Data: 20/02/2013

Fox BlueMotion: vale a pena comprar um?

Por: AMINTAS VIDAL E LICINÁIRA BARROSO Fotos: EDUARDO LOZZI

Os modelos BlueMotion da Volkswagen são carros que receberam uma série de modificações para queimarem menos combustível, entre elas pneus verdes, grades frontais redesenhadas e um dispositivo que avisa ao motorista a melhor hora para mudar de marcha. Mas será que tudo isso, na prática, funciona?

Para responder a esta pergunta, o AUTOPISTA fez uma avaliação de longa duração e distância no Fox BlueMotion 1.6 de duas portas, equipado apenas com direção hidráulica (de série), freios ABS e airbagduplo – ou seja o mínimo necessário para garantir segurança sem aumentar muito o peso original do carro.

Como narraremos a seguir, o resultado em economia de combustível foi relevante, entretanto, se você está pensando em comprar um Fox BlueMotion, a nossa recomendação é: pague um pouco mais e leve o modelo com 4 portas e ar-condicionado. Afinal, além de oferecer mais conforto, o carro será valorizado na hora da revenda.

Nessa versão BlueMotion do Fox, as grades frontais e as calotas foram redesenhadas para melhorar o coeficiente de penetração aerodinâmica. O eficiente motor 1.6 8V (EA111) recebeu novo mapeamento eletrônico para adequá-lo às relações de marchas, que foram alongadas.

Além disso, os pneus 195/55 R15 foram substituídos por pneus 175/70 R14 de baixa resistência ao rolamento (redução na ordem de 23%). Conhecidos como “pneus verdes”, eles contém maior quantidade de sílica em sua composição e são calibrados com 36/34 PSI (dianteiro/traseiro) de pressão de enchimento contra os usuais 29/28 PSI. Para garantir conforto e estabilidade com essa maior pressão nos pneus, os amortecedores também foram recalibrados.

A versão BlueMotion ainda vem de série com um “econômetro digital” junto ao computador de bordo que informa graficamente através de barras e números o consumo instantâneo. Também neste conjunto, setas e números indicam se o condutor está usando a marcha ideal ou se precisa reduzi-la ou aumentá-la para diminuir o consumo.

No mais, ele oferece os mesmos itens de série e opcionais do Fox 1.6 (que só é oferecido na versão 4 portas e tem preço sugerido de R$ 36.670,00). A versão BlueMotion 1.6 parte dos R$ 36.340,00 e chega aos R$ 46.063,00 com todos os opcionais.

IMPRESSÕES AO DIRIGIR

Apesar da altura, o Fox BlueMotion é muito estável mesmo com pneus mais estreitos que os das demais versões. Além de ajudarem no consumo, sua menor resistência à rolagem e menor área de contato com o solo, tornaram essa versão mais silenciosa que as outras com o mesmo motor 1.6.

As suspensões dianteira e traseira trabalham de forma silenciosa e garantem mais conforto que na maioria dos carros compactos com carroceria alta que tendem a “pular” em pisos ondulados. Já em piso esburacado as pancadas são transferidas para o interior e alguns ruídos surgem nos painéis e portas.

O motor 1.6 que entrega 101/104 cv aos 5.250 rpm e 15,4/15,6 kgfm aos 2.500 rpm, com gasolina e etanol, respectivamente, completa a qualidade dinâmica do Fox BlueMotion. Como seu torque máximo já se apresenta em baixos 2.500 rpm, é possível arrancar e retomar sem problemas – apesar de esta versão ter as relações mais alongadas entre as marchas que as demais versões. Em quinta marcha é possível rodar a 80 km/h aos 1.900 rpm, a 100 km/h aos 2.200 rpm e a 110 km/h aos 2.350 rpm.

MÉDIAS DE CONSUMO (POR AMINTAS VIDAL)

Meu pai me ensinou que o “motorista econômico” é aquele que freia pouco, isto é, não importa o quanto você acelere, se frear, estará jogando gasolina fora. Neste teste eu levei este ensinamento ao extremo e obtive resultados expressivos com 100% de gasolina: apenas nos trechos de estrada, registrei 20,6 km/l entre o bairro de Venda Nova, em BH, e o aeroporto de Confins (distância aproximada de 30 quilômetros).

Na volta, que é em decida, com mais duas pessoas e duas malas, fiz a melhor marca de todas, 23,0 km/l. Entre BH e Esmeraldas (aproximadamente 60 quilômetros), também só em estrada, registrei 21,8 km/l com três pessoas e bagagem leve.

O teste mais longo e relevante foi uma viagem a São João del-Rei: entre ida e volta e circulação entre algumas cidades da região, somando um total de 520 km percorridos, o computador de bordo registrou 19,6 k/l.

No circuito urbano, na acidentada e congestionada capital mineira, as marcas foram menos expressivas: 10,5 km/l.

Com 100% de etanol as marcas foram igualmente animadoras nas estradas: 17,5 km/l nos melhores trechos e 15,5 km/l nas viagens mais longas.

Ao registrar 7 km/l com etanol na cidade, o Fox BlueMotion foi menos surpreendente. Vale lembrar, e mesmo como dica para qualquer motorista, que em todos os trechos em declive eu usei freio-motor e quase não freei durante os percursos.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que esse recurso força o motor ou mesmo gasta combustível, é o contrário. Ao detectar que o deslocamento do carro está fazendo o motor girar mais rápido que seu funcionamento naquele momento, o sistema que controla a injeção corta o fornecimento de combustível. Se a marcha reduzida for compatível com a velocidade do carro, este procedimento só gera economia de combustível e do sistema de freio.

Por fim, dirigindo de forma bem agressiva, acelerando e freando mais que o necessário, registrei marcas de 5 km/l e 8 km/l, cidade e estrada respectivamente e com gasolina, provando que tudo depende do motorista também.

CONCLUSÃO

Apesar de não ser um carro barato, o Fox registrou 146.902 emplacamentos em 2012 contando todas as suas versões, segundo os dados divulgados pela Fenabrave.

Parte deste sucesso se deve ao seu atraente design que em 2009 adotou a atual identidade visual da Volkswagen e o fato de ele ser um carro compacto com muito espaço interno para os passageiros – apesar de o porta-malas comportar apenas 260 litros.

A outra parte é menos visível, mas igualmente importante: a plataforma do Fox é a mesma do Polo, um carro de categoria superior, e é ela que garante ao irmão menor uma dinâmica acima da média dos seus concorrentes diretos.

A versão BlueMotion 1.6 custa praticamente o mesmo preço da 1.6 de entrada, porém, é preciso pagar R$ 1.510,00 a mais para levar o modelo econômico com as 4 portas. Outra aquisição que recomendamos é o ar-condicionado, porém, ele só é comercializado em um pacote (juntamente com trio elétrico, chave canivete e outros equipamentos), que tem preço sugerido de R$ 4.135,00!!! Já no Fox 1.6 de entrada, o climatizador é vendido separadamente por R$ 2.750,00.

Pois é, Fox 1.6 ou Fox 1.6 BlueMotion? Qual é a melhor compra? Bom, se você dirige de forma agressiva, acelerando e pisando no freio a todo o momento, é melhor investir seu dinheiro em um Fox 1.6 com ar-condicionado. Vai pagar menos no carro, para compensar o que vai gastar de combustível depois. Agora se você dirige economicamente, aí sim, mesmo que o investimento seja maior, o retorno é garantido. Além disso, você vai estar “fazendo a sua parte na preservação do planeta”!

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