Data: 23/07/2010

Audi A5 Coupé

Por: Licináira Barroso Fotos: Eduardo Lozzi

“Este é, sem dúvida, o carro mais bonito que já desenhei”, afirmou, em meio a aplausos, o designer italiano Walter de Silva (hoje na Volkswagen), se referindo à sua obra-prima, o Audi A5 Coupé, que acabava de ser eleito o vencedor do Design Award 2010, premiação que é considerada o Oscar do design automotivo.

Observando as fotos que ilustram esta matéria, você também há de concordar com o renomado designer. O A5 Coupé é realmente uma bella macchina. Suas linhas arrojadas e, ao mesmo tempo, instigantes atraem olhares curiosos e admirados. É fácil arrancar suspiros de outros motoristas e pedestres ao parar em um sinal, por exemplo.

Mas, melhor do que “desfilar” com este Audi pelas ruas de Belo Horizonte (afinal, passar dos 60 km/h na cidade está cada vez mais difícil por conta do trânsito e dos radares), é acelerar o A5 nas estradas e desfrutar de toda a cavalaria e força do propulsor V6 3.2 litros e 24 válvulas. São nada menos do que 269 cv de potência e 30,7 kgfm de torque disponível desde os 3 mil giros até 5 mil rotações.

MOMENTO DE EXALTAÇÃO

O câmbio Tiptronic de seis velocidades trabalha em sintonia fina com o motor. Tanto no modo automático (D) quanto no esportivo (S), as mudanças de marcha são quase imperceptíveis. Mas, se você, assim como eu, é daqueles motoristas que gostam de “assumir as rédeas” do carro, basta fazer as trocas de marcha através dos shift paddles(borboletas localizadas atrás do volante) — uma delícia!

Equipado com tração integral permanente Quattro, o A5 Coupé impressiona por seu excelente controle direcional. Mesmo nas curvas mais fechadas e em alta velocidade, ele cola no chão igual chiclete.

Mas é na reta que este Audi conduz meros mortais, como eu e você, ao Nirvana automotivo, afinal, acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 6,5 segundos e passar dos 220 km/h é, como diria meu amigo e nobre colega José Rezende Mahar, “o caos e a glória num só momento de exaltação!”

TECNOLOGIA E REQUINTE A BORDO

Com preço a partir de R$ 259.500,00 e podendo chegar a R$ 281.550,00, o Audi A5 Coupé oferece uma extensa lista de itens de série, que inclui: teto solar elétrico, bancos elétricos (sendo o do motorista com função de memória), acabamento em couro, ar condicionado dual zone, computador de bordo, sistema de som com disqueteira para seis CDs, MP3, Bluetooth e entrada para cartão de memória SD, rodas de liga leve 19″, entre outros.

No quesito segurança, o A5 também sai de fábrica bem completo. Entre os equipamentos de série estão: seis airbags, freios com ABS, EBD e assistente de emergência, faróis de xenônio autodirecionais, espelhos eletrocrômicos e sensores de obstáculos dianteiros e traseiros com grafismos.

Os opcionais são som Bang & Olufsen (R$ 4.540,00), Audi Side Assist (R$ 3.910,00) e o Audi Drive Select (R$ 13.600,00). O som dispensa comentários, afinal, é um dos melhores (se não for o melhor) do mundo. Já o Audi Side Assist é um sistema de auxílio a ultrapassagens com aviso sonoro de aproximação dos veículos. E o Audi Drive Select é um que sistema que adapta a direção, a suspensão e as respostas do motor ao tipo de condução.

CONFORTO PARA POUCOS

Medindo 4,62 metros de comprimento, por 1,85 m de largura e — apenas! — 1,37 m de altura, o A5 Coupé oferece um bom espaço interno, principalmente por conta da boa distância entre-eixos de 2,75 m.

No entanto, como acontece em todo coupé, o A5 não facilita em nada a vida de quem viaja no banco traseiro. O acesso até que não é dos piores, uma vez que os bancos da frente têm um dispositivo elétrico que faz com que eles deslizem no trilho, sem perder a regulagem.

Mas o conforto, definitivamente, não é o mesmo oferecido aos ocupantes da parte dianteira da cabine, principalmente quando os bancos da frente são ajustados para pessoas mais altas. Além disso, se o passageiro do banco traseiro tiver mais de 1,75 m, certamente, vai bater com o “cocuruto” no teto.

Já para os ocupantes do banco da frente, o A5 Coupé só falta estender o tapete vermelho. Os bancos, de tão envolventes, dão a impressão de que estão lhe abraçando. Em trechos sinuosos, você sente que está bem “preso” ao assento, que conta com regulagem elétrica de altura, profundidade e lombar.

MONTAGEM PERFEITA

Com revestimento em couro-Alcantara (um dos melhores, quiçá o melhor), o interior do A5 Coupé prima não só pelo conforto, como também pela sofisticação. O acabamento é perfeito e muito agradável ao toque.

A ergonomia também é merecedora de aplausos. O volante multifuncional e o console deixam tudo à mão. A cor preta é predominante no envolvente cockpit, que ainda conta com uma tela LCD que permite gerenciar as funções do som, ar condicionado e sensores de estacionamento — este último, através de orientações gráficas.

 

FICHA TÉCNICA

Motor 3.2L FSI 24V
Potência 269 cv
Torque 33,7 kgfm
Câmbio Tiptronic de 6 velocidades
Velocidade Máxima 250 km/h (limitada eletronicamente)
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,1 segundos
Dimensões :  Comprimento                      Entreeixos                         

                      Largura

                      Altura

 

4,62 metros2,75 metros

1,85 metro

1,37 metro

Capacidade do porta-malas 455 litros
Preço R$ 259.500,00

Galeria de Fotos

Compartilhe

Deixe o seu comentário