Data: 17/05/2017

Volkswagen apresenta linha 2018 do up! com mudanças no visual

Por: Licináira Barroso

Lançado no Brasil em 2014, o Volkswagen up! acaba de passar por sua primeira reestilização. Além da atualização no visual, ele ganhou novos equipamentos e foi promovido a uma nova categoria: a dos “compactos Premium”.

Compacto Premium, sim senhor! Afinal, o Volkswagen up! agora passa a oferecer equipamentos só encontrados em carros tops, como sensor de chuva e de luminosidade (crepuscular), faróis de neblina com luz de conversão estática e até mesmo um exclusivo sistema que permite ao telefone assumir o papel de multimídia do carro.

Batizado de “Composition Phone”, o inédito sistema possui uma tela colorida de 5” e conecta o carro ao smartphone através do aplicativo “Maps+More” (disponível gratuitamente para Android e IOS). O pareamento ocorre via Bluetooth, de maneira simples e rápida. Ao abrir o aplicativo, a tela do smartphone passa a ser a tela central do sistema multimídia, exibindo ícones do rádio, navegação, computador de bordo, Think Blue, mostradores do painel de instrumentos, entre outros. E tudo isso sem excluir a possibilidade de uso de outros aplicativos, como Waze e Spotify.

A nova tecnologia é item de série na versão Connect (série especial lançada para celebrar a chegada da linha 2018 do up!). Além do Composition Phone, o up! Connect sai de fábrica equipado com adesivo na soleira das portas, faixa lateral alusiva à versão, roda de liga leve 15” diamantada e com detalhes em preto brilhante, interior escurescido e retrovisor e teto pintados em Preto Ninja (há opção de o teto ser na cor do veículo).

Nas demais versões, o Composition Phone é vendido à parte por R$ 1.400,00 – menos na versão de entrada Take up!, que não dispõe da novidade nem mesmo como opcional.

Veja como ficou a linha 2018 do Volkswagen up!:

É verdade que, como exceção da versão de entrada Take, as demais sofreram um pequeno reajuste (cerca de mil reais). Mas se for colocar na ponta do lápis, cada centavo a mais valeu a pena. Afinal, além do visual mais moderno e jovial, o novo up! está mais completo e bem acabado. Confira:

Versão take up!: ganhou novo volante e suporte para celular com entrada USB para carregar telefone. Além disso ela agora sai de fábrica com relógio digital, iluminação no porta-malas, banco do motorista com regulagem de altura e chave tipo canivete. Tudo isso sem falar na extensa lista de itens de segurança que incluem fixação de cadeirinha de criança com sistema ISOFIX, alerta de frenagem de emergência (ESS), freios com sistema antitravamento (ABS) e com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), airbags para motorista e passageiro, entre outros. Os opcionais desta versão são vendidos em um pacote batizado de “Take Completo”, que acrescenta a direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas e coluna de direção com ajuste de altura.

Versão move up!: passa a contar, como equipamento de série, com volante multifuncional com acabamento em couro, iluminação ambiente no painel (versão TSI), computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve 14”, espelhos retrovisores externos com luzes de seta integradas e função tilt down do lado direito (regula automaticamente o espelho apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada), sensor de estacionamento traseiro (park pilot) e para-sol com espelho do lado do motorista e do passageiro. Complementam a lista (além de todos os itens do take up!) sistema “easy drive”, chave canivete com controle remoto, ar-condicionado, vidros dianteiros e travamento central elétricos e sistema de som “Composition” com quatro alto-falantes e dois tweeters. Completo de série, o único opcional para o move up! TSI é o sistema de som “Composition Phone”.

 Versão cross up!: a configuração com apelo aventureiro conta com todos os itens do high up!, além dos diferenciais visuais, como para-choques exclusivos, rodas de liga leve 15” diamantada com detalhes em preto brilhante, rack de teto, soleira das portas com aplique de alumínio, entre outros. Há ainda a opção de equipar o modelo com revestimento dos bancos em couro sintético Native.

Versão high up!: versão mais tecnológica, acrescenta a todos os itens de série do move up! as rodas de liga leve de 15”, os sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e a função “Coming & Leaving Home”. Esta última faz com que, toda vez que o veículo estiver desligado e as portas forem travadas ou destravadas, os faróis se acendam automaticamente por 30 segundos, iluminando a área próxima ao carro, garantindo comodidade ao iluminar a garagem, por exemplo. O high up! traz de série também faróis de neblina com luz de conversão estática, recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h.

Desde que foi lançado no Brasil, há cerca de três anos, o up! já fez a alegria de mais de 200 mil compradores. Atualmente, 50% dos modelos vendidos são equipados com o propulsor turbinado TSI, o que resultou na expansão da oferta dessa motorização para a linha 2018.

Como você pode conferir nos quadros anteriores, a versão take continua a ser oferecida com o motor 1.0 MPI e transmissão manual. O move up! passa a ser a única configuração que pode ser associada ao motor MPI (transmissão manual ou I-Motion) e ao TSI. A connect, a high up! e a cross up! são equipadas exclusivamente com o motor 1.0 TSI.

E para destacar a vocação esportiva do modelo, todas as versões TSI, além do logotipo na tampa traseira pintada em Preto Ninja, recebem destaques visuais exclusivos na linha 2018 que permitem sua identificação em 360°.

A grade do radiador conta com friso duplo cromado e vermelho (quando o veículo for Laranja Habanero, os frisos são cromado e preto), o para-choque dianteiro traz a parte central pintada de preto e a coluna “B” (que separa as portas dianteiras da traseiras) ganha o logotipo “TSI”

O motor 1.0 TSI Total Flex foi um marco na indústria nacional em termos e inovação, eficiência energética e prazer ao dirigir. Trata-se do primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível produzido no Brasil. Esse motor reforça a identidade da Volkswagen como empresa líder em inovação.

Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 kgfm, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.

Novos testes, mais eficiência

A Volkswagen realizou uma nova bateria de testes no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO e, considerando o volume de vendas, adotou também configurações com pneus 14” com baixa resistência ao rolamento. Isso fez o novo up! TSI atingir excelente marca de 1,40 MJ/km, conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012. O valor obtido até então com pneus aro 15 (e que permanece para os modelos com esse equipamento de série) foi de 1,44 MJ/km.

Mais do que reafirmarem o up! no posto de carro mais econômico do segmento, esses dados reforçam o modelo Volkswagen como um dos mais econômicos entre todos os equipados com motor flexível avaliados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, obtendo a classificação “A”.

A eficiência energética do up! TSI está acima inclusive da obtida por modelos da concorrência sem ar-condicionado e direção com assistência. O up! TSI leva apenas 9,3 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 183 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, com velocidade máxima de 181 km/h.

Motor MPI – Custo-benefício em evidência

O take up! e o move up! podem ser equipados com o também premiado motor 1.0 MPI. Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 tem 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.

Trata-se do motor mais moderno da categoria, com bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável – a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotação.

O motor dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho), e o coletor de escape integrado ao cabeçote, formando uma peça única, com refrigeração líquida. Isso permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando sua eficiência térmica.

Outra solução inovadora adotada no motor 1.0l de 3 cilindros é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes.

O up! MPI leva 12,6 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 163 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! MPI acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos, com velocidade máxima de 161 km/h.

O mais seguro da categoria

Todo novo up! é equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas), recursos importantíssimos de segurança que são oferecidos apenas pelo modelo Volkswagen na categoria. Além disso, o alerta sonoro e o indicador de uso do cinto de segurança no painel informa se o condutor e o passageiro do banco dianteiro estão com os cintos de segurança afivelados.

No banco traseiro os cintos laterais são retráteis já desde a versão de entrada take up!, que conta com dois apoios de cabeça. Nas demais versões há três apoios de cabeça para o banco de trás.

A utilização do espaço no carro é excepcionalmente boa, por causa de seus 2,42 metros de distância entre-eixos – uma das maiores no segmento –, combinada ao motor compacto e à própria configuração do conjunto motriz. O motorista e os passageiros dianteiro e traseiros viajam com conforto e segurança no novo up!, que tem 1,50 metro de altura, 1,64 m de largura (sem espelhos retrovisores) e porta-malas de 285 litros: as maiores medidas entre os seus concorrentes diretos.

Para tornar o up! tão seguro são aplicados modernos recursos técnicos de construção e cálculos avançados para detecção de acidentes, resultando na melhor e mais avançada carroceria produzida no Brasil. Toda a estrutura da carroceria foi desenvolvida para absorver a energia do impacto – cada parte da carroceira tem de ter determinado valor de resistência e rigidez.

A carroceria do up! tem 75% de seu peso composto por aços especiais, que possuem diferentes graus de resistência, conforme a necessidade – trata-se da aplicação do material correto no local certo. Em sua estrutura combinam-se aços de ultra-alta resistência, alta resistência, média resistência e de estampagem profunda. Reforços adicionais, na parte superior da porta, por exemplo, aumentam a segurança passiva – especialmente no caso de acidentes graves.

O up! também utiliza aços conformados a quente, que possuem ainda maior resistência e que permitiram reduzir o peso da estrutura do carro. O up! foi o primeiro veículo de seu segmento no Brasil a utilizar esse material e continua a ser o único nesse nicho de mercado com tal tecnologia. Referência de estrutura leve com alta resistência, o novo up! tem peso em ordem de marcha de apenas 922 kg na versão take up!.

O modelo tem os mais altos padrões em sua classe com rigidez torcional estática. Alta rigidez torcional tem um efeito positivo definido no conforto e na dirigibilidade do carro. Em paralelo, a rigidez dinâmica do up! é também excelente, em 48 Hz – e isso traz benefícios em acústica, vibrações e conforto de rodagem.

A melhor reparabilidade do País

O up! conquistou índice 10 no CAR Group 2017, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. Isso torna o novo Volkswagen o melhor automóvel do Brasil – entre todos os participantes do estudo – no quesito reparabilidade.

O Car Group é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). O índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e ao custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com off-set de 40% na dianteira esquerda contra uma barreira rígida a um ângulo de 10°. As mesmas condições são aplicadas para o impacto da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).

Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O índice serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos.

O novo up! é fabricado em Taubaté (SP), tem garantia total de três anos e é oferecido em sete cores de carroceria: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash (sólidas), além das metálicas Prata Sírios Azul Lagoon, Cinza Platinum e Laranja Habanero.

 

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