Data: 03/06/2013
Aceleramos a RS4 Avant, a perua superveloz da Audi. Espera aí, perua?
Sim, trata-se de uma perua, típico carro de família, com espaço para bagagens e tudo mais. Porém, a nova RS4 Avant não é uma simples station wagon. Afinal, ela faz de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h. Perua? Francamente, ela está mais para um falcão-peregrino, a ave mais veloz o planeta! Não acha?
De fato, o grande trunfo da nova station wagon da Audi está embaixo de seu capô: um V oitão 4.2 litros de 450 cv de potência (30 cv a mais do que a versão anterior). Trata-se do mesmo propulsor que equipa o RS5 Coupé, com torque (força) máximo de 430 Nm, disponível de 4.000 a 6.000 rpm.
Combinado com o renomado câmbio S tronic de 7 velocidades, a nova RS4 Avant apresenta um desempenho excepcional. Mesmo pesando quase duas toneladas (1.870 quilos), a RS4 Avant sai da inércia e atinge os 100 km/h em menos de 5 segundos e só não passa dos 250 km/h porque sua velocidade é limitada eletronicamente.
Como todos os modelos RS da marca, a nova station wagon vem equipada com tração integral permanente quatro, que distribui a energia entre os eixos dianteiro e traseiro, conforme a condução. A configuração padrão 40:60, com predominância para traseira, assegura uma direção mais esportiva.
Por falar nisso, o modelo também vem equipado de série com o Audi Drive Select, que oferece ao motorista três modos de condução – Conforto, Automático e Dinâmico – que determinam características de direção, do câmbio de sete velocidades S Tronic e do acelerador. E para dar ainda mais emoção na condução esportiva, o sistema varia o som do escapamento e do sistema de dupla embreagem, quando no modo Dinâmico.
E para dar respostas mais precisas ao volante, a nova RS4 Avant conta ainda com suspensão esportiva com DRC (Dynamic Ride Control): os amortecedores de um lado do carro são interligados diagonalmente com os do outro lado, por meio de uma válvula central. Assim, numa curva mais rápida, quando a suspensão dianteira do lado de fora da curva é comprimida, um fluxo de óleo é enviado ao amortecedor, por meio da válvula, para praticamente anular a rolagem da carroceria. Resultado: toda a carroceria ganha estabilidade, principalmente em curvas.
A configuração RS é 20 milímetros mais baixa que a Audi A4 Avant e o modelo recebeu, de série, novas rodas em alumínio de 20 polegadas, com pneus 265/30, disponíveis com acabamento em titânio polido e novo desenho. Os freios a discos ventilados são montados atrás das rodas e medem 365 milímetros de diâmetro na dianteira. O sistema possui anéis de fricção com contorno externo ondulado, perfurados e conectados aos freios de alumínio por meio de pinos. O conceito reduz as tensões e rapidamente dissipa o calor, evitando a transmissão de picos de temperatura. As pastilhas são pintadas de preto e na dianteira levam o logo esportivo RS.
DESIGN ATLÉTICO
O design da nova RS4 Avant traz o caráter esportivo do modelo, com detalhes como a grade hexagonal na dianteira, com contorno em alumínio fosco e com os recortes da grade (os “favos” de mel) com acabamento em antracite de alto brilho. Os faróis de xenon plus com luzes diurnas em LED, as entradas de ar e o pára-choque encorpado e recortado, como em um carro de corrida, arrematam o visual.
Saias laterais, difusor traseiro e grandes saídas de escape ovais completam o estilo agressivo. A traseira com bordas horizontais são uma referência ao modelo pioneiro da tração integral, o Audi quattro, de 1980. Os espelhos retrovisores têm acabamento em alumínio fosco e um discreto spoiler na traseira reforça a esportividade. A Audi oferece ainda um sistema de escape esportivo com maior volume de som e acabamento em preto. Faixas de LED também adornam as lanternas traseiras.
Por dentro, os detalhes cromados contrastam com o interior totalmente revestido em preto. De série, os assentos dianteiros são esportivos da linha S, de couro, com acionamento elétrico. Opcionalmente, a Audi oferece bancos em forma de concha. O volante multifuncional em couro com a base achatada inclui shift paddles com acabamento em alumínio. O sistema de informação ao motorista com display colorido inclui um menu RS com cronômetro, contador de voltas e termômetro do óleo. O design da alavanca de câmbio é exclusivo para o modelo RS.
Pedais, apoio para os pés, aberturas de ar, paddles no volante, teclas e controles do MMI têm revestimento em alumínio. Entre equipamentos de assistência ao condutor e sistemas de comunicação, a nova RS4 Avant traz de série ar condicionado automático, tampa traseira com abertura e fechamento elétrico, teto solar panorama “Open Sky” elétrico, Keyless-go, indicador de pressão dos pneus, sensor de luz e chuva, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com gráfico, rádio com MMI, Audi Music Interface, Bluetooth, DVD Player, sistema de navegação e o exclusivo som Bang & Olufsen.
Pois é, é tanta tecnologia, tanta sofisticação, enfim, tudo de melhor que um automóvel pode oferecer que o preço não poderia ser diferente, não é mesmo? São R$ 438.700,00. Agora, se você procura por uma station wagon espaçosa, luxuosa, confortável e superesportiva, e ainda dispõe de todos esses cifrões, então, a RS4 Avant é uma boa opção sobre rodas para fazer de você uma pessoa mais feliz!
FICHA TÉCNICA AUDI RS4 AVANT
Motorização | 4.2 FSI |
Cilindros | 8 em V |
Cilindrada (cm3) / Nº válvulas por cilindro | 4.163/ 4 |
Potência (cv) | 450 @ 8.250 |
Torque (Nm) | 430 @ 4.000 – 6.000 |
Tração | quattro® |
Câmbio | S tronic 7 velocidades |
Peso (kg) | 1.870 |
Comprimento (mm) | 4.719 |
Largura (mm) | 1.826 |
Altura (mm) | 1.416 |
Entre-eixos (mm) | 2.813 |
Capacidade do porta-malas (L) | 490 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 4,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 250 |
Consumo combinado em (km/L) | 9,3 |
* A jornalista viajou a convite da Audi do Brasil