Data: 01/07/2013

Aceleramos o R8 V10 Plus, o Audio de R$ 800 mil que faz de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos!

Por: LICINÁIRA BARROSO, de Interlagos (SP)*

Equipado com motor 5.2 litros TFSI de 10 cilindros em V, que desenvolve 550 cv de potência máxima e tem torque de 540 Nm, o novo superesportivo não é apenas um dos mais rápidos automóveis de passeio disponíveis no mercado, como também um dos mais velozes: chega a atingir 317 km/h!

Posiciono o mais novo lançamento da Audi, o R8 V10 Plus entre dois cones e aguardo a autorização do instrutor. “Vai!”, ele dispara e meu pé imediatamente afunda no pedal do acelerador. Nesse mesmo instante minhas costas colam no banco, como se alguém no inexistente banco traseiro tivesse me puxado!

O ponteiro chega aos 100 km/h e o cronômetro do instrutor marca 4,52 segundos! Em condições ideais de umidade relativa do ar, velocidade do vento, altitude, etc. (o que não foi meu caso), o superesportivo levaria apenas 3,5 segundos — ou seja, um piscar de olhos!

Toda essa performance se deve ao poderoso propulsor V10 5.2 TFSI (de 550 cv a 8.000 rpm de potência máxima e 540 Nm de torque máximo a 6.500 giros) em combinação com a nova transmissão S tronic de 7 velocidades e dupla embreagem, que possui função de controle de saída que oferece ótima tração no arranque.

A força do motor é entregue através do sistema de tração integral permanente Quattro, cujo coração do sistema é um acoplamento viscoso montado no eixo dianteiro. Um diferencial mecânico que limita o deslizamento no eixo traseiro melhora a atração.

NAS PISTAS

Outro responsável pela melhoria na dinâmica do novo R8 foi o uso da tecnologia de construção ultra-leve Audi Space Frame, que entrega maior resistência e menor peso. Com ela, a carroceria do modelo pesa apenas 210 kg, sendo o peso total do carro de 1.595 kg.

O motor central montado baixo deu ao veículo um centro de gravidade perfeito. Além disso, a suspensão esportiva (de série) oferece estabilidade sem comprometer o conforto — o que pudemos comprovar durante o teste em Interlagos.

Mesmo com suas dimensões generosas (4.440 mm de comprimento, por 1.904 mm de largura) e altura baixa (1.252 mm), o R8 esbanja estabilidade e precisão — tanto que não derrubei nenhum cone no slalom!

ESPORTE FINO

O design do R8 também passou por melhorias. São novos: os faróis em LED (com sistema de iluminação de curvas ao girar o volante), a grade hexagonal Singleframe e as grandes saídas de escape redondas. Além disso, o modelo recebeu iluminação no compartimento do motor e acabamento em fibra de carbono nas soleiras das portas e capa do retrovisor.

As belas rodas em liga leve aro 19, com desenho de cinco raios duplos e com pneus 8,5Jx19 235/35 na dianteira e 11Jx19 305/30 na traseira chamam a atenção. Impossível também não notar o sistema de frenagem: a disco com design de onda na traseira, e de cerâmica na dianteira. E como são eficientes! Na pista, a 100 km/h, o R8 respondeu de imediato à minha investida no pedal do freio, parando poucos metros depois.

CONCLUSÃO

O Audi R8 V10 Plus é um superesportivo para quem gosta de velocidade, sem abrir mão do conforto e da segurança. A boa notícia é que as primeiras unidades estão a caminho, com previsão de desembarcar no Brasil até o final deste mês. E se você tem uma fortuna compatível com a do Tony Stark (personagem milionário de Iron Man), aqui vai outra ótima notícia: o preço estimado está em torno de R$ 800 mil! Uma pechincha!

* A jornalista viajou a convite da Audi do Brasil

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