Data: 19/08/2014

Saveiro cabine dupla: Pronta para “pegar” a Strada!

Por: LICINÁIRA BARROSO, de São Paulo*

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Quem, sem sã consciência, poderia imaginar que uma cabine dupla faria tanto sucesso em uma picape compacta? Pois a Fiat imaginou, e hoje a Strada Cabine Dupla responde sozinha por nada mais nada menos do que 28% das vendas totais de picapes compactas no Brasil –19% são de cabine estendida e 53%, cabine simples.

No entanto, o reinado da Strada pode estar com seus dias contados. A Volkswagen, que de boba não tem nada, acaba de lançar no mercado a Saveiro Cabine Dupla. E, ao que tudo indica, ela fez seu dever de casa direitinho. A picape incorporou não apenas o banco traseiro como também inovações tecnológicas inéditas no segmento, como ABS off road, ESC, EDS, HHC, ASR, HBA, entre outros.

Mas antes de decifrar toda essa sopa de letrinhas, vamos falar do que realmente interessa: a capacidade de transportar mais pessoas! Com cinco apoios de cabeça e cinco cintos de segurança, a Saveiro Cabine Dupla acomoda, segundo a Volkswagen, “cinco adultos confortavelmente”. Bom, cá entre nós, no banco traseiro, esse conforto só é possível com pessoas que se amam muuuuuito.

Afinal, distribuir três ombros em pouco mais de 1,34 m de distância não é uma tarefa fácil. Fica bem apertado. Não há espaço para desavenças… É verdade que estamos falando de 7,9 cm a mais do que a Strada CD, porém, esta última oferece apenas dois cintos de segurança e dois apoios de cabeça no banco de trás — é mais realista, porém, em uma emergência, não dá para levar o quinto elemento…

E quanto a caçamba? Quem vence essa disputa? Bom, no quesito comprimento, a Saveiro CD ganha, com seus 1.106 mm de assoalho (cerca de 17% maior do que a Strada CD). Entretanto, a picape da Fiat vence quando o assunto é capacidade volumétrica, com 680 litros (contra 580 litros da Saveiro CD), graças à sua linha de cintura mais elevada.

VOLTANDO À SOPA DE LETRINHAS

Como citei no início desta matéria, a Saveiro incorporou uma série de inovações tecnológicas inéditas no segmento de picapes compactas, como o controle de estabilidade (ESC), assistência de partida em rampa (HHC), controle de tração (ASR), assistência à frenagem (BAS), entre muitos outros. Uma verdadeira sopa de letrinhas. Veja o quadro:

DECIFRANDO A SOPA DE LETRINHAS

 

 ASR É um controle de tração que auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.
 ESC Trata-se do Controle Eletrônico de Estabilidade. Esse sistemareconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
 ABS off-road A função off-road reforça os freios em estradas não pavimentadas. Para ativá-la, basta clicar o botão off-road no painel, para que o software que controla o ABS e o ESC provoque um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha” com o material do piso à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.
  BAS ou HBA Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist Systemou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito entre as picapes compactas cabine dupla. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.
 EDS É o bloqueio eletrônico do diferencial. Funciona assim: emtrilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o EDS aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Ao contrário do Locker da Fiat Strada, o EDS da Saveiro funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema da Volkswagen atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.      
 HHC Significa Hill Hold Control ou controle de assistência de partida em rampa. Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

 

Outra exclusividade da Saveiro são os freios a disco nas quatro rodas (nas picapes compactas concorrentes, os freios traseiros são a tambor). Para quem não sabe, os freios a disco têm melhor comportamento térmico (maior resistência ao fading, ou seja, perda de eficiência causada por aquecimento) do que os freios a tambor. Além de mais eficientes, eles conferem mais conforto ao motorista uma vez que eles demandam 60% menos força para realizar a mesma desaceleração.

Os freios da Saveiro CD ainda contam com função ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (sinal de frenagem de emergência) — nossa essa sopa de letrinhas não acaba! E olha que é tudo item de série desde a versão de entrada! Por falar nisso, vamos ver como ficou a gama da Saveiro a partir de agora, com a configuração de cabine dupla:

TABELA GAMA NOVA SAVEIRO 2015

Mas o que você realmente quer saber é preço, acertei? Pois aqui estão eles:

VERSÃO PREÇO ITENS DE SÉRIE
  CD TRENDLINE 1.6 DE 104 CV  R$ 47.490,00 Direção hidráulica, freios a disco nas 4 rodas, ABS com EBD, duplo airbag, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, banco do motorista com regulagem de altura, travas e vidros elétricos, antena brake-light e grade traseira
  CD HIGHLINE 1.6 DE 104 CV  R$ 52.720,00 Todos da Trendline mais ar condicionado, rádio e volante multifuncional, faróis de neblina, trio elétrico com controle remoto, park pilot (sensores de estacionamento traseiro) com OPS (optical parking sustem) e rodas de aço de 15 polegadas com calota
  CD CROSS 1.6 MSI DE 120 CV   R$ 59.990,00 Todos da Highline mais volante multifuncional em couro com regulagem de altura e profundidade; EDS, ESC, ABS off-road, HHC, ASR, BAS; sensor de estacionamento traseiro; rodas de liga leve aro 15 com pneus 205/60 A/T, rack de teto exclusivo e capota marítima; ganchos deslizantes para amarração de carga.

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Nosso primeiro contato com a Saveiro Cabine Dupla foi em um test drive organizado pela Volkswagen, de São Paulo até Americana, em um percurso de pouco mais de 120 quilômetros. O modelo testado era da versão top de linha Cross, a única que conta com a nova motorização 1.6 MSI, da família EA211.

Com quatro válvulas por cilindro, coletor de escape integrado ao cabeçote, bloco e cabeçote em alumínio, comando variável de válvulas, duplo circuito de arrefecimento e duplo comando de válvulas integrado à tampa, esse novo motor desenvolve 120 cv de potência quando abastecido com etanol e 110 cv com gasolina.

Além da cavalaria extra (a outra motorização que equipa as versões Trendline e Highline rende 104 e 101 cv, respectivamente, com etanol e gasolina), o novo motor conta com o sistema de partida a frio aquecida, que dispensa o antiquado tanquinho auxiliar de combustível — aliás, já está mais do que na hora de as montadoras aposentarem de vez esse tal tanquinho, afinal, o único que realmente presta é aquele da barriguinha…

Por falar em malhação, foi preciso um pouco de ginástica para me acomodar no banco traseiro da nossa Saveiro de teste. Isso porque o banco dianteiro não possui um sistema de o faz deslizar para frente, como o Easy Entry da Strada. Na picape cabine dupla da Fiat, basta puxar uma pequena alavanca para o encosto abaixar e o banco mover-se suavemente para frente. Pois é, nessa a Volkswagen dormiu no ponto.

Apesar do espaço limitado (cabem na verdade, dois adultos e uma criança), o banco traseiro trata bem seus ocupantes, com porta-garrafas e até uma tomada de 12V (perfeito para carregar um celular ou tablet). Outra exclusividade da Saveiro são as janelas laterais traseiras basculantes, muito úteis para pessoas como eu, que sofrem de claustrofobia.

ACELERANDO

Depois de alguns quilômetros, chegou a minha vez de sair do confinamento do banco traseiro para assumir a direção. Encontrar a melhor posição para guiar foi fácil com os ajustes de altura e profundidade da coluna de direção e, claro, do banco do motorista. O volante, revestido em couro e com todos os comandos do rádio e Bluetooth, provou ter boa pega. E o câmbio manual, como já era esperado, esbanjou precisão e maciez. Uma delícia!

Mas o que realmente me impressionou na Saveiro Cabine Dupla Cross foi o novo motor. Tive uma dificuldade enorme em conter meu pé direito e respeitar a velocidade limitada na Rodovia dos Bandeirantes. Não cheguei a dirigir a Saveiro Cabine Dupla das outras versões, com motor de 8V, mas acredito que feio ela também não deve fazer.

CAMPO DE PROVAS

Chegando em Americana, era hora de testar toda aquela sopa de letrinhas da Saveiro, no Campo de Provas da Goodyear. Primeira atividade: Teste do bloqueio eletrônico do diferencial (EDS). Para coloca-lo a prova, fomos para uma pista de muita terra com duas picapes: uma com o sistema e outra sem. O objetivo era parar em cima de uma tábua de madeira com muita lama e água em um aclive e arrancar. A picape sem o sistema patinou e nem com reza brava conseguiu chegar ao topo do morro. Já a Saveiro Cross, equipada com o EDS venceu o obstáculos sem titubear, como se estivesse em um piso seco.

Em seguida, foi a vez do teste do ABS off road. Ativei o botão no painel, acelerei e, assim que passei pelo marcador, pisei com vontade no freio de uma só vez. Apesar do piso de cascalho, a frenagem funcionou como o previsto. Só a fotógrafa, que quis registrar aquele momento, não previu a nuvem de terra que se levantou após a frenagem… A blusa dela era branca… ficou meio bege, sabe…

Depois de sacudir a poeira, era hora de voltar para o asfalto e colocar o ASR e o ESC em prova. Com a pista central do Campo de Provas completamente molhada acelerei a Saveiro na tentativa de seguir o caminho traçado por cones. Com o sistema ASR ligado a picape sequer patinou, apesar de toda aquela água. Primeira curva à frente, girei o volante e acelerei mais ainda! Pensei: vou fazer strike com os cones! Que nada! O ESC entrou em ação, reduziu o torque do motor e me permitiu manter na trajetória correta da curva. Nossa, nem eu sabia que era tão boa assim ao volante! Rsrsrs

Fim do test drive da Saveiro, era hora de conhecer o novo Fox! Mas isso já é uma outra matéria (que você confere aqui:www.autopista.com.br/vw-lanca-o-novo-fox-ou-seria-um-mini-golf )

*A jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil.

Galeria de Fotos

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