combustível.

Os retrovisores laterais são rebatíveis eletricamente e o modelo oferece apoio de braço para o condutor (na versão Intense), ar-condicionado automático, velocímetro digital e vidros elétricos nas quatro portas.

 SEGURANÇA

Toda a gama do novo Renault Captur traz de série o controle eletrônico de estabilidade (ESP), sistema que garante maior segurança nas curvas ao corrigir movimentos que podem fazer o veículo sair da trajetória normal. Há ainda o controle eletrônico de tração (ASR), sistema que proporciona maior aderência em diferentes tipos de superfícies.

O SUV traz de série em todas as versões quatro airbags de série (dois frontais e dois laterais). Outro destaque do modelo é a incorporação do sistema de fixação ISOFIX para duas cadeirinhas infantis no banco traseiro.

Todas as versões contam de série com luzes de rodagem diurna LED (DRL), freios ABS, auxílio de frenagem de emergência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). Todos estes sistemas são de grande utilidade nas situações em que o freio é exigido com maior intensidade, garantindo maior segurança a bordo do veículo.

A assistência de partida em rampas (HSA) é acionada quando o carro se encontra em uma inclinação superior a 3°. Este sistema freia o carro por até 2 segundos, auxiliando a arrancada em ladeiras e trazendo conforto e segurança.

Outra novidade são as luzes de conversão chamadas de Cornering Lights, que são integradas aos faróis de neblina dianteiros. Estas são acionadas automaticamente ao girar o volante, permitindo melhor visibilidade em áreas de menor luminosidade.

Por último, a câmera de ré e os sensores de estacionamento traseiros permitem guiar e informar o condutor sobre a presença de obstáculos próximos.

PRÉ-VENDA FAZ BARULHO NO MUNDO DIGITAL

O Salão do Automóvel de São Paulo de 2016 marcou o início da pré-venda do Captur na versão topo de linha Intense com motor 2.0. Para potencializar a experiência, os clientes interessados no SUV eram convidados a entrar no hot site http:// captur.renault.com.br, onde podiam conferir mais detalhes do carro por meio de uma experiência em 3D e visão 360º do exterior e interior. O portal do Captur foi um sucesso absoluto com mais de 2 milhões de acessos em dois meses no ar.

Outra ação que deu ótima visibilidade ao Captur foi a exposição do modelo em concessionárias de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro durante os meses de dezembro e janeiro. Mais de 2.500 clientes interessados deixaram seus dados com a Renault e se encantaram com o design sensual e elegante do novo SUV da Renault.

PÓS-VENDAS

O Captur tem garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Clientes que optarem pelas facilidades de financiamento via Banco Renault (https://www.bancorenault.com.br/) têm 5 anos de garantia. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.

Além disso, a rede de concessionárias Renault oferece para os proprietários o programa “Revisão com Preço Fechado” e o “Pacote de Preço Fechado de Peças”, que reúne os principais itens de desgaste e manutenção. Esses dois serviços permitem aos clientes saberem de forma antecipada quanto gastarão para a realização de reparos, já que os preços sugeridos dos dois pacotes incluem os valores de peças e mão de obra.

Os proprietários dos modelos também contam com o apoio do Renault Assistance, um serviço de atendimento emergencial e de socorro mecânico disponível 24 horas por dia, em todo território nacional. Esta assistência oferece técnico para reparo no local, remoção do automóvel para a concessionária mais próxima, meio de transporte alternativo aos ocupantes do veículo, entre outros. Para os veículos de passeio, o serviço é oferecido, gratuitamente, por 24 meses após a compra e 12 meses para veículos utilitários.

MY RENAULT: NOVO CONCEITO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Os clientes da marca contam ainda com o My Renault, uma plataforma digital inovadora que disponibiliza para os proprietários de veículos Renault uma série de informações sobre seu carro além de ofertas exclusivas de produtos e serviços e novidades em primeira mão.

O My Renault é a página pessoal e exclusiva do proprietário do veículo Renault que tem, num só local, todas as informações referentes ao seu carro: desde o manual até dicas para redução de consumo de combustível. Lá também são oferecidas dicas culturais e de viagens.

 

*A jornalista viajou a convite da Renault do Brasil

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