Data: 16/04/2015

Chery lança Celer nacional hatch e sedan

Por: Amintas Vidal, de Campinas (SP)*

Há pouco tempo atrás o consumidor brasileiro comprava o carro zero quilômetro mais barato possível, os chamados modelos de entrada, hoje situados entre 25 e 35 mil reais. Nos últimos anos, com o aumento do poder aquisitivo, principalmente da “nova classe C”, os modelos completos passaram a dominar as listas dos mais vendidos, isto é, o sonho de consumo migrou para os veículos com preços que estão entre 35 e 45 mil reais.

Essa tendência é tão forte que até montadoras chinesas que chegaram ao nosso mercado para brigar na faixa de entrada com modelos importados e completos, mas de baixa qualidade, ao nacionaliza-los, estão investindo pesado na qualidade do acabamento, no design e na robustez mecânica para encarar os modelos nacionais da faixa de cima, produtos que por sinal, também ganharam melhorias nos últimos quatro anos.

CHERY NOVO CELER foto 01

Atenta às essas mudanças, a Chery lançou o “Novo Celer” nas carrocerias hatch e sedan em duas configurações bem completas. A configuração básica de ambas as carrocerias (hatch por R$ 38.990,00 e sedan por R$ 39.990,00) conta com os obrigatórios ABS e duplo airbag, ar-condicionado, direção hidráulica, travas, retrovisores e vidros elétricos nas quatro portas, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, entre outros.

Já a nova configuração, a Act (hatch por R$ 40.990,00 e sedan por R$ 41.990,00), oferece a mais as novas rodas de liga leve, alarme antifurto com controle na chave, faróis de neblina, sistema Chery Media System com rádio, CD player mp3, entrada USB e seis alto-falantes. Para as duas configurações será oferecida nas concessionárias uma central multimídia com Bluetooth, GPS e TV digital com valor estimado em R$ 1.800,00.

Design Atualizado

Ambos os modelos chegaram com a última atualização no design externo e interno: novo para choque dianteiro com entrada de ar inferior única e mais recortada, grade superior sem o filete cromado, faróis menores, mais agressivos e com novo conjunto óptico elíptico e lanternas traseiras com lâmpadas em LED. Um bom diferencial para concorrer neste disputado mercado está na tampa do porta malas do modelo sedan que, por compor uma única peça com o vidro traseiro, proporciona uma abertura para bagagem tão ampla como em um modelo hatch.

CHERY NOVO CELER foto 08

Por dentro o painel foi completamente redesenhado perdendo aquela cara típica de produto chinês que mais parece brinquedo infantil do que carro de verdade. As linhas vincadas e hexagonais, as superfícies múltiplas e as cores escuras substituíram o cinza plano e arredondado da primeira versão do modelo que foi importado para o Brasil.

Ao vivo, o Celer parece maior do que seus concorrentes, mesma impressão que se tem com o Novo Palio. Os modelos têm entre-eixos de 2.527 mm, 1.480 de altura e os 1.686 mm de largura. O hatchback tem 4.188 mm de comprimento, com porta malas de 380 litros, e o sedan mede 4.333 mm, com capacidade para 450 litros no compartimento de bagagens. O tanque de ambos comporta 50 litros de combustível.

O motor é o ATECO 1.5 16V Flex produzido no Brasil. Ele rende 109cv / 113cv de potência aos 6.000 rpm e 140/152 Nm de torque aos 4.000 rpm, com gasolina e etanol respectivamente. O câmbio é manual de 5 velocidades  e, segundo a montadora, ambos os modelos atingem  175 Km/h. A suspensão é do tipo McPherson na dianteira, com mola helicoidal e amortecedor telescópico de dupla ação, e na traseira sistema semi-independente com braço oscilante longitudinal. A Chery oferece três anos de garantia e divulgará em breve um plano de manutenção que, segundo a montadora, será bem competitivo para a categoria.

CHERY NOVO CELER foto 02

Primeiras Impressões

Em breve test drive no Haras Tuiuti, complexo do piloto e empresário Cacá Clauset, pudemos conferir que o acerto mecânico, principalmente das suspensões, está bem ao gosto do brasileiro: firme sem chegar a ser desconfortável. A ergonomia é boa, mas a densidade dos bancos poderia ser maior para não cansar motorista e passageiros em viagens mais longas.

O motor responde bem para a proposta dos modelos com acelerações vigorosas e retomadas eficientes. A rumosidade do conjunto motor e câmbio chegou a incomodar, mas, no Novo Palio com motor 1.4 8v, por exemplo, o barulho do motor invade a cabine com mesma intensidade e apenas o câmbio trabalha de forma mais discreta.

Um detalhe percebido por mim e alguns outros jornalistas é que os modelos sedan disponíveis para avaliação eram mais silenciosos que os hatch, característica não confirmada pelos técnicos da montadora que acompanhavam o evento.

Por fim, os freios apresentaram reação bem imediata e em frenagem de emergência o ABS funcionou sem causar o mínimo de desvio da trajetória.

Além de ser o primeiro carro de uma montadora chinesa fabricado no Brasil, o Celer é o primeiro carro chinês produzido fora do seu país de origem. Inicialmente o índice de nacionalização é de 35% para atender ao programa Inovar Auto do Governo Federal, garantindo tributação equivalente aos produtos nacionais, mas o objetivo é atingir 70% em breve. A expectativa é vender 10.000 unidades até o fim do deste ano nas 72 autorizadas existentes e em cinco novas unidades que serão abertas nos próximos dois meses.

*O jornalista viajou a convite da Chery do Brasil

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