Data: 07/02/2018

Avaliamos o Fiat Cronos 1.3 e 1.8 antes do lançamento oficial

Por: LICINAIRA BARROSO

O lançamento oficial do Fiat Cronos – versão três volumes do Argo que chega para brigar com o recém-lançado VW Virtus – está marcado para os próximos dias 21 e 22 de fevereiro, mas ontem, dia 06, tivemos a oportunidade de já testar três, das quatro versões do novo sedan: a Drive 1.3, equipada com câmbio manual, a Precision 1.8 automática de seis velocidades e a Precision 1.8 manual. A única que não estava disponível para avaliação era a Drive 1.3 GSR (câmbio automatizado com controle por botões no console central).

DESIGN AINDA MAIS ESPORTIVO

Ao contrário do que você poderia estar imaginando, a diferença do Cronos para o Argo não está unicamente no terceiro volume. Na verdade, eles têm apenas 30% das peças em comum! Na dianteira, por exemplo, capô, grade e para-choques ganharam vincos e linhas mais agressivas – jogando por terra aquele estigma de que os sedans sempre são mais conservadores do que os hatchs.

A frente imponente do Cronos se conecta harmonicamente às linhas laterais e à traseira, criando um perfil esportivo e, ao mesmo tempo, atraente. A traseira é alta e ampla, com lanternas em LED que invadem a tampa do porta-malas. Este, por sua vez, além de oferecer um espaço bem generoso – são 525 litros de capacidade! – também dispõe de excelentes números no que se refere ao  ângulo de abertura e carga de manobra (ou seja, a força que você deve fazer para fechar a tampa): 97° e 1,3 kg.

Além de exalar sofisticação, com materiais e forrações agradáveis ao toque, o interior do Cronos oferece espaço suficiente para cinco adultos viajarem com certo conforto. No nosso primeiro contato, conseguirmos comprovar que, se o motorista tiver até 1,95 m de comprimento, o passageiro que viajar atrás dele, encontrará espaço para as pernas, mesmo tendo 1,85 m.

As dimensões do Cronos são as seguintes:

Comprimento: 4.364 mm

Entre-eixos: 2.521 mm

Largura (sem retrovisores): 1.726 mm

Altura: 1.508 mm

Bitola dianteira: 1.467 mm

Bitola traseira: 1.504 mm

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Saímos da fábrica da FCA, em Betim, rumo à cidade de Lagoa Santa, a bordo de uma unidade do Cronos 1.8 E.torQ EVO automático. Na estrada, o motor de 139 cv e 19.3 kgfm de torque, provou ter força suficiente para levar os 1.247 kg do sedan – fora a quase meia tonelada dos quatro ocupantes! Brincadeirinha, coleguinhas!

O câmbio automático de seis velocidades – o mesmo da picape Toro – casou muito bem com o propulsor. As mudanças são suaves, praticamente imperceptíveis! Mas na hora que foi preciso uma retomada mais brusca, a transmissão “custou um pouco a entender” a minha investida no pedal do acelerador. Depois de alguns segundos “pensando”, a marcha foi reduzida, os giros subiram e o carro acelerou como eu queria!

Já na cidade, e com o carro vazio, escolhi uma ladeira mais íngreme para testar o Cronos 1.8L. Sem titubear, o carro venceu o obstáculo, mesmo com o piso escorregadio. Feliz com o resultado, voltei ao hotel onde estavam os demais modelos, para ver como se comportaria a versão com motor menor. Entrei no Cronos 1.3 Firefly manual, e fui rumo ladeira acima. Entrei de segunda, com os giros em 3.500 rpm. Já no meio da subida, cerca de 50 metros percorridos, o ponteiro do conta-giros marcava os 2.000, porém, continuava firme em sua missão de chegar até o topo sem necessidade de reduzir. E assim foi. O Cronos 1.3 cumpriu o desafio, provando que não tem medo de alturas!

GAMA COMPLETA

Infelizmente, os preços Fiat Cronos só serão revelados no dia 21 de fevereiro, durante o lançamento oficial – colocaremos os valores no ar assim que forem liberados!

Por enquanto, você pode conferir os detalhes de cada uma das quatro versões:

DRIVE 1.3 MT

Esta versão é equipada com motor Firefly quatro cilindros 1.3 de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (ambos com 100% etanol). O câmbio é manual de cinco marchas. O Fiat Cronos Drive 1.3 MT traz como itens de série o sistema multimídia Uconnect Touch 7 polegadas, volante com comandos de áudio e telefonia, segunda porta USB, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (dianteiros), trava elétrica, chave com telecomando, display TFT de alta resolução no painel de instrumentos de 3,5 polegadas, sistema ISOFIX, sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça central traseiro e outros.

Como opcionais estão disponíveis faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve aro 15, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com tilt down (ajuste automático do espelho do lado do passageiro para uma posição mais baixa nas manobras de ré) e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros e alarme.

DRIVE 1.3 GSR

Esta versão é equipada com o motor Firefly 1.3 com câmbio automatizado GSR (Gear Smart Ride) Comfort de cinco marchas com controle por botões no console central, de acionamento simples e intuitivo. O GSR Comfort inclui importantes funções como a Sport, que aciona um modo de condução mais esportivo, e Auto-Up Shift Abort, que proporciona retomadas mais fortes. A versão traz ainda paddle shifts atrás do volante, pelos quais o motorista pode trocar as marchas manualmente. Nesta configuração o Fiat Cronos tem os melhores números de consumo de combustível entre os concorrentes diretos à venda no mercado brasileiro, tanto em ciclo urbano quanto rodoviário, seja com etanol ou gasolina.

Também são de série nessa versão, além dos itens do Drive 1.3 MT, o Start&Stop, Ambient Lights, que conferem ao interior do Cronos ainda mais refinamento e sofisticação, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados e ainda os seguintes itens de segurança:

ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) – Garante a dirigibilidade e estabilidade do carro em situações de perda de aderência dos eixos dianteiro ou traseiro, atuando por meio de sensores. As rodas são freadas de forma seletiva automaticamente enquanto a potência do motor pode ser momentaneamente diminuída, permitindo que o veículo tome a direção correta apontada pelo volante.

TC (Controle de Tração) – Atua diretamente nas condições de rampas íngremes e escorregadias, como por exemplo uma subida com piso molhado. Nessa situação a baixa aderência faria com que as rodas patinassem e o veículo tivesse a dirigibilidade comprometida, mas o sistema diminui eletronicamente o torque de forma seletiva nas rodas dianteiras, podendo também diminuir a potência do motor, para aumentar a aderência ao piso e garantir uma sequência de movimento segura.

HH (Hill Holder) – É um assistente para partida em rampas que impede que o carro se desloque para trás nas saídas em trechos íngremes, evitando colisões. O HH ainda atua nas manobras de estacionamento, tanto em subidas ou descidas.

O Fiat Cronos Drive 1.3 GSR ainda pode ser equipado opcionalmente com faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve aro 15, câmera de ré com sensor de estacionamento e alarme.

PRECISION 1.8 MT

Esta versão é equipada com motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque (ambos com 100% etanol). Esse motor conta com o sistema de coletor de admissão variável, ou Variable Intake System (VIS), que garante mais força em baixas rotações. Com até 4.000 rpm o ar que vai para os cilindros passa por um caminho mais longo, favorecendo o torque. A partir daí, uma aleta é acionada fazendo com que o ar percorra trajeto mais curto, incrementando a potência. O câmbio é manual de cinco marchas.

São itens de série dessa versão, além daqueles da Drive 1.3 MT, faróis com luz de posição em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro, alarme e os sistemas de segurança ESC, TC e HH.

Opcionalmente, o Fiat Cronos Precision 1.8 MT pode receber ainda airbags laterais, câmera de ré, display TFT de alta resolução no painel de instrumentos de 7 polegadas, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps, Keyless Entry’N’ Go, sensor de chuva, sensor de luminosidade, bancos em couro, maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17 polegadas.

PRECISION 1.8 AT6

Essa versão conta com câmbio automático de seis velocidades, o mesmo utilizado na picape Fiat Toro. O Cronos é o primeiro sedã compacto Fiat a receber esse tipo de transmissão. Além de seu funcionamento suave e em perfeita harmonia com o motor 1.8 E.torQ Evo VIS, conta com o recurso Neutral Function, que auxilia na economia de combustível ao desacoplar o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito – o que também evita a incômoda sensação de que o sistema está forçando os freios.

Além dos itens da versão Precision 1.8 MT, a versão automática traz como equipamentos de série paddle shifts atrás do volante para troca manual das marchas, controle de velocidade de cruzeiro, Ambient Lights, apoio de braço para o motorista, volante revestido em couro e maçanetas e frisos das portas cromados. Os itens opcionais disponíveis para esta versão são os mesmos da Precision 1.8 MT.

O novo Fiat Cronos chega ao mercado em oito cores. Três são sólidas (Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine), quatro metálicas (Prata Bari, Cinza Scandium, Preto Vesúvio e Vermelho Marsala) e uma perolizada (Branco Alaska).

 

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