Data: 03/10/2014

Toyota ouve consumidores e faz melhorias no Etios

Por: Licináira Barroso

 

MalagrineQuando foi lançado no mercado brasileiro, em setembro de 2012, o Toyota Etios foi alvo de muitas críticas, não apenas por conta do seu design nada atraente, mas, principalmente, por oferecer um painel de péssima visualização.

Passados exatos dois anos, as linhas externas do Etios continuam as mesmas, ou seja, dizendo nada com coisa nenhuma. Em compensação, a Toyota ouviu a grande queixa de seus clientes e resolveu fazer algumas melhorias em seu interior.

Calma! Ela – ainda – não tranferiu os mostradores de instrumentos para trás do volante. Ele continua lá, bem no meio do console. Mas, ganhou um fundo negro e azul com os números iluminados em branco. Otimizou – e muito – a leitura!
ETIOS 2015 FOTO 07

Além disso, o indicador de combustível, que antes era sem vergonha de tão pequeno, agora dobrou de tamanho. De 3,5 para 7 centímetros. Coube até um relógio digital! E tudo com luzes brancas e fundo escuro, combinando com o resto do conjunto.

Outra evolução interna foi a introdução de um volante mais classudo. Sim, as fotos comprovam! É o mesmo do Novo Corolla 2015! E está presente desde a versão de entrada! Mas – tinha que ter um “mas”? – sem os comandos de som, que são de série a partir da versão XS.

ETIOS 2015 FOTO CORPO MATERIA 03

Por falar em versões, vamos ver como ficou a gama 2015 do Etios? Confira no quadro abaixo:

 

VERSÕES ITENS DE SÉRIE PREÇOS
Etios Hatchback 1.3 X Air bag duplo frontal, freios ABS com EBD, direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, regulagem de altura do banco do motorista, entre outros. R$ 38.380,00
 Etios Hatchback 1.5 XS Itens da X mais: sistema de áudio com nova interface e conexão Bluetooth®, alarme por controle remoto, comandos de som no volante, entre outros. R$ 42.620,00
Etios Hatchback 1.5 XLS Itens da XS mais: acabamento do volante revestido no padrão couro, repetidores de seta nos retrovisores externos, farol de neblina, entre outros. R$ 46.220,00
Etios Cross 1.5 Os mesmos da XLS R$ 49.190,00
Etios Hatchback 1.5 Platinum Itens da XSL mais: central multimídia com navegador, câmera de ré, sistema de reprodução de DVD e TV digital, controle do sistema de áudio e conexão Bluetooth®, grade frontal cromada, sensor de estacionamento, lâmpadas traseiras com máscara negra, rodas aro 15, entre outros. R$ 49.120,00
Etios Sedan 1.5 X Os mesmos do Hatch 1.3 X R$ 42.470,00
Etios Sedan 1.5 XS Os mesmos do Hatch 1.5 XS R$ 45.190,00
Etios Sedan 1.5 XLS Os mesmos do Hatch 1.5 XLS R$ 48.880,00
Etios Sedan 1.5 Platinum Os mesmos do Hatch 1.5 Platinum R$ 51.780,00

 

 MESMOS MOTORES, MESMO TANQUINHO EXTRA

A motorização 1.3 16V Flex Fuel não sofreu nenhuma alteração. Inclusive, continua com o arcaico tanquinho de gasolina para partida a frio. Exclusiva do hatch de entrada, ela rende 84 cv de potência (a 5.600 rpm) e 90 cv (a também 5.600 giros) quando abastecido, respectivamente, com gasolina e etanol. O torque (força) máximo é alcançado a 3.100 rpm, sendo de 11,9 kgfm com gasolina e 12,8 kgfm com etanol.

As demais versões são equipadas como propulsor 1.5 16V Flex, que também não traz nenhuma novidade. Sua potência máxima é de 92 cv com gasolina e 96,5 cv com etanol (ambas a 5.600 rpm). Já o torque máximo é de 13,9 kgfm a 3.100 rpm independente do combustível usado.

Malagrine

Segundo a Toyota, tanto o Etios Hatch quanto o Sedan alcançaram a nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO. Veja os números:

 

DADOS* Hatch 1.3L Hatch 1.5L Sedã 1.5L
Etanol 8,5 km/l (urbano)9 km/l (rodoviário) 8,5 km/l (urbano)8,9 km/l (rodoviário) 8,4 km/l (urbano)9,3 km/l (rodoviário)
Gasolina 12,5 km/l (urbano)13 km/l (rodoviário) 12,4 km/l (urbano)13,4 km/l (rodoviário) 11,9 km/l (urbano)14 km/l (rodoviário)

*Medições realizadas pelo Instituto Mauá

 

Nenhuma novidade também com relação ao câmbio. Para todas as versões, só a opção do manual de cinco marchas. Transmissão automática? Só depois de 2016, quando as obras da fábrica de motores de Porto Feliz estiverem finalizadas.

Quem sabe, até lá, além do câmbio automático, a Toyota não lança um Etios com linhas mais modernas, como fez com o Corolla?! Quem viver, verá!

 

 

 

Galeria de Fotos

Compartilhe

Deixe o seu comentário