Data: 14/09/2015

Rolls-Royce Dawn, um novo amanhecer entre os conversíveis de luxo

Por: Licináira Barroso

 

Ah, o Amanhecer! Um dos mais belos espetáculos da… natureza? Não, da Rolls-Royce!  Estamos falando do Dawn (amanhecer em inglês), o mais novo conversível da montadora britânica. Trata-se da versão sem capota do Wraith, mas com 80% da carroceria modificada.

Dawn_foto materia 01

Dawn_foto materia 02

O teto retrátil eletrônico, feito em lona (com seis camadas para entregar isolamentos acústico e térmico perfeitos), pode ser acionado com o carro em movimento até o limite de 50 km/h e gasta 22 segundos para cobrir os quatro passageiros. Pois é, ao contrário da maioria dos conversíveis 2+2, o Dawn oferece espaço de sobra para quatro adultos, graças às suas excelentes dimensões: 5,28 m de comprimento, 3,11 m de distância entre-eixos, 1,95 m de largura e 1,50 de altura.

Dawn_foto materia 03

Dawn_foto materia 04

Além do espaço, o conforto dos quatro ocupantes é garantido pelos bancos individuais em couro (apesar da cor alaranjada de gosto duvidoso), ar-condicionado de quatro zonas (ou seja, cada um determina a temperatura que mais lhe agrada), pelo sistema de som com 16 alto-falantes, entre outros mimos e luxos que só um Rolls-Royce pode oferecer. O acesso ao interior do veículo também é facilitado pela abertura das portas no estilo suicida (abrem em sentido inverso).

Dawn_foto materia 05

Outro destaque o novo Dawn está no silêncio a bordo. Segundo a Rolls-Royce, trata-se do conversível mais silencioso já produzido. Mesmo em movimento! E olha que o bichinho voa baixo! Faz de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h.

Dawn_foto materia 06

O motor é um V12 biturbo, de 6,6 litros e 571 cv de potência máxima e torque para nenhum caminhão botar defeito: 780 Nm! A transmissão é automática de oito velocidades e tem um diferencial: ela trabalha de acordo com as informações obtidas pela navegação. Assim, se o carro estiver se aproximando de uma rotatória, por exemplo, a transmissão escolhe a marcha mais adequada para fazer o trajeto de forma mais segura.

O novo Rolls-Royce Dawn chega ao mercado apenas em 2016, mas ele já poderá ser visto no Salão do Automóvel de Frankfurt, que abre suas portas ao público na próxima quinta-feira, 17.

Dawn_foto materia 07

Dawn_foto materia 08 - ficha tecnica

 

Galeria de Fotos

Compartilhe

Deixe o seu comentário