Data: 16/10/2014

Subaru apresenta os novos WRX e WRX STI

Por: Licináira Barroso

Avant-Premiere-Subaru-FOTO-MATERIA-01-E-SLIDERFiquei ba-ban-do! Realmente não encontrei outra maneira de expressar o que senti durante a avant première do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, promovida pela Subaru, no último dia 15 de outubro.

E nem pense em me censurar caso você também seja um entusiasta de motores possantes e alta velocidade. Porque até tu, Brutus, iria precisar de um babador bem grande.

Afinal, a montadora japonesa escolheu fazer a pré-estreia de duas referências mundiais entre sedans de alto desempenho: o novo WRX e sua versão ainda mais poderosa, a WRX STI.

O primeiro é impulsionado pelo novíssimo motor Boxer de 2,0 litros, turbo, que desenvolve 268 cv de potência máxima. Já a versão que traz o sobrenome STI traz um motor Boxer Turbo 2,5 litros de 305 cv. Ou seja, são 573 cv em apenas dois carros! Imagina a cavalaria que vai estar no estande da Subaru!

Avant-Premiere-Subaru-FOTO-MATERIA-03

SUBARU WRX

Além do motor Boxer de 268 cv de potência, o novo sedan também estreia duas opções de transmissões: automática esportiva de oito velocidades e manual de seis.

Em sua nova geração, o WRX está mais espaçoso, com o acréscimo de 25 mm na distância entre-eixos. Parece pouco, mas, na prática, resultou em um aumento de cinco centímetros no espaço para pernas dos passageiros do banco traseiro. Além disso, a capacidade do porta-malas passou de 320 para 340 litros.

O acabamento é primoroso, com materiais nobres e agradáveis ao tato. O volante com base plana traz controles de áudio e Bluetooth, e conta com ajustes de altura e profundidade. O painel com dois instrumentos traz uma tela central de cristal líquido com 3,5 polegadas que exibe dados variados, como nível do óleo e fluido do para-brisa.

O sistema de áudio é Harman/Kardon, afinado exclusivamente para este modelo e composto por nove alto-falantes, incluindo subwoofer, com 440 watts de potência e amplificador com processador DSP. O que gera uma dúvida cruel a quem dirige um carro desses: o que ouvir? O incrível som do áudio ou do ronco do motor?

Avant-Premiere-Subaru-FOTO-MATERIA-02

SUBARU WRX STI

O conceito de “Força pura sob controle” é incorporado pelo WRX STI em um nível ainda mais alto. Durante o período de seu desenvolvimento, a Subaru refinou ainda mais sua dirigibilidade, testando-o em várias condições de uso, inclusive em provas de altíssima velocidade no circuito de Nürburgring, na Alemanha, conhecido por seu árduo traçado, com mais de 170 curvas em subida e descida, de alta e de baixa, cegas e abertas.

Resultado: a Subaru elevou o desempenho da carroceria, chassi, suspensão e outras áreas do veículo até seus limites, e os integrou em uma mesma unidade. Isso aumentou o desempenho geral do carro, resultando no ápice da performance esportiva do sistema Subaru All-Wheel Drive (SAWD), disponibilizando alta potência nas pontas dos dedos do motorista.

Quanto ao design, não restam dúvidas de que a aparência deste sedan é, no mínimo, impactante. Destaque para douradas rodas de liga com 18 polegadas e o gigantesco aerofólio – marca registrada do modelo WRX STI, com importante função aerodinâmica por gerar uma elevada força vertical sobre o eixo traseiro quando o carro se desloca em alta velocidade.

Assim como o WRX, o WRX STI será importado exclusivamente pela CAOA, a partir do final do primeiro semestre de 2015. Agora, se eu fosse você, não esperaria tanto tempo. Compraria meu ingresso – se é que já não comprou – e iria ver de perto essas e outras maravilhas no Salão do Automóvel de São Paulo!

 

Galeria de Fotos

Compartilhe

Deixe o seu comentário