Data: 22/04/2013

Produzido no Brasil, New Fiesta Hatch 2014 chega com novos motores e versões

Por: LICINÁIRA BARROSO, de Foz do Iguaçu*

O carro compacto mais vendido no mundo começa a ser feito e comercializado no Brasil com a missão de liderar o segmento por aqui também. E para isso, ele dá sequência à renovação da linha de produtos da Ford, trazendo duas opções de motores bicombustíveis, ambos com sistema eletrônico de partida a frio, câmbio automatizado de dupla embreagem, entre outras novidades.

Comparado ao seu antecessor, o New Fiesta Hatch 2014 evoluiu. E muito. A começar pelo design. Observe as fotos ao lado e responda com sinceridade: olhando de frente, ele agora não lembra seu primo maior e mais rico Novo Fusion? Sim, principalmente por conta da ampla grade dianteira, um dos elementos marcantes da nova linguagem de design Kinetic 2.0 da Ford.

Ainda em termos de design, as mudanças no cockpit foram mais sutis, limitando-se apenas a troca de materiais (agora com menos detalhes cromados). A ergonomia continua muito boa, e, na versão top de linha, Titanium, os bancos e volantes são revestidos em couro, o espelho retrovisor interno é eletrocrômico e há sete airbags (incluindo um de joelho para o motorista).

No total são seis versões, sendo três de acabamento (S, SE e Titanium), duas de motorização (Sigma 1.6 TiVCT Flex e Sigma 1.5 DOHC Flex) e duas de transmissão (manual de cinco marchas e automatizada de dupla embreagem e seis velocidades Powershift). Confira na tabela abaixo como ficou a gama 2014 do New Fiesta Hatch:

NEW FIESTA S 1.5 16V MANUAL NEW FIESTA SE 1.5 16V MANUAL NEW FIESTA SE 1.6 16V MANUAL NEW FIESTA SE 1.6 16V POWERSHIFT NEW FIESTA TITANIUM 1.6 16V MANUAL NEW FIESTA TITANIUM 1.6 16VPOWERSHIFT
R$ 38.990 R$ 42.490 R$ 45.490 R$ 48.990 R$ 51.490 R$ 54.990
+ 2 Airbags+ Freios ABS com EBD

+ Ar condicionado

+ Direção elétrica

+ Vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos

+ My Connection Gen. 3

+ Rodas de liga leve aro 15+ Farol de neblina

+ Pacote de acabamento SE

+ Motor 1.6 TiVCT+ Advance Trac (ESC & TCS)

+ HLA

+ Ar digital

+ SYNC

+ PowerShift + 7 Airbags+ Volantes e bancos em couro

+ Rodas de liga leve aro 16

+ Controle automático de velocidade

+ Sensor de chuva, crepuscular e de estacionamento

+ Espelho retrovisor interno eletrocrômico

+ Pacote de acabamento Titanium

+ PowerShift

 

MOTORES E TRANSMISSÕES

Disponível apenas nas versões S e SE, o propulsor 1.5 DOHC Flex de 16 válvulas é o mais novo representante da família Sigma. Assim como o motor 1.6 é produzido na moderna fábrica da Ford de Taubaté (SP) e traz várias inovações para aperfeiçoar a performance tanto com etanol como com gasolina. Veja no quadro a seguir os números de desempenho dos dois motores divulgados pela montadora:

SIGMA 1.6 TiVCT Flex SIGMA 1.5 DOHC Flex
Potência máxima 130 cv/125 cv 111 cv/106 cv
Torque máximo 157 Nm /151 Nm 147 Nm /144 Nm
Velocidade máxima 190 km/h 180 km/h
0 a 100 km/h 12 s (etanol) 12,2 s (etanol)
Distância de frenagem 43 m a 100 km/h 43 m a 100 km/h

 

O New Fiesta Hatch 2014 é o primeiro veículo da marca a usar o sistema Ford Easy Start, que aquece a linha de combustível quando necessário para a partida a frio, através de sensores. Essa tecnologia dispensa a necessidade do reservatório (tanquinho) de gasolina e está disponível em todas as versões.

Outras novidades dos dois motores que contribuem para reduzir o consumo de combustível fazem parte do pacote chamado “Ecopack”. Elas incluem o uso de pistões grafitados para redução de atrito, tuchos polidos, óleo de baixa viscosidade (5W20), bomba de óleo variável, compressor do ar-condicionado de deslocamento variável e monitor de carga da bateria.

O resultado, você vê no quadro abaixo: classificação A em economia de combustível no INMETRO/CONPET.

 

1.5 MANUAL ETANOL GASOLINA
CIDADE (km/l) 7,8 10,8
ESTRADA (km/l) 9,6 13,7

 

1.6 MANUAL ETANOL GASOLINA
CIDADE (km/l) 7,9 11,4
ESTRADA (km/l) 9,9 13,9

 

1.6  POWERSHIFT ETANOL GASOLINA
CIDADE (km/l) 7,9 11,4
ESTRADA (km/l) 9,9 13,9

 

Caso você não tenha notado, o consumo da versão 1.6 é a mesma tanto com câmbio manual quanto com o automatizado. Isso acontece porque a transmissão é de dupla embreagem, ou seja, enquanto uma marcha está sendo usada, a próxima já está “engatada”, o que garante trocas suaves, sem interrupção de torque e, consequentemente, sem gastos desnecessários de combustível.

Durante o test drive organizado pela Ford em Foz do Iguaçu, tive a oportunidade de avaliar o New Fiesta Hatch 1.6 com esse câmbio. Batizado de Powershift, ele permite a seleção de diferentes modos de condução, de acordo com o estilo do motorista: D, para trocas de marcha suaves e econômicas; S, esportivo, com um nível de rotação mais alto e preparado para retomadas; e manual sequencial SelectShift, para o motorista usar a faixa de rotação de sua preferência.

A princípio optei pela SelectShift, com mudanças feitas na própria alavanca. Pois é, apesar de o nome sugerir, não há paddle shifts (aquelas borboletas atrás do volante). É necessário esticar o braço e apertar uma tecla para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir as marchas. Mas o pior é que, nem sempre, o câmbio te obedece. Por diversas vezes, tentei reduzir de terceira para segunda e o carro teimou em não fazer a mudança. Só depois de reduzir drasticamente a velocidade e as rotações é que a segunda entrou. Deve ser por isso então que a Ford não disponibilizou as trocas atrás do volante, já que muita gente curte fazer as mudanças apenas quando há os paddles shifts.

SEGURANÇA E TECNOLOGIA

O carro avaliado também contava com controle de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampa, muito útil principalmente em cidades como Belo Horizonte. Já os freios ABS de última geração (item de série desde a versão de entrada) foram imprescindíveis durante uma fechada brusca que levamos em um sinal no lado brasileiro do test drive. Não fossem eles, uma moto com placa do Paraguai teria parado na Argentina, bem ali na divisa entre os três países.

Por falar em batidas, o New Fiesta 2014 oferece uma das cestas básicas de peças mais econômicas do seu segmento (veja quadro comparativo abaixo). Além disso, tem preço médio de seguro (plano oferecido pelos Seguros Ford em parceria com a Mapfre) de R$1.855 em São Paulo, sem perfil do condutor.


CUSTO DE PROPRIEDADE – CESTA BÁSICA

  CESVI Revista X Jornal Y
New Fiesta 1.5 R$ 5.390,00 R$ 1.120,00 R$ 2.035,40
Hyundai HB20 1.6 R$ 6.308,60 R$ 1.465,45 R$ 2.102,59
VW Gol  1.6 R$ 7.039,60 R$ 1.393,87 R$ 2.269,50
Fiat Palio 1.4 R$ 7.470,82 R$ 1.550,43 R$ 3.122,37
GM Onix 1.4 R$ 8.320,57 R$ 1.430,35 R$ 2.691,60
VW Fox 1.6 R$ 8.606,60 R$ 2.146,18 R$ 3.142,37

 

* A jornalista viajou a convite da Ford do Brasil

Galeria de Fotos

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